return
Coordenadora do Maré de Sabores recebe prêmio internacional ‘50 Next’

Julia Bruce

No último dia 24 de junho, a coordenadora da Casa das Mulheres da Maré, Mariana Aleixo, recebeu o prêmio 50 Next, em Bilbao, na Espanha, representando o projeto Maré de Sabores. Essa premiação tem como objetivo apresentar a próxima geração da gastronomia, o futuro da área.

Um dos principais motivadores para esse resultado foi o trabalho de segurança alimentar frente à pandemia, desenvolvido em 2020 na campanha ‘Maré diz NÃO ao coronavírus'.

Essa lista, com 50 nomes, é organizada pela revista britânica Restaurant, a mesma do ranking The World’s 50 Best Restaurants, que elege os melhores restaurantes do mundo. Por isso, estar na lista dos 50 Next é tão importante para a Redes, para a Maré e para as demais favelas do Brasil, tendo em vista que isso representa o acesso a um espaço exclusivo.

Os premiados foram escolhidos a partir de uma lista com 700 candidatos. No prêmio 50 Next havia representantes de 34 países. Vindos do Brasil, além de Mariana, tínhamos apenas mais um nome: o do paulistano Thiago Vinícius da Silva. 

Mariana Aleixo, coordenadora da Casa das Mulheres da Maré e do Buffet Maré de Sabores, destacou a importância de ter recebido o prêmio: "Para nós, este prêmio é muito importante, pois, dentro de uma lista que compõe a alta gastronomia mundial, um projeto como o Buffet Maré de Sabores estar nele, é uma vitória. Fazemos parte desta potência que é a gastronomia popular dentro da autenticidade que a gente se propõe a entregar em nossas comidas.", disse.

Foto © Douglas Lopes

Stay tuned! Sign up for our newsletter