return
Debates e pesquisa sobre o fortalecimento dos direitos das mulheres

Julia Bruce

A Casa das Mulheres da Maré, em parceria com a King’s College de Londres, promoverá o encontro "Estratégias das mulheres de favela para o enfrentamento às violências"

O evento será no dia 15 de julho, a partir das 13h, na Casa das Mulheres da Maré, e contará com a presença de tecedoras da Redes da Maré e outras mulheres potentes. Serão discutidos temas, como violências de gênero e direito de mulheres lésbicas. 

No mesmo dia, haverá o lançamento da pesquisa: “Resistindo às violências de gêneros: construindo dignidades de mulheres através da resiliência comunitária no Rio de Janeiro”, que foi feita com mulheres da Maré entre 2020 e 2022, e os resultados foram apresentados em Londres em maio deste ano. Por meio de grupos focais e entrevistas individuais, as análises buscaram mapear os caminhos formais e informais, individuais e coletivos, que mulheres residentes de comunidades urbanas periféricas, especificamente das favelas da Maré, encontram para resistir às violências de gênero. Toda a estrutura da apresentação de Londres será trazida para a Casa das Mulheres da Maré.

A pesquisa é liderada pela King’s College London (Departamento de Geografia) e pela Redes da Maré, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), People’s Palace Projects, Queen Mary University of London e o Museu da Pessoa, com financiamento da British Academy.

Confira a programação:

  • 13h - Abertura

 

  • 14h - Mesa 1: Resistindo às violências de gênero: construindo dignidades das mulheres através da resiliência comunitária no Rio de Janeiro, com:

Fernanda Vieira - Psicóloga na Casa das Mulheres e mestre em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ

Andreza Dionisio - Articuladora na Casa das Mulheres da Maré e Assistente Social em formação

Moniza Rizinni - Pesquisadora Associada da King’s College London, pesquisadora de pós-doutorado da UFRJ, e doutora pela Birkbeck School of Law

Dr. Cathy Mcilwaine - Professora de Geografia do Desenvolvimento e vice-reitora da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas da King’s College London

Julia Leal - Mediadora; Assistente Social pela UFRJ, mestre em serviço social pela UFRJ e coordenadora da Casa das Mulheres da Maré

 

  • 16h - Mesa 2: Que caminhos fortalecem os direitos de mulheres lésbicas de favelas? com:

Jaqueline Andrade - Atriz, assistente social no CCLGBTI-Maré e Fundadora da Cia Marginal

Dayana Gusmão - Assistente Social, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (Unirio) e Coordenadora Geral da Casa Resistências Espaço de Cultura Mareense

Jooe Lins - Coordenador de equipe e distribuidor do Jornal Maré de Notícias

Kamilla Valentim - Psicóloga e mestranda pelo PPGP-UFRJ. Mulher negra, lésbica e cria da Maré

Rebecca Lorindo -  Mediadora, mareense, lésbica e mobilizadora da Casa das Mulheres da Maré

 

  • 18h - Encerramento com show de hip hop da Natalhão.

 

Haverá também uma instalação sobre experiências de imigrantes brasileiras em Londres, onde serão apresentadas imagens da performance “Lutamos no Escuro'', formada por 12 mulheres brasileiras imigrantes, uma resposta aos dados da pesquisa “Não se pode lutar no escuro”, liderada pela acadêmica Cathy McIlwaine (King’s College London) entre 2016 e 2018, em parceria com o Serviço de Direitos Humanos para Mulheres Latinoamericanas (LAWRS), no Reino Unido. Foi um dos primeiros trabalhos que publicou dados sobre os tipos de violência de gênero vivenciadas por mulheres brasileiras migrantes em Londres. Além disso, será exibida a série de vídeos "Mulheres da Maré: arte, dignidade e resistência".

 

Endereço: Casa das Mulheres da Maré, Rua da Paz, 42 - Parque União

Stay tuned! Sign up for our newsletter