Essas são algumas das linhas de atuação que perpassam o trabalho e as ações do eixo Arte, Cultura, Memórias e Identidades, que conta com diversos projetos e quatro equipamentos permanentes de trabalho, experimentação e criação: o Centro de Artes da Maré (CAM) - em parceria com a Lia Rodrigues Cia de Danças -, a Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto, a Casa Preta da Maré e a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna - da qual a Redes da Maré é cogestora desde 2009. Além dos espaços, o eixo atua por meio de projetos, como o Núcleo de Memórias e Identidades dos Moradores da Maré (NUMIM), a Escola Livre de Dança da Maré (ELDM) e o Mão na Lata.

O Centro de Artes da Maré é também sede da Lia Rodrigues Companhia de Danças (LRCD). Fundada em 1990, no Rio de Janeiro, pela coreógrafa Lia Rodrigues, como parte de sua trajetória de artista da dança iniciada na década de 70, que conquistou reconhecimento nacional e internacional, contribuindo para a construção de uma linguagem contemporânea para a dança. Desde 2004, convidada pela dramaturgista e professora Silvia Soter, desenvolve ações artísticas e educacionais na Maré, em parceria com a Redes da Maré. Desse encontro, nasceram a Escola Livre de Dança da Maré e o Centro de Artes da Maré.

Em todos os equipamentos do eixo Arte, Cultura, Memórias e Identidades acontecem diariamente aulas e oficinas de dança, teatro, literatura, fotografia, pintura, música, além de apresentações artísticas, como shows, mostras (como a Mostra Maré de Música), exposições, oficinas, apresentações, congressos e campanhas para todos os públicos. Os projetos e ações acontecem em parceria com artistas e coletivos da Maré, favorecendo trocas e intercâmbios com grupos e indivíduos de outras partes da cidade e incentivando o livre acesso à expressão e produção cultural em formas diversificadas.


EQUIPAMENTOS

CAMPANHAS E PROJETOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!