return
Atenda promoverá imersão para fortalecer os serviços e os atendimentos ao público assistido

Julia Bruce

No dia 8 de maio, será realizada a Imersão Atenda: reflexões sobre o processo de trabalho e diretrizes para 2023 e reunirá serviços da saúde, saúde mental e assistência social, além do Espaço Normal e Casa das Mulheres da Maré - equipamentos da Redes da Maré que compõem sua equipe.

O Atenda é uma ação integrada entre serviços públicos da saúde, assistência social e saúde mental que acolhe e assiste o Conjunto de 16 Favelas da Maré e redondezas, nas cenas de uso de crack, álcool e outras drogas, como o CAPS Carlos Augusto Magal e CAPSad Miriam Makeba, o CAPSi Visconde de Sabugosa, o Centro POP José Saramago, a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Metamorfose Ambulante, Consultório na Rua Manguinhos, Clínicas da Família e as organizações da sociedade civil Movimentos e Redes da Maré, sendo representada pelo Espaço Normal, Casa das Mulheres da Maré e o Maré de Direitos.

A programação contará com a presença de profissionais que estavam na criação do Atenda para recuperar a história; avaliar e refletir sobre o trabalho hoje, pensar novos métodos de atuação, criar pactos, retornar com a implementação de intervenções culturais, assim como repensar estratégias para o retorno às cenas de uso, além de dar continuidade à construção do 6º Fórum sobre Drogas na Maré - previsto para acontecer entre os dias 29 e 30 de maio.

O encontro foi proposto em vista dos impactos sofridos pelo Atenda diante do cenário da pandemia do coronavírus desde março de 2020 e do sucateamento dos serviços públicos. “Diante disso se faz necessária a imersão para refletirmos sobre como o Atenda pode fortalecer os serviços e os atendimentos aos usuários, além de ser um espaço para discussão sobre os impactos do governo atual nas políticas que atendem essa população”, explica a assistente social do Espaço Normal, Priscila Niza. A iniciativa não será aberta ao público em geral, apenas para os equipamentos que participam do Atenda.

 

Sobre o Atenda

O surgimento desse dispositivo se deu no âmbito do Fórum de Atenção e Cuidado a Usuários de Álcool e Outras Drogas na Maré, em 2016. O dispositivo foi consolidado com o objetivo de ampliação e fortalecimento das redes de apoio e do acesso a direitos e políticas públicas para usuários de crack, álcool e outras drogas, além da população em situação de rua em geral, que frequenta ou reside temporariamente nas cenas de uso existentes na Maré e entornos. Nesse sentido, a equipe procura disponibilizar uma ação integral e articulada entre diferentes serviços e instituições públicas, realizando desde a busca ativa de usuários a atividades voltadas para o cuidado de si, atendimento clínico, atendimento social e outros. 

 

Foto topo: © Douglas Lopes

Stay tuned! Sign up for our newsletter