voltar
Redes da Maré e Eliana Sousa Silva são citadas em posse da nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília (DF)

Julia Bruce e Gracilene Firmino

Hoje (2), em Brasília (DF), a nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, tomou posse do cargo, oficialmente. Em seu discurso, a responsável por essa pasta tão importante citou a Redes da Maré e sua diretora e fundadora, Eliana Sousa Silva, relembrando a campanha Vacina Maré - a primeira vacinação em massa em um conjunto de favelas no Brasil.

Nísia falou da importância da instituição e do impacto de campanhas articuladas, entre periferias, favelas e a academia, na superação de obstáculos. A primeira mulher à frente do Ministério da Saúde também falou da campanha Vacina Maré, uma iniciativa da Fiocruz, realizada pela Redes da Maré em parceria com a Prefeitura do Rio, em julho de 2021. A campanha é um caso de sucesso no território, pois foi a primeira vacinação em massa em um conjunto de favelas.

Nísia reforçou que sempre foi uma pessoa de fortes relações com os movimentos sociais, seja como participante, no diálogo com o seu papel, na academia ou na área institucional pela Fiocruz e agradeceu o trabalho deles, enfatizando a presença de Eliana Sousa Silva na cerimônia. “Quero cumprimentar, na pessoa de Eliana Sousa, diretora da Redes da Maré, com quem pude realizar um intenso trabalho e que eu considero um dos exemplos para o país de como as nossas periferias e favelas, quando unidas em trabalho articulado com a academia, podem superar obstáculos. A vacinação na Maré foi um sucesso e é um motivo de grande alegria para todos”, disse.

Nísia Trindade Lima nasceu em 1958, no Rio de Janeiro. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) - na qual é professora -, mestre em Ciência Política e doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ, atual IESP). Em 2017, chegou à presidência da Fiocruz, tendo papel fundamental desde o início da pandemia do coronavírus, a partir da produção de vacina 100% nacional contra a covid-19 junto à AstraZeneca, fornecendo mais de 200 milhões de doses ao Ministérios da Saúde.

 

Vacina Maré: união da ciência, saúde e mobilização

Do dia 27 de julho a 04 de agosto de 2021, foi realizada a campanha da vacinação em massa contra o coronavírus (covid-19): a Vacina Maré. Cerca de 37 mil moradores da Maré acima de 18 anos foram vacinados somente nesse período. A meta da campanha era vacinar 31% da população adulta do território (cerca 31 mil pessoas), e acabou sendo atingida já no terceiro dia da iniciativa, representando 99,14% do público-alvo atendido, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que decidiu, então, estender por mais três dias o calendário. A campanha também realizou um mutirão de busca ativa pelo território, de porta em porta, para localização e orientação de moradores que ainda não tinham tomado a primeira dose.

 

A Vacina Maré faz parte de um estudo liderado pela Fiocruz, que vem avaliando o efeito da vacinação, monitorando a circulação de novas variantes e promovendo um acompanhamento em saúde de 2 mil famílias para estudar e mapear a transmissão do vírus no ambiente familiar. Durante a pesquisa, é feita a aplicação de questionários que levantam informações para além da covid-19, como a utilização e acesso a serviços de saúde, existência de comorbidades, situação da saúde mental e dados sociodemográficos dos moradores.

Atualmente, 93,4% da população mareense está imunizada com pelo menos duas doses da vacina contra a covid-19 e a campanha de vacinação contribuiu para uma queda de 89% no número de óbitos entre pessoas infectadas na Maré. Veja a reportagem completa aqui.

 

Coletiva de imprensa realizada no primeiro dia da vacinação na Maré (29/07/2021), na Clínica da Família Adib Jatene, na Vila dos Pinheiros. Da esquerda para a direita: Daniel Soranz, secretário de Saúde, Renan Ferreirinha, secretário de Educação, Fernando Bozza, coordenador do estudo da Fiocruz, e Eliana Sousa, diretora e fundadora da Redes da Maré. Foto © Douglas Lopes

 

Foto topo: © Douglas Lopes

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!