PROJETO

Fruto também da parceria da Redes de Desenvolvimento da Maré com a Lia Rodrigues de Danças, a Escola Livre de Dança da Maré foi inaugurada em outubro de 2011 com o objetivo de democratizar o acesso dos moradores à arte e à dança, articulando ações de educação e profissionalização, formação de plateia e práticas socioeducativas. Cerca de 300 pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos – participam das oficinas gratuitas, que acontecem de forma contínua.
Dentro da programação regular, há anualmente a Semana de Portas Abertas, com uma vasta programação, como aulões de dança, bailes e oficinas especiais. A escola conta ainda com parceria com o Festival Panorama e recebe professores convidados, brasileiros e estrangeiros.

 

 

 

A ELDM tem dois eixos principais de atuação em dança:

# Núcleo 1 – aberto aos moradores da Maré de todas as idades oferece oficinas contínuas de dança de salão, dança de rua, dança contemporânea, balet,yoga, consciência corporal e danças afro-brasileiras;

# Núcleo 2 – projeto de formação técnico, artístico e profissional continuada com jovens da Maré e de outras regiões, com aulas diárias, teóricas e práticas, idealizado pela coreógrafa Lia Rodrigues ao lado da professora Silvia Soter. Em ação desde 2012, atualmente o grupo conta com 26 integrantes, todos selecionados em audições artísticas. Com um trabalho pedagógico em constante revisão por falta de recursos financeiros perenes, a formação inclui aulas regulares de dança contemporânea e de balé clássico, workshops com artistas convidados, inclusive nomes internacionais, participação em processos de remontagem de peças de dança, criação de obras e mergulho no repertório da LRCD.

Nestes anos, houve ainda intercâmbios na França (2013, 2016 e 2017) e na Suíça (2016). As vinte horas de aulas semanais do Núcleo 2 acontecem de segunda a sexta-feira, na parte da tarde. O projeto conta com apoio da Fondation Hermès.

A presença da Lia Rodrigues Companhia de Danças aliada à ELDM e ao Núcleo 2 transformou o Centro de Artes da Maré num espaço de referência para a bailarinos, coreógrafos e demais artistas ligados às artes do movimento para além do Rio de Janeiro. Frequentemente, o CAM recebe a visita de nomes internacionais da dança, muitos deles resultado de parcerias e intercâmbios de Lia Rodrigues com instituições de fora.

Horários das aulas do Núcleo 1

Consciência corporal segundas-feiras, das 9h às 10h30

Danças afro-brasileiras terças-feiras, das 17h30 às 19h

Danças de salão quintas-feiras, das 19h às 21h

Dança urbana iniciante segundas-feiras, das 19h às 20h

Dança urbana intermediário segundas-feiras, das 20h às 21h30 e quartas-feiras das 19h30 às 21h

Introdução ao balé para crianças segundas-feiras, das 17h30 às 19h

Introdução ao balé para jovens e adultos quartas-feiras, das 17h30 às 19h

Introdução ao balé turma 2 para crianças quintas-feiras, das 17h30 às 18h30

Yoga sextas-feiras, das 9h às 10h30m

 

Equipe

Coordenação: Isabella Porto

Coordenação Pedagógica: Silvia Soter e Gabriel Lima

Coordenação Artística Lia Rodrigues

Em 2018 o quadro de docentes conta com Sylvia Barreto (ballet clássico), Renato Cruz (Danças Urbanas), Bruno Damião (Consciência Corporal), Leila Santos (Dança de Salão), Gabriel Lima (Danças Afro-Brasileiras), Ana Olívia Cardoso (Yoga) e Alunos do Núcleo 2 (Introdução à Dança Contemporânea).

Gestor Financeiro: Carlos André

Secretário: Marcos Diniz

 

Parcerias

Lia Rodrigues Companhia de Danças, Festival Panorama, Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine (França), Escola de Dança Manufacture (Suíça), Yoga na Maré, Deptº Psicologia UERJ - profª Rosana Rapizo.

Patrocínio 

Smart Fit (2018), Rio Galeão (2017e 2018 ), TV Globo (2014, 2017 e 2018), Grupo Libra (2014), Edital FADA – (2012), Petrobras (2011), Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (através de leis de incentivo)

Apoio

Fundação Hermès desde 2011.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2018
Circulação na Europa do espetáculo “May B” de Maguy Marin. Pelo terceiro ano consecutivo, participação de cinco integrantes do Núcleo 2 no projeto de formação Camping, do Centre Nacional de la Danse na França. Apresentações de “Flash-Mob” da turma de Danças Urbanas em coreografia do profº Renato Cruz em eventos culturais na cidade. Em outubro, nova audição para alunos do Núcleo 2. Workshops com professores convidados: Caroline Baudoin e Claudia Damasio.
2017
Intercâmbio de um mês de alunos da Escola de Dança Manufacture, em Laussane, na Suíça com o Núcleo 2, | Participação de cinco integrantes do Núcleo 2 no projeto de formação Camping, do Centre Nacional de la Danse na França. | Criação, ensaio e temporada no CAM do Exercício P, de Pororoca e Piracema, com alunos do Núcleo 2 | Oficinas com bailarinos e coreógrafos, como Thomas Hauert, Clarice Silva e Alejandro Ahjmed / Audição para novos alunos do Núcleo 2;
2016
Participação de integrantes do Núcleo 2 no Camping, na França./ Quatro integrantes do Núcleo 2 selecionados para a audição para a turma de 2016-2019 de dança contemporânea da escola belga P.A.R.T.S, em Bruxelas. Gustavo Gláuber e Rafael Galdino ficaram entre os 44 candidatos escolhidos e ingressaram na escola./Aulas de dançarinos e coreógrafos, como Dani Lima, Andrea Jabor, Renan Martins, Carolyne Badouin e Cyrill Hernandez, bailarinos do Scottish Dance Theatre, Emmanuelle Huynh, Ayse Orhon, Federica Folco e Fabrice Ramalingom.
2015
Intercâmbio na Maré de alunos da Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine (França)/ Performance com alunos do Núcleo 2 no lançamento da Campanha Jovem Negro Vivo na Maré em parceria com a Anistia Internacional e o Observatório de Favelas | Realização do projeto Dança Maré! com oficinas e espetáculos de dança | Aulas de dançarinos e coreógrafos como João Saldanha, Josh Antonio e JP Black.
2014
Criação, ensaio e temporada de Exercício M, de movimento e de Maré, com o Núcleo 2 / Segunda audição para o Núcleo 2, com a entrada de novos alunos. / Intercâmbio artístico com a companhia francesa Sine Qua Non Art: trabalho dos coreógrafos Christophe Beranger e Jonathan Descours na Escola de Dança e residência de 4 alunos do Núcleo 2 na França;
2013
Intercâmbio do Núcleo 2 com Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine (França);
2012
Início das atividades do Núcleo 2;
2011
Abertura da Escola Livre de Dança da Maré. / Início das aulas do Núcleo 1.

VEJA MAIS FOTOS

PROJETOS RELACIONADOS