PROJETO

O Falando sobre Segurança Pública na Maré tem como objetivo promover o debate crítico sobre Segurança Pública com moradores, profissionais e ativistas que atuam na Maré. O projeto engloba uma série de atividades de formação, produção de conhecimento, disseminação de saberes e construção de novas narrativas sobre segurança pública a partir das vivências e experiências do conjunto de favelas da Maré. Dentre as principais atividades, está a organização de um curso em dois módulos anuais e oficinas de produção textual. O projeto conta, também, com uma coluna mensal no portal Maré Online, além de uma publicação bianual, que reúne textos que contribuem para a construção de múltiplas narrativas sobre o fenômeno da segurança pública.

Curso Falando sobre Segurança Pública na Maré

O Curso Falando sobre Segurança Pública na Maré é uma série de encontros com moradoras e moradores da Maré que visa refletir sobre aspectos do cotidiano das favelas, relacionados aos direitos humanos e à segurança pública. Os conteúdos propostos nesses encontros relacionam-se a temas que envolvem a Política de drogas, e controle de armas, ao alto índice de homicídios, o acesso à justiça e o direito à segurança pública, numa perspectiva que considera o recorte de gênero e de raça. Pretende-se, ainda, promover trocas de experiências entre os participantes, na perspectiva de construir estratégias de enfrentamento às violências vivenciadas em espaços de favelas e periferias. Nos encontros, teremos diálogo com especialistas da área da segurança pública e acesso à justiça, ativistas, moradores e profissionais que atuam na Maré.

 

Oficina de Produção Textual

A Oficina de Produção Textual tem como objetivo qualificar os textos elaborados pelos profissionais, pesquisadores e estudantes da área de segurança pública que atuam na Maré. Convidamos o professor de Literatura do Curso de Pré-Vestibular Comunitário da Redes da Maré para ministrar as Oficinas, que acontecem inicialmente em quatro encontros, com as seguintes temáticas: Tipologia Textual, Narração, Dissertação e Artigo. Após os encontros coletivos, o professor fará encontros individuais, para que possa discutir, sugerir e criticar os textos construídos por cada participante dos encontros. Por último, os textos finalizados serão publicados em uma coluna do Maré Online, no site da Redes da Maré.

PROJETOS RELACIONADOS