voltar
Crianças do projeto Mão na Lata realizam exposição de fotos na Maré

Julia Bruce e Raquel Tamoio

A exposição fotográfica “A luz do sol, as folhas e algumas cores” apresenta imagens resultantes da oficina de fotografia artesanal para crianças do projeto Mão na Lata. A exposição é composta por imagens feitas com as técnicas fotográficas artesanais de antotipia e cianotipia. Em uma parceria com a Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto, a exposição ficará até final de janeiro na sala de leitura infantil.

Ao longo dos meses de julho a novembro de 2022, o Mão na Lata ministrou para dez crianças, entre 9 e 13 anos, uma oficina de fotografia artesanal, utilizando as técnicas da antotipia - um processo de impressão fotográfica que utiliza a sensibilidade dos pigmentos contidos nas verduras e legumes -, e da cianotipia - uma técnica de impressão fotográfica a partir de objetos, utilizando o pigmento químico do cianótipo. Essa oficina foi ministrada por dois integrantes do Mão na Lata, Jonas Willame e Christine Jones, com a coordenação de Tatiana Altberg.

 

 

A exposição foi aberta no dia 15 de dezembro com a presença dos familiares das crianças. Na ocasião, as crianças explicaram as técnicas usadas para a produção das imagens e leram suas mini autobiografias. Algumas se sentiram tímidas, mas com a ajuda dos colegas e incentivo dos familiares, que compareceram em peso para prestigiar o evento, aos poucos foram interagindo com o público.

 

 

Desde 2003, em parceria com a coordenadora do projeto Tatiana Altberg, o Mão na Lata busca aliar educação, fotografia e literatura no desenvolvimento artístico, pessoal e social de adolescentes da Maré.

A exposição ficará até final de janeiro na sala de leitura infantil da Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto, na Rua Sargento Silva Nunes, 1014 – Nova Holanda (10h às 20h, de segunda a sexta).

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!