As ações, pesquisas e reflexões desenvolvidas pela Redes da Maré ao longo de seu percurso, marcado pela atuação de seus integrantes em organizações locais e em outros espaços da cidade, nos diferentes campos das políticas sociais, pautam-se pelo interesse comum de trabalhar, de forma integrada e abrangente, com temáticas relativas à cidade do Rio de Janeiro e, mais especificamente, aos seus espaços populares.

Com essa estratégia de atuação, a instituição busca desenvolver projetos dentro de cinco eixos:

 Arte e Cultura, Desenvolvimento Territorial, Direito à Segurança Pública e acesso à Justiça, Educação, Identidades e Memória.

Nossos objetivos

1. Elaborar ações estruturantes que, em médio e longo prazo, se traduzam na garantia de direitos básicos para população da Maré, através de 5 eixos de atuação: Desenvolvimento Territorial, Educação, Direito à Segurança pública e Acesso à Justiça, Arte e Cultura e Identidades, Memórias;

2. Realizar um estudo de viabilidade da criação de um fundo comunitário para a sustentabilidade da organização;

3. Fomentar a criação de novos imaginários e narrativas que, ao romper com estereótipos, buscam a efetividade do direito à cidade para toda população da Maré;

4. Ter como prioridade elaborar ações nos campos étnicos, raciais, gênero e de orientação sexual, a fim de diminuir o preconceito e o racismo;

5. Aumentar o aproveitamento educacional e o tempo escolar dos moradores da Maré;

6. Ampliar o acesso à formação qualificada, à geração de renda e o acesso à direitos da mulher;

7. Possibilitar a democratização e ampliar o acesso à arte aos moradores da Maré e de seu entorno;

8. Compreender o cotidiano dos moradores da Maré através de pesquisas e levantamentos;

9. Buscar uma articulação territorial maior, mobilizar figuras-chaves e instituições locais;

10. Atuar para maior incidência nas políticas públicas a parir de Campanhas e advocacy;

11. Mobilizar os moradores das 16 favelas da Maré para construção de alternativas que garantam, em médio e longo prazo, o acesso à justiça e a efetivação de direitos básicos para o conjunto da população ali residente.

Nossa Missão

Promover a consolidação de uma ampla rede de parceiras para garantir o desenvolvimento sustentável no maior conjunto de favelas no Rio de Janeiro, a Maré, a partir da articulação de pessoas e instituições comunitárias, da sociedade civil, de universidades, de órgãos públicos e da iniciativa privada.

Nossa Visão

Ter o reconhecimento dos moradores da Maré, de instituições da sociedade civil, de órgãos do poder público, como uma instituição que trabalha tecendo parcerias que buscam promover o desenvolvimento sustentável da região, a partir do protagonismo dos moradores e experiências relevantes para a cidade.

Nossos Valores

1. Defesa dos direitos básicos dos moradores da Maré;
2. Reconhecimento das potencialidades socioculturais e econômicas no espaço da Maré;
3. Defesa da igualdade étnico-racial e de gênero;
4. Ação contra todas as formas de violência e discriminação;
5. Compromisso com a democracia e a cidadania.