PROJETO

Falando sobre Segurança Pública na Maré tem como objetivo promover o debate crítico sobre Segurança Pública com moradores, profissionais e ativistas que atuam na Maré. A iniciativa engloba uma série de atividades de formação, produção de conhecimento, disseminação de saberes e construção de novas narrativas sobre segurança pública a partir das vivências e experiências do conjunto de favelas da Maré. Entre elas, estão as formações chamadas “Ciclo de Conversas” e a publicação periódica de cadernos de artigos, com textos dos participantes que contribuem para a construção de múltiplas narrativas sobre o fenômeno da segurança pública. 

Desde 2021, Falando Sobre Segurança Pública passou a fazer parte do projeto De Olho na Maré, a partir da reformulação do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça, visto que atua nas frentes de monitoramento e produção de conhecimento.

A partir de 2022, o Ciclo de Conversas deu origem ao 1º Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública , com mesas temáticas sobre: racismo estrutural e seus impactos no sistema de justiça brasileiro; mães de vítimas de violências e negligências do Estado; programas e políticas governamentais de segurança pública; experiências alternativas na produção de dados públicos não governamentais sobre violência; entre outros temas. Todas as mesas foram gravadas e serão disponibilizadas em breve no canal do YouTube da Redes da Maré.

 

Fotos abaixo 01 e 02:
“Mães em Diálogo: Roda de Conversa com mães de vítimas de violências e negligências do Estado” durante o 1º Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré.

Congresso internacional é inédito em favela do Rio de Janeiro

por Julia Bruce, em 25/08/2022

 

“Segurança pública não foi um direito que se estabeleceu nas favelas do Rio de Janeiro. É um direito humano e precisa ser estabelecido e reconhecido pelo Estado e sociedade civil. O Congresso tem essa perspectiva de experimentar o que é segurança pública numa região que todo mundo diz que não tem”, manifestou Eliana Sousa Silva, fundadora e uma das diretoras da Redes da Maré, na abertura do 1º Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré, organizado pelo eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça. O encontro foi realizado entre os dias 9 e 12 de agosto de 2022 e reuniu mais de 300 pessoas, entre moradores da Maré, estudantes e pesquisadores, para conversarem e apresentarem trabalhos sobre a temática central: “Segurança pública e violências: contradições, controle social e desafios para garantia de direitos estruturantes”, no Centro de Artes da Maré, um dos equipamentos da instituição.

No dia antecedente ao Congresso Internacional, foi aberto o 1º Congresso Falando sobre Segurança Pública com Crianças e Adolescentes da Maré, que juntou 183 crianças e adolescentes até os 16 anos de idade.

Confira a cobertura completa aqui.

 

 

 

 

 

 

 

Curso Falando sobre Segurança Pública na Maré

 

 

Caderno 1 - Falando Sobre Segurança Pública na Maré (2019)

Em “A Vida na Favela: relatos sobre o cotidiano em meio à violência armada”, os textos têm em comum, além da profunda experiência da vivência no território da Maré, a crença na necessidade da afirmação da favela como cidade, que não pode ficar gravada apenas como palavra de ordem. Os moradores de favelas aprenderam que, para ter seu território efetivamente reconhecido, é preciso estarem organizados para defender seus direitos e lugar na cidade.




Caderno 2 - Falando Sobre Segurança Pública na Maré (2021) | A Vida na Favela: relatos sobre o cotidiano em meio à violência armada

Em razão da pandemia de covid-19, pela primeira vez, a formação foi realizada de forma remota, o que possibilitou um maior número de participantes, inclusive moradores e ativistas de outras favelas do Rio e de outros estados do país. Nesta segunda edição, o tema central foi Racismo, Juventudes, Guerra às Drogas e Violência Armada nas Favelas, no contexto dos desafios da pandemia na política de segurança pública nas favelas e territórios populares.




Caderno 3 - Falando Sobre Segurança Pública na Maré (2022) | Artigos do Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré

A programação do Congresso também contou com apresentações de trabalhos dos participantes selecionados. Com o tema “Segurança pública e violências: contradições, controle social e desafios para garantia de direitos estruturantes”, 28 artigos de diferentes autores integram a publicação nas seguintes categorias: [i] resultado de pesquisa empírica; [ii] relato de experiência; [iii] reflexão / estudo teórico-metodológico. Os artigos também estão divididos em cinco eixos temáticos: [i] Ampliação do poder de cidadania, controle social e direitos humanos; [ii] Capitalismo, racismo e violência policial; [iii] Desigualdade sócio-racial, acesso a direitos, atendimento, acolhimento e acompanhamento de vítimas de violência; [iv] Mídia, meio de comunicação e favela; [v] Produção do espaço urbano, segurança pública e favela.













NOTÍCIAS


Mais fotos Falando Sobre Segurança Pública na Maré

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!