voltar
Redes da Maré realiza imersão com organizações do programa Missão em Foco, do Itaú Social

Julia Bruce

Entre os dias 2 e 7 de outubro, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, do Ceará, (CEDECA) e o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), de São Paulo, visitaram a Redes da Maré e tiveram a oportunidade de fazer uma imersão no território.

A conexão foi promovida pelo Missão em Foco, um programa de desenvolvimento institucional do Itaú Social que fomenta organizações sociais de todo o país desde 2018, e já está na terceira turma. A Redes da Maré integra a primeira turma do projeto e já está em seu quinto ano de programa. Uma das atividades do programa é um intercâmbio entre as organizações, com a realização de visitas para a troca de experiências.

Foram cinco dias de imersão com os representantes das organizações que puderam conhecer o território e os equipamentos e eixos de trabalho da Redes. As equipes também assistiram apresentações das turmas da Escola Livre de Dança da Maré - balé infantil, Mulheres ao Vento, Danças Urbanas para Iniciante, Danças Urbanas Intermediário, Consciência Corporal e Núcleo 2 de Formação Intensiva em Dança - e os espetáculos da Lia Rodrigues Cia de Danças, no Centro de Artes da Maré, “Fúria” e “Encantado”, que ficaram em cartazes até o último domingo (16/10).

Do CEDECA Ceará, a assessora comunitária Cianna Braga e a psicóloga Ana Cristina Lima participaram e partilharam sobre as experiências. “No Ceará costumamos falar que ‘rede’ é um lugar acolhedor, no qual podemos nos balançar e contar muitas histórias. Não muito diferente, ao caminhar na Maré. Falamos, várias vezes, durante o período que estivemos imersas que a Maré é um país, pois fomos imbuídas pela energia e potencialidade de um povo que carrega e fala da história da comunidade com brilho nos olhos, com amor e orgulho de ser mareense”, conta Cianna.

 

Essa troca de aprendizados mais a oportunidade das outras organizações também apresentarem seus trabalhos e gerar insights para a Redes da Maré também foi reforçada pelo Gabriel Razo, Gestor da Comunicação do IBEAC: “além da representação do núcleo gestor do IBEAC, os educadores sociais dos projetos desenvolvidos em Parelheiros também participaram do intercâmbio. Vivenciar as experiências de enraizamento comunitário, desenvolvimento local, gestão, entre outros temas, qualifica nosso trabalho e nossa missão. As ações da Redes da Maré, seu trabalho com mulheres e juventudes é uma referência para nós. Nosso time saiu inspirado com a abundância cultural e engajamento comunitário do território”.

 

O programa Missão em Foco, do Itaú Social, apoia institucionalmente organizações da sociedade civil (OSC) do Brasil, disponibilizando recursos, formações e instrumentos de monitoramento e avaliação, contribuindo para a sustentabilidade e fortalecimento de cada OSC. "Através dessa iniciativa, a Redes da Maré conseguiu aprimorar alguns setores como o captação de recursos, monitoramento e avaliação, comunicação institucional, além de fomentar debates, como o de sucessão de lideranças", explica Gisele Ribeiro, da área de Captação de Recursos e Relacionamento Institucional da organização.

 

Fotos: Sara Regina

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!