voltar
Redes da Maré participa de 17º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Jéssica Pires e Julia Bruce

A 17ª edição do Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Belém, no Pará. O eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça, junto com a equipe de Incidência Política da Redes da Maré, marcaram presença no encontro que reuniu pesquisadores, cientistas sociais, gestores públicos, operadores da justiça e outras organizações da sociedade civil para reflexões e construção de contribuições para soluções no campo da segurança.

A redução, prevenção e repressão à violência letal é um dos temas prioritários do Fórum, e foi debatido durante a programação em algumas atividades. As representantes da Redes da Maré, Liliane Santos, Lidiane Malanquini e Camila Barros, participaram de atividades e diálogos que se relacionam com essas temáticas - tendo a oportunidade de apresentarem um relatório sobre a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF das Favelas (nº 635) para a articulação com os ministérios -, entendendo o contexto das práticas de prevenção a nível nacional e o quanto ainda há necessidade de avanços no campo, no estado do Rio de Janeiro.

A Redes da Maré também teve representação durante uma oficina do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), que tinha como objetivo promover um espaço de escuta e planejamento para as ações do programa.

"Viver e ouvir outras experiências de políticas de segurança nos permite análises mais ampliadas sobre o que acontece no Rio de Janeiro. Trazer o projeto De olho na Maré, que trabalha com monitoramento das operações policiais e situações de violações de direitos no território e participar de um evento como esse é muito rico e importante para nós. Como pessoa nascida e criada na Baixa do Sapateiro me sinto lisonjeada de ter oportunidade de participar da construção de propostas concretas no campo da Segurança Pública no âmbito nacional”, reflete a coordenadora do eixo Direito à Segurança Pública na Maré e Acesso à Justiça, Liliane Santos.

 

Créditos: Danilo Ramos

 

Sobre a área de Incidência Política

A área de Incidência Política surgiu em abril de 2022 com a proposta de articular todos os cinco eixos de trabalho da Redes em torno da construção de uma estratégia conjunta da incidência de políticas públicas e de questões sobre como trazer esse conhecimento para os moradores, visto que outra metodologia da Redes ligada ao propósito é a de fortalecimento dos atores locais. Assim, essa frente de atuação tem como objetivos principais a sistematização e difusão do saber produzido para que se alcance, em médio e longo prazos, a efetivação de direitos em todas as favelas da Maré. Entenda mais aqui.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!