voltar
Semana Tereza de Benguela | De 25/07 a 30/07

Julia Bruce

Mulheres negras são lideranças em muitos territórios periféricos e de favelas, e suas histórias e lutas são um aprendizado constante. É por isso que o eixo Arte, Cultura, Memórias e Identidades, da Redes da Maré, realiza a Semana Tereza de Benguela, que tem como propósito disseminar a data do dia 25 de julho, conhecido como Dia de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e debater os temas envolvidos. 

A programação gratuita contará com atividades de mobilização, rodas de conversa, cine-debate, escrita, contação de histórias e muito mais para todos os mareenses até o dia 30/07. 

Tereza de Benguela era a líder do Quilombo do Piolho, conhecido como Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso, durante o século XVIII. Após a morte de seu marido, José Piolho, que chefiava o local, Tereza passou a comandar toda a estrutura administrativa, econômica e política por 20 anos. Não há um registro oficial de como ela morreu, somente versões. Em homenagem a ela, em junho de 2014, foi instituída a Lei n° 12.987/2014, que comemora o Dia Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, no dia 25 de julho.

 A Semana Tereza de Benguela é um desdobramento do Seminário Tereza de Benguela, realizado anualmente pelo Núcleo de Memórias e Identidades dos Moradores da Maré (NUMIM).

 

Veja abaixo a programação completa:

 25/07

10h às 16h - Mobilização de rua com carro de som

Locais: Praça da Nova Holanda, Parque União (Galeto Dourado), Piscinão de Ramos, Nova Maré e Vila do João

  

26/07

18h às 20h - Roda de conversa “Luta das mulheres LBTs na Maré” e Oficina de Fanzine, com a equipe da Casa Preta da Maré

Convidadas:

Ludmylla Braga: mulher trans preta favelada mareense. Participou do curta "Noite das Estrelas" e também do curta "Meu universo corpa" que ainda será lançado, produção que fala sobre corpos negros LGBTQIA+. Atualmente é mobilizadora da Casa Preta da Maré.

Virginia Beatriz: cria do complexo de favelas da Maré, bacharel em história pela UERJ, mestranda em história das ciências e da saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e educadora popular.

Local: Casa das Mulheres da Maré (Rua da Paz, 42 - Parque União)

 

27/07

10h às 12h - Cine-debate Tereza de Benguela, com a exibição dos curtas: “Casca de Baobá”, de Mariana Luiza, e “Rainha”, de Sabrina Fidalgo

Convidados: 

Coletivo Tereza de Benguela, uma rede de integração, acolhimento e local de mobilização política e ocupação dos espaços públicos. 

Andreza Jorge: cria da Maré, artista e ativista com foco nos temas que interseccionam gênero e raça. É doutoranda em Estudo de Artes da Cena da UFRJ. Mestre em relações Ético Raciais pelo CEFET/RJ, licenciada em Dança pela UFRJ e co-fundadora do Mulheres ao Vento.

Local: Lona Cultural Municipal Herbert Vianna (Rua Ivanildo Alves s/nº – Nova Maré)

 

16h às 19h - Escrita Criativa - Cordel + Jogral

Local: Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto (Rua Sargento Silva Nunes, 1014 – Nova Holanda)

 

28/07

13h às 15h - Contação de História: Alafiá, a guerreira quilombola / Roda de conversa sobre mulher negra e quilombo, com Camila Zarite

Local: Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Cleia Santos de Oliveira (Rua Sargento Silva Nunes, 1008 - Nova Holanda)

14h às 15h30 - Contação de História - Rainha Tetê: um conto infantil sobre Tereza de Benguela e Oficina de Colagem

Local: Lona Cultural Municipal Herbert Vianna (Rua Ivanildo Alves s/nº – Nova Maré)

 

29/07

18h às 20h - Kid-Debate com a equipe do Centro de Artes da Maré e exibição do filme "Encanto" da Disney (18h às 20h - capacidade para 50 crianças de 08 a 12 anos)

Local: Galpão do Espaço Normal (Rua 17 de fevereiro, 237 - Parque Maré)

 

30/07

14h às 16h - Ação: ‘Caminhos da Maré - Mulheres Negras’, realizada pelo Núcleo de Memória e Identidades dos Moradores da Maré (NUMIM) e Casa Preta da Maré. 

A convidada será Fernanda Viana, cria da Maré, assistente social e atualmente coordenadora da Casa Preta da Maré. O percurso da ação refletirá sobre as vivências e experiências de ser uma mulher negra em territórios de favela.

Esta ação tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas por aqui.

Ponto de encontro: Ciep Professor César Pernetta (Rua Ari Leão, s/nº - Parque União)

O evento acontecerá nas ruas da Nova Holanda e do Parque União.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!