return
Quais são os impactos da violência armada na vida das mulheres mareenses?

Julia Bruce

“VIOLÊNCIAS, CORPO E TERRITÓRIO: Sobre a vida de mulheres da Maré” é o nome da nova pesquisa da Redes da Maré, realizada em parceria com a Universidade de Cardiff, no Reino Unido, a Universidade de Warwick, na Inglaterra, e a  Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os dados serão lançados em evento, nesta sexta-feira (14/04), a partir das 15h, na Casa das Mulheres da Maré.

A pesquisa teve como propósitos mapear os diferentes tipos de violência que atravessam a vida de mulheres moradoras de um território com a presença da violência armada para poder identificar e fortalecer as estratégias de cuidado, enfrentamento e proteção à violência armada, desenvolvidas pelas mulheres moradoras do Conjunto de Favelas da Maré, buscando, assim, fortalecer e produzir subsídios para a rede de proteção às mulheres vítimas de violência no território.

Perguntas como: “Quais seriam então estes impactos? Como a violência armada presente no cotidiano das favelas da Maré afeta as diversas dimensões da vida das mulheres que ali residem? Quais são as estratégias de proteção e cuidado desenvolvidas por essas mulheres?” foram desenvolvidas a partir de um processo colaborativo na produção de conhecimento que alia a investigação, o acompanhamento dessas mulheres e a promoção de espaços seguros e de cuidado, além do encaminhamento de demandas dessas mulheres para os serviços de atendimento psicossocial e jurídico que atuam na Maré. 

Nesse sentido, o trabalho foi desenvolvido através de dinâmicas com um grupo de 59 mulheres por mais de um ano –  entre setembro de 2021 e novembro de 2022 – através de cinco ferramentas: entrevistas individuais, rodas de conversa, oficinas artísticas corporais de dança e yoga dance, atividades externas e encaminhamentos sociojurídicos para a rede de serviços do território. Mulheres assistidas pelos projetos Maré de Direitos e Casa das Mulheres da Maré fizeram parte desse grupo.

A compreensão da realidade de proteção e cuidado desenvolvidas por essas mulheres veio no sentido de investigar a relação entre a violência armada e a violência baseada em gênero em suas intersecções com raça ou etnia, classe, geração e território, para incidir em ações e políticas públicas a partir do território e das estratégias já desenvolvidas pelas mesmas.

 

O evento de lançamento será aberto ao público, na próxima sexta-feira (14/04), na Casa das Mulheres da Maré (Rua da Paz, 42 – Parque União, Maré). A publicação estará em breve no site, em “Publicações”

 

Confira a programação:

15h - Mesa de abertura

Composição: Liliane Santos (coordenadora do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré)

 

15h30 - Apresentação da pesquisa

Composição: Isabel Barbosa,Tais Almeida, Luciana Barros, Luana Bezerra e Bruna Silva (Redes da Maré), Rosana Morgado e Joana Garcia (UFRJ), Débora Guedes Bastos (Pretas Ruas) e Claire Blencowe (University of Warwick).

 

16h30 - Roda de conversa: “Políticas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher na Maré”

Convidadas: Márcia Fernandes (Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher), Jaqueline Andrade (Centro de Cidadania LGBTQI da Maré), Monica Benício (Câmara dos Vereadores), Renata Souza (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Julia Leal (Casa das Mulheres da Maré) com mediação da Camila Barros (pesquisadora do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça)

 

17h30 - Oficina de Cuidado Corporal com Dança e Yoga Dance

Convidadas: Tais Almeida, Luciana Barros e Luana Bezerra (Redes da Maré)

 

18h - Coffee break com Maré de Sabores

19h - Encerramento

Stay tuned! Sign up for our newsletter