PROJETO

O Festival Comida de Favela é um evento gastronômico que acontecerá pela 2ª vez na Maré, em 03/11 a 02/12 de 2023. Bares e restaurantes que funcionam nas 16 favelas da Maré se inscreveram entre maio e junho para participar do Festival, que irá escolher 17 estabelecimentos para uma segunda etapa, na qual terão que preparar um prato a partir da categoria que estão participando.

 

Um júri formado por profissionais especializados irá selecionar três pratos em cada categoria, que receberão prêmios para impulsionar seus negócios, valorizando a culinária tradicional e a criatividade dos pratos locais. Haverá também a votação pelo público do seu prato preferido, em que os clientes serão convidados a dar sua nota logo após a refeição, no próprio estabelecimento. O Festival acontecerá durante o mês de novembro na Maré e os participantes vão receber consultoria e divulgação.

O festival recebe pessoas de diferentes espaços da cidade para conhecer e experimentar os sabores da Maré e, além da experiência gastronômica, também promove reflexões sobre o direito à livre circulação nos territórios e ao intercâmbio de experiências, e a possibilidade de evidenciar os tantos fazeres positivos que existem na favela.

A exemplo da primeira edição do festival, que aconteceu em 2015, este ano, os estabelecimentos selecionados também receberão, no período pré-festival, consultoria profissional oferecida pela Redes da Maré, englobando itens como normas de organização e conservação de alimentos, apresentação dos pratos e atendimento ao público, que existem na favela.

 

 

O Comida de Favela é fruto da experiência do projeto Maré de Sabores, que atua no fortalecimento de grupos de mulheres, moradoras da Maré, através de qualificação profissional e geração de trabalho e renda. O projeto faz parte das ações que compõem a Casa das Mulheres da Maré, um dos equipamentos da Redes da Maré, que oferece qualificação profissional em gastronomia, através de oficinas práticas e teóricas em módulos de panificação, confeitaria, salgados, doces, massas, entre outros.

 


 

 


GUIA GASTRONÔMICO DA MARÉ


Como forma de materializar toda essa experiência, a primeira edição deste Guia Gastronômico da Maré nasce com a possibili - dade de abraçar histórias dos empreendimentos selecionados para a segunda edição do Festi - val Comida de Favela, em 2023, e contar um pouco mais sobre cada lugar mapeado.

VEJA O GUIA GASTRONÔMICO DA MARÉ (PDF)

2ª edição do Comida de Favela - 2023

Entre maio e junho de 2023, 110 bares e restaurantes se inscreveram para o processo seletivo do festival:



 



Texto alternativo: Infográfico que compara os tipos de empreendimentos inscritos: 70,9% atuam com comida de bar e 29,1% com comida de rua



 



Texto alternativo: Infográfico que compara a naturalidade das pessoas inscritas no festival, em que 46,4% são do Rio de Janeiro e 30,9% são do Ceará, o que mostra a grande força do Nordeste na Maré, de acordo com o Censo Maré (2019). Entenda aqui.



 



Texto alternativo: Infográfico que mostra as a quantidade de empreendimentos inscritos de cada uma das 16 favelas da Maré. Os da Vila do João (21,5%) e do Conjunto Pinheiros (16,8%) se destacaram.



 



Texto alternativo: Infográfico que apresenta o perfil de gêneros dos inscritos: nesta edição, o número de empreendedores mulheres e homens foi igual (49,1% cada) e maioria tem entre 30 e 49 anos.

 

 

Foto 1: Coxinha Arretada (feita com massa de abóbora e carne seca), do Bar e Choperia Esperança

Foto 2: Rabada com cuscuz, da Pensão Petisco.

 

 

VEJA OS SELECIONADOS PARA O FESTIVAL COMIDA DE FAVELA 2023

 

 



Bar e Pensão Edson Potiguar (Via C11, nº 41 - Conjunto Pinheiro)

Prato: Língua de boi com purê de aipim

Edson tem 52 anos, morador da Maré há 33 anos, saiu de Pedro Régis, na Paraíba para ganhar a vida no Rio de Janeiro. Na década de 80, abriu o seu primeiro barzinho, onde vendia bebidas e alguns petiscos. Depois de 12 anos vivendo no local de aluguel, conseguiu comprar e reformá-lo para virar Pensão Edson Potiguar. O cardápio é diverso, mas a culinária nordestina marca e os clientes mais fiéis são agraciados com pratos que remetem memórias afetivas de suas origens.

 



Cafeteria R&B (Via A1, nº .71 - Vila do Pinheiro)

Prato: Risole de Linguiça

Rejane tem 47 anos, casada, mãe de 4 filhos e moradora da Vila do Pinheiro há 27 anos. Para ajudar na renda familiar, surgiu a ideia de abrir o seu negócio e decidiu vender salgados para ajudar o esposo na criação dos filhos. Fazendo salgadinhos manualmente, Rejane adquiriu seu público de maneira espontânea, e logo começou a receber encomendas para festas, casamentos e buffets. Hoje, proprietária da Cafeteria R&B, Rejane é referência na Via A1 onde seu público que aprova os pratos deliciosos diariamente.

 



Trailer da Morena (Principal da Vila do João - Vila do João)

Prato: Costela com angu

Vanusa, 48, proprietária do Trailer da Morena, iniciou o seu empreendimento há 20 anos com o objetivo de ter renda para criar os cinco filhos e educá-los. Hoje, possui um cardápio de caldos, salgados e pratos executivos. O carro-chefe é o caldo de angu com costela, o preferido da sua clientela por possuir o sabor da gastronomia nordestina que mescla com pitadas de ingredientes da atualidade. O prato é uma herança da família de Vanusa e ela carrega com uma imensa recordação para homenageá-los.

 



Robson Quentinhas (15 de Janeiro, nº 17 - Nova Holanda)

Prato: Escondido de Batata Baroa com Rabada

Robson tem 34 anos e com o incentivo da esposa, decidiu abrir o seu negócio e começou a vender quentinhas na região para agregar na renda e também ter autonomia. As vendas com poucas unidades começaram dentro de casa para amigos e familiares, mas o local precisou ser um espaço próprio porque as vendas só aumentavam. Hoje, o Robson Quentinhas tem a sua cozinha fixa na Nova Holanda e entrega para vários bairros da cidade, por possuir um cardápio carioca diverso e com um preço bem em conta.

 



Churrasquinho do Jorge (Rua Ari Leão, nº 7 - Parque União)

Prato: Espetinhos de Churrasco Misto

Jorge tem 43 anos e começou a sua trajetória vendendo espetinhos há 16 anos. Tudo começou com uma brincadeira e logo foi conquistando muitos clientes da região e o empreendimento se tornou algo sério para ele e sua família. Atualmente, o Churrasquinho do Jorge oferece mais de 10 variados espetos de churrasco e faz sucesso entre os mais de 250 clientes fixos locais e fora da Maré. O local não possui delivery no momento, mas é um dos planos para o futuro.

 



Bar e Choperia Esperança (Rua Esperança, nº 12 - Parque União)

Prato: Coxinha Arretada

Nascido no Ceará, Rondinele chegou ao Rio em 1993, aos 12 anos, Iniciou sua trajetória no Bar do Sorriso, no Parque União, por 13 anos, e em 2003, começou a vender Caldinho de Mocotó. Em 2008 o Bar Esperança é inaugurado e, até hoje, é uma das referências na culinária popular local. Com atendimento humanizado, prioriza o bem-estar do cliente tornando a melhor experiência para todos que vão consumir os mais variados pratos. O lema é: “Onde tem esperança, tem tudo”, e eles fazem valer sua marca.

 



Boteco Tô Chegando (Av. Bento Ribeiro Dantas, Bloco 17 - Conjunto Pinheiro)

Prato: Gurjão de Frango

As sócias Edinalva, paraibana, e Edissandra, carioca, ambas com 46 anos, são as idealizadoras deste local que agrega o público LGBTQIA+ há 3 anos. O Boteco Tô Chegando é uma verdadeira família. Tem pedido de casamento, chá de bebê, karaokê, bingo, encontros temáticos, etc. O carro-chefe é o gurjão de frango e as iscas de peixe que são acompanhadas com um molho especial da casa, mas há outras opções, como sopa de ervilha, feijão mexicano, carne de sol com aipim, baião de dois e sopa de mocotó.

 



Garota da Teixeira (Rua Teixeira Ribeiro, nº 711 - Parque Maré)

Prato: Salmão Recheado

Com uma culinária popular e bem diversificada, o self service do Garota da Teixeira, criado há 12 anos pelo paraibano Antonio, possui um menu de respeito que contempla três tipos de arroz diferentes e opções que variam entre frutos do mar, comidas nordestinas e churrasco, diariamente. A líder dessa equipe, a cozinheira Rosilene, é a principal responsável pelo bom gosto que agrada os seus clientes há tantos anos e faz com que este local seja tão bem frequentado todos os dias.

 



Pensão Petisco (Via C8, nº 95 - Conjunto Pinheiro)

Prato: Rabada com cuscuz

Com essência da culinária nordestina, a Pensão Petisco é um oásis da gastronomia popular que é liderada pela Ana Célia, 65, proprietária do estabelecimento. Sempre com um sorriso no rosto e simpatia, Ana recebe todos os clientes com muita educação e faz questão de apresentar o restaurante com toda paciência e cordialidade. A Pensão Petisco tem pratos diversos, mas o tempero regional do Nordeste faz toda a diferença. O carro-chefe é a rabada acompanhada de agrião, batata e cuscuz.

 



Frango Assado da Vila (Rua da Adoração, nº 392- Vila Do João)

Prato: Frango Assado

Há 12 anos o filho da dona Ana Maria sai de Miguel Couto, na Baixada Fluminense, com persistência, um empréstimo de mil reais e vontade de mudar a realidade da família. Chegando na Maré, eles começaram vendendo 60 frangos por dia, e logo no fim de semana seguinte foram 400. O sucesso não vem apenas do delicioso frango assado: a dona Ana acrescenta o famoso tempero batido, a farofa caseira, o aipim, a batata e a linguiça calabresa que deixa uma verdadeira delícia gastronômica.

 



Burgueria DN (Rua Santa Rita - Rua B, nº 12 - Nova Holanda)

Prato: Cachorro quente com linguiça artesanal, carne seca e queijo coalho

Nathalia Ferreira, 34, mareense, é a líder da Burgueira DN, um lugar familiar e aconchegante. Em 2020, Nathalia precisou de recursos para manter o lar e abriu a hamburgueria em casa. O negócio foi crescendo e ela precisou de um espaço maior para dar conta da demanda. Hoje, com uma equipe de cinco pessoas, a Hamburgueria DN é referência na Maré. O xodó dos clientes é o Limusine, um cachorro-quente de linguiça com carne seca e queijo. O molho agridoce e levemente apimentado, harmoniza os sabores e desperta o paladar.

 



Japa Food (Av. Guilherme Maxwell, nº 84 - Morro do Timbau)

Prato: Hot Filadélfia recheado com salmão e cream cheese.

Elaine Cristina, 38, e Anderson Lima, 40, são o casal de proprietários de um dos restaurantes de comida japonesa mais badalados da Maré. Atualmente, com um novo espaço recém estreado, o Japa Food torna a experiência gastronômica ainda mais especial. Começando em casa e com a ajuda dos filhos, o casal iniciou o empreendimento há 6 anos quando decidiram ser independentes e buscavam algo que queriam chamar de seu. Com o sucesso crescendo em toda Maré, a ideia de expandi-lo foi natural. O Japa Food recebe seus clientes de terça a domingo oferecendo o melhor da culinária japonesa.

 



Bar Amparo (Rua Luiz Ferreira, s/nº - Baixa Do Sapateiro)

Prato: Feijoada

O Bar Amparo é uma verdadeira família. Seja pela história, ou por proporcionar momentos incríveis vividos por clientes fiéis que não abrem mão da famosa feijoada de Maria Amparo, a proprietária. De origem pernambucana, vindo de uma família de 16 irmãos, Amparo acompanhava a mãe na cozinha produzindo refeições diárias. Despertando o dom pela gastronomia, Amparo iniciou suas atividades fazendo quentinhas dentro de casa e, em 2003, inaugurou seu trailer com capacidade para 75 pessoas, com cozinha equipada e dois banheiros. São mais de 250 refeições semanais e muitos pedidos por fora para realização de buffets.

 



Amarelinho 24h (Guilherme Frota 374 - Morro do Timbau)

Prato: Caldo de mocotó

O Amarelinho 24h é o local das melhores conversas e pratos oferecidos pela proprietária dona Maria de Fátima. Para você que gosta de uma boa resenha acompanhada de comida caseira, é o lugar ideal. A pernambucana, com um carisma único, é apaixonada pelos clientes e sempre os recebe com um belo sorriso no rosto deixando a experiência incrível. O prato mais pedido no local é o famoso mocotó. O segredo, segundo ela, é o fundo da panela concentrado com os principais ingredientes que deixam o prato ainda mais saboroso.

 



Carne de Sol do Capitão (Rua 1, Praça do Fogo Cruzado - Conjunto Bento Ribeiro Dantas)

Prato: Carne de Sol com Aipim Cozido e Baião de Dois

Filho de nordestinos e nascido na Baixa do Sapateiro, Francisco Marcelo, 51, é geógrafo de formação, mestre em simpatia e o dono da Carne de Sol do Capitão - apelido do filho desde a infância. Não é muito difícil ser conquistado pela incrível carne de sol servida no local, o prato principal do estabelecimento que serve os moradores da Maré desde 2017. Com um cardápio diversificado que vai de hambúrguer a pratos feitos, hoje o Capitão está em dois endereços na Maré, um deles para servir aos clientes e outro apenas para delivery. O Capitão também já patrocinou lutadores e faz parcerias com grupos de teatros da Maré.

 



Ki Empada Boa (Rua Teixeira Ribeiro, nº 752 - Nova Holanda)

Prato: Empada de Frango com Creamcheese

O casal Filipe Mariano, 24, e Vera Lúcia Lopes, 26, estão fazendo o maior sucesso na Nova Holanda. Isso pelo simples fato de abrirem seu empreendimento e mostrar que a simplicidade ganha qualquer um: é o Ki Empada Boa. Filipe herdou o dom de fazer salgado de seu pai, José, que desde pequeno tinha a ajuda dos filhos na produção para a renda familiar. Quando Filipe conheceu Vera, os laços se estreitaram e decidiram iniciar as vendas de empadas. Começaram vendendo nas principais ruas da Nova Holanda, e hoje possuem o seu local fixo onde conseguem receber os seus clientes e também realizar a produção.

 

Roteiro e visita guiada

O projeto vai realizar ainda roteiros guiados pelo Festival com monitores-moradores da Maré, saindo de 2 pontos diferentes da Maré, aos sábados e domingos, às 12h. Os visitantes vão percorrer os pontos do Festival Comida de Favela e ainda conhecer histórias sobre a Maré ao longo do caminho. Pontos de encontro: Praça do Parque União e no ponto de ônibus da Vila do João (esquina com a Av. Brasil). Informações via WhastApp: (21) 99723-5681.

COMIDA DE FAVELA NA MÍDIA



Estadão: Como será o Festival Comida de Favela deste ano? 28/10/2023 Por: Radar - Coluna Paladar

 

Veja a matéria completa do Estadão



Jornal O Globo: Festival Comida de Favela começa hoje na Maré conheça os pratos participantes. 03/11/2023. Por: Geraldo Ribeiro

 

Veja a matéria completa no O Globo



Jornal O Dia: 01/11/2023 Por: Redação

 

Veja a matéria completa O Dia



TV Globo: Programa de 02/10/2023. Por: Bom Dia Rio

 

Veja a matéria completa Bom Dia Rio



Tv Globo: Programa de 07/11/2023. Por: RJ TV

 

Veja a matéria completa RJ TV 1



TV Band Rio: Bom Dia Favela :: #51 :: 13/11 (YouTube)

 

Veja a matéria completa Bom Dia Favela



festival mostra diferentes sabores da Maré: 22/11/2023. Por: agenciabrasil.ebc

 

Veja a matéria completa na Agenciabrasil.ebc

De acordo com o Censo de Empreendimentos Econômicos da Maré (2014), há 3.182 empreendimentos nas 16 favelas da Maré. Desses, 1.118 (37,9%) são voltados para o setor de alimentos e bebidas.

Com essa quantidade e variedade de empreendimentos em um território que abriga, segundo o Censo demográfico do IBGE, uma população de 134.810 habitantes (hoje, mais de 140 mil), percebe-se que existe em torno de um empreendimento para cada 42 pessoas.

A estimativa resultante do Censo Maré é de que comércios e serviços geraram empregos para 9.371 pessoas no período da pesquisa, dos quais 76,4% eram residentes na Maré.

Esses números confirmam a grande importância desta economia, tanto no que diz respeito à oferta de bens e serviços para o consumo local quanto para a geração de trabalho e renda entre os moradores.

Dessa forma, é um mercado que se constitui socialmente graças ao cotidiano dos moradores das favelas que compõem a Maré.


CENSO DE EMPREENDIMENTOS MARÉ (2014): GUIA DE REFERÊNCIA PARA INVESTIDORES E CONSUMIDORES LOCAIS E DE FORA DA MARÉ


Esta fase do Censo Maré contou 3.182 estabelecimentos comerciais na Maré e levantou informações sobre fornecedores, perfil dos clientes, instrumentos de crédito, qualificação técnica, composição da mão-de-obra, condições para funcionamento e expansão.

Sobre a 1ª edição do Comida de Favela (De 17 de setembro a 17 de outubro de 2015)

Primeiro evento gastronômico realizado na Maré

Já em sua estreia, o Festival Comida de Favela recebeu mais de 4 mil pessoas de diferentes partes da cidade, que acessaram um ou mais estabelecimentos participantes do evento. A organização ofereceu transporte gratuito nos finais de semana para os visitantes que não moram na Maré.

A Redes da Maré, por meio do projeto de gastronomia Maré de Sabores, foi a idealizadora e realizadora do evento - 16 estabelecimentos, dentre mais de 100 inscritos, foram selecionados e apresentaram, no festival, um prato que representasse a cultura e gastronomia da Maré.

Todos os participantes receberam, no período pré-festival, consultoria gastronômica profissional oferecida pela organização, englobando itens como normas de organização e conservação de alimentos, desenvolvimento e apresentação dos pratos e atendimento ao público.

Os restaurantes competiram em duas categorias: “Melhor Comida de Bar” e “Melhor Comida de Rua”. Os três primeiros vencedores de cada categoria foram selecionados pelo público e por um júri especial para um prêmio entre R$ 800 e R$ 3.000:

 


“Melhor Comida de Bar”

1º Sonia’s Gourmet
2º Pensão da Marilda
3º Bar da Buchada

“Melhor Comida de Rua”

1º Frango Assado da Vila
2º Empadinha da Leandra
3º Rei das Cabritas

 

Os bares e restaurantes selecionados foram avaliados por um corpo de jurados, composto por chefes de cozinha, professores, moradores da Maré, convidados de outros bairros e territórios e pela coordenação do Festival, seguindo os seguintes critérios:

 

1)Tradição e identidade do estabelecimento na Maré
2) Localização do estabelecimento;
3) Diversidade do prato proposto para o festival;
4) Disponibilidade do empreendimento e do empreendedor em fazer parte da proposta do Festival e suas especificações;
5) Qualidade da comida e estética do lugar.

 

Foto 1: Da esquerda para a direita: a coordenadora da Casa das Mulheres da Maré, Mariana Aleixo, Seu Antônio, do quiosque Rei das Cabritas, na Praça do Parque União, Dona Leandra, da Empadinha da Leandra, na Baixa do Sapateiro, a Ana, do Frango Assado da Vila, na Vila do João, e a antiga coordenadora da Casa, Shirley Villela.

Foto 2: Da esquerda para a direita: Dona Eulina, do Bar da Buchada, na Vila do João, Mariana Aleixo, Marilda, da Pensão da Marilda, na Vila do João, Sônia, do Restaurante Sonia's Gourmet, no Morro do Timbau, Shirley Villela e integrante do Dream Team do Passinho.

Conheça os empreendimentos da edição de 2015



COMIDA DE FAVELA





COMIDA DE FAVELA - Pensão da Marilda




COMIDA DE FAVELA - Sonias Gourmet




COMIDA DE FAVELA - Sabor Brasileiro




COMIDA DE FAVELA - Frango Assado da Vila




COMIDA DE FAVELA - Open Bar




COMIDA DE FAVELA - Boner Gourmet




COMIDA DE FAVELA - Point do Macarrão




COMIDA DE FAVELA - Angú e cia

Equipe

 

CORDENAÇÃO

Mariana Aleixo

 

PRODUÇÃO

Ana Beatriz Pires

 

MOBILIZADORAS

Adriana Moreno e Livia Santos

 

PARCEIROS APOIADORES 2023

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

ONS

RioGaleão

Boca Rosa Beauty

 

PARCEIRO APOIADOR 2015

Itaú RUMOS

NOTÍCIAS


Mais fotos do Comida de Favela

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!