PROJETO

Desde 2010, o Núcleo de Memória e Identidade da Maré vem trabalhando intensamente na construção das memórias das 16 comunidades que formam a Maré e seus reflexos no presente, envolvendo moradores e pesquisadores. Trata-se de um trabalho em grande parte baseado em registros orais de personagens emblemáticos da região, pessoas que foram vitais e fizeram a diferença nas comunidades em que escolheram viver há décadas.

Os depoimentos são colhidos nas casas dos moradores, enriquecendo ainda mais cada história. Assim, entende-se de forma mais aprofundada a memória de grupos marginalizados pela sociedade e pela própria História. Há ainda uma pesquisa contínua em acervos públicos e privados, levantando o passado da Maré, ressaltando sua relação com a cidade. Um projeto de longo prazo, que já gerou dois livros sobre as formações de Nova Holanda, Morro do Timbau e Parque Maré, frutos da coleção "Tecendo Redes de Histórias da Maré".

Equipe

Direção/Coordenação: Edson Diniz

Pesquisadores: Karla Rodrigues e Angélica Ferrarez, Tereza Onã, Thaís de Jesus.

 

Parceiro apoiador

Itaú Cultural Rumos 

 

Parceiros institucionais

Anistia Internacional 

IPEAFRO

Projeto Afrobetizar 

 

Parceiros locais 

Luta pela Paz

Observatório de Favelas

Galpão Bela Maré 

 

 

 

 

 

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2018
Em 2018, o Núcleo reforçou a área de publicações com um guia para as aulas de campo do Curso Pré-Vestibular da Redes da Maré e com a publicação de um livro infantil com histórias da Maré, além de retomar o Projeto Tecendo REDES de Histórias.
2017
O Núcleo ampliou suas ações, abrindo um debate sobre questões ligadas à cultura negra e ao racismo, tão caras aos moradores da Maré. O projeto Heranças Africanas se tornou uma ação permanente, com diferentes eventos, atividades e oficinas em 2016 e 2017, sobre a presença negra nas diferentes comunidades da região, incluindo a realização de um documentário pela ECOM sobre avós negras, As griots da Maré.

Memórias do Numim

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!