EQUIPAMENTO

Em 2005, a Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto foi criada para atender a demanda de jovens e adultos da Maré por um lugar onde pudessem ler e estudar. Para ampliar mais a atuação do espaço, foi aberta a Sala de Leitura Maria Clara Machado, em 2011, para o público infantil.

O projeto sensibiliza a criança e seus familiares para o convívio com o livro e a leitura; contribui para a formação de novos leitores; propicia vivências de processos de criação e expressão através da leitura e escrita, promovendo um espaço seguro de aprendizagem.

Nessa trajetória de mais de 15 anos, a Biblioteca tem atuado em parceria com instituições locais como as Associações de Moradores, Espaços de Educação Infantil (EDI) e ONGs, fortalecendo as redes de desenvolvimento da educação na Maré.

Os números comprovam como a Biblioteca é referência na região:

 

tem uma média anual de 12 mil atendimentos a crianças e adultos, entre empréstimos e consultas de um acervo de 14 mil livros, CDs, DVDs e participação em atividades.

 

 

 

 

A Biblioteca é um local de encontro, de conhecimento e sobretudo, de acolhimento!

 

 

Assista ao vídeo de aniversário de 16 anos da nossa biblioteca:

 

 

 

 

 

conheça as nossas salas

 

 

 

A sala dos adultos é ponto de encontro de pessoas se preparando para provas do Ensino Médio e do vestibular. Uma turma concentrada que costuma trocar experiências e ensinamentos, contando com um ambiente propício, onde há livros didáticos, silêncio, wi-fi e ar condicionado.

 

 

 

Já na sala infantil, com 300 metros quadrados, há sempre um dinamizador para interagir com as crianças, contação de história, oficinas, material para desenho, pintura, e uma variedade de brincadeiras e jogos. Tanto a construção quanto a manutenção da Biblioteca Popular Lima Barreto e da Sala Maria Clara Machado dependeram e ainda dependem de doações. São aceitas doações de livros de literatura e poesia para todas as idades. Você pode doar entrando em contato com a nossa equipe pelo e-mail biblioteca@redesdamare.org.br ou telefone (21) 3105-8421.

 

COMO ENFRENTAMOS A PANDEMIA?

 

A partir de março de 2020, o espaço da Biblioteca foi fechado ao público mas, com a ajuda de parceiros, criamos estratégias para fortalecer vínculos, apesar do isolamento social imposto pela pandemia, incentivando o hábito de leitura, que hoje ocupa um lugar cada vez menor na vida das pessoas.

Assim, criamos o Clubinho de Leitura, encontros que acontecem semanalmente, de forma virtual, com crianças que frequentam a Biblioteca. A criação desse projeto surgiu após a demanda que elas traziam, a saudade que sentiam das atividades e do contato com a equipe da Biblioteca.

Favorecendo o protagonismo infantil, as ações do Clubinho de Leitura são pensadas e elaboradas a partir dos desejos e interesses das crianças. Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo.

 

 

 

Informações:

Encontros: Semanais

Duração: 1h30min

Trocas: Contato direto com o público frequentador e familiares por meio de diferentes grupos de WhatsApp (já existentes antes da pandemia)

Quantitativo de crianças: 25 que já frequentavam a Biblioteca

EQUIPE

Coordenação: Luciene de Andrade
Mediação de Leitura: Claudia Ferreira, Shirlane Lorindo e Matheus Siqueira
Bibliotecária: Sandra Santos
Assistente de Biblioteca: Alessandra Cotta
Gestor Financeiro: Carlos André

 

PARCEIROS APOIADORES

Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS

Deloitte

Grupo Luxor

PARCEIRO INSTITUCIONAL

Caju

 

PARCEIROS APOIADORES - Projeto Maré de Ler

Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS

Grupo Luxor

Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Deloitte

 

PARCEIROS APOIADORES - Projeto Lendo a Maré e o Mundo

Programa de Fomento à Cultura Carioca - FOCA

SMC

 

 

Endereço

Rua Sargento Silva Nunes, 1014 – Nova Holanda
Número de telefone: (21) 3105-8421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Biblioteca Lima Barreto: 09:00/ 21:00h
Sala Maria Clara Machado: 14:00h / 20:00h.

 

CONTATO DA BIBLIOTECA

Email: biblioteca@redesdamare.org.breixoarteecultura@redesdamare.org.br

Telefone: (21) 3105-8421

WhatsApp Redes da Maré: (21) 99924-6462

 

 

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2021

Realização da 4ª edição do projeto Maré de Ler através da Lei do ISS. | Realização do projeto “Da Maré eu Leio o Mundo”, parceria com a Unesco-Criança Esperança. As atividades desse projeto são realizadas em parceria com a Biblioteca Lima Barreto e o Espaço de Desenvolvimento Infantil Cleia Santos de Oliveira. | 2ª edição da parceria com o projeto Era Uma Vez, que viabilizou a escrita e ilustração de mais 3 livros feitos pelas crianças frequentadoras da Biblioteca Lima Barreto e Biblioteca Jorge Amado. | Entrega de livros de literatura infanto-juvenil nas casas das crianças, e os encontros virtuais do Clube de Leitura para adultos e do Clubinho de Leitura para as crianças. | Oficinas em parceria com Rolé Carioca (Mapas Afetivos da Maré), além da luta diária e sensível de se adequar às condições emocionais e socioeconômicas de cada família.

2020

Realização da 3ª edição do projeto Maré de Ler através da Lei do ISS. | Parceria com o projeto Era Uma Vez, que viabilizou a escrita e ilustração de 3 livros feitos pelas crianças frequentadoras da Biblioteca Lima Barreto e Biblioteca Jorge Amado. | Renovação de acervo da Biblioteca Lima Barreto por meio de doações durante o período da campanha ‘Maré diz NÃO ao coronavírus’. | Entrega de livros de literatura infanto-juvenil nas casas das crianças, e os encontros virtuais do Clube de Leitura para adultos e do Clubinho de Leitura para as crianças, além da luta diária e sensível de se adequar às condições emocionais e socioeconômicas de cada família.

2019

Realização da 2ª edição do projeto Maré de Ler com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS). | Atividades culturais externas, como visita guiada para exposições; aula campo em parceria com o Maré a Céu Aberto e a Azulejaria, onde as crianças da Biblioteca percorreram as ruas da Nova Holanda e do Parque União, fazendo referências às suas memórias e também compartilhando os saberes históricos do bairro Maré. | #CampanhaAcervo: doação de livros para o CPV da Redes em parceria com o Livro Labirinto. | Encontros de formação com educadores da Maré. | Oficina de Gastronomia com as crianças da Biblioteca em parceria com o projeto Maré de Sabores na Casa das Mulheres da Maré. | Oficinas regulares de jogos, rodas de leitura, oficina de dobraduras.

2018

Aprovação do projeto “Maré de Ler” pela Lei do ISS para oficinas de leitura e formação da equipe. Parceria com o Projeto Livro Labirinto em encontros literários com professores e escritores. Lançamento do livro “Convidador de Pirilampos” com as presenças do escritor Angolano Ondjaki e do ilustrador Português Antonio Gonçalves.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2017

Oficina de Leitura em parceria com a atriz Joice Marino, que resultou no evento Ocupação Carolina de Jesus, nos espaços da Biblioteca; | Projeto Livro Labirinto, parceria da Redes da Maré com a Caju Projetos, dividida em duas frentes de trabalho: uma série de aulas/debates, na qual escritores, críticos literários e ensaístas discutem grandes títulos da literatura com os cerca de 240 alunos do Curso Pré-Vestibular da Redes; e uma parte de acervo, na qual voluntários doam títulos específicos para a Biblioteca Escritor Lima Barreto.

2016

Maré de Histórias Brincantes, vencedor de edital da Secretaria Municipal de Cultura, que, entre outras atividades, ofereceu oficinas especiais de fotografia, sensibilização musical e construção de brinquedos; | Projeto em Homenagem aos 400 anos de morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, com apoio do Instituto Cervantes, e participação, entre outros, de Kátia Oliveira Machado, autora de A divertida viagem de Dom Quixote ao Rio de Janeiro; | Projeto Ninho de Livro, da Produtora Satrapia em parceria com a Natura: instalação de uma casinha de madeira, tipo casinha de passarinho, para que os moradores a Maré possam trocar livros de maneira simples e rápida; | Encontro de conversa e contação de histórias Toda vovó é cheia de memórias!, com moradoras antigas da Maré, dentro do projeto As griots da Maré.

2015

Encontro com escritores, entre eles Pedro Gabriel (Eu me chamo Antônio); | o cartunista António Jorge Gonçalves (lançando Barriga de baleia), da holandesa Janny Vander Molen (autora de O mundo de Anne Frank, pesquisa sobre o best-seller O Diário de Anne Frank) e o jovem indígena da tribo huni kuin Uma Isi Kayawa, que escreveu o Livro da Cura.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2014

Maré de Leituras Lançamento do livro Todos os meus sonhos, de Ivan Zigg.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2013

Pelo Prazer de Ler, edital de Premiação Biblioteca Nacional para bibliotecas comunitárias: com apoio à contação de histórias e encontro com autores.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2011

Obras de ampliação da Biblioteca e inauguração da Sala Maria Clara Machado. A ampliação e a equipagem do prédio da Biblioteca Lima Barreto contou com a cooperação de Programa Criança Petrobras na Maré, Rotary Club do Rio de Janeiro, Família Geraldo Jordão Pereira, Livraria Saraiva, Secretarias Municipal e Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Canal Futura, da Petrobras, Debora Bloch, Hélio Aleixo da Silva, além de outras pessoas e instituições que tecem a Redes da Maré; | Visita da escritora Talita Rebouças.

NOTÍCIAS


Mais fotos da Biblioteca Popular

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!