PROJETO

Desde março de 2023, o projeto Respira Maré está realizando uma série de diagnósticos sobre a qualidade do ar, identificando as ilhas de calor e observando os impactos na saúde dos moradores da Maré. A proposta é que, após analisar os dados, façamos uma intervenção pedagógica de cunho ambiental no espaço público.

Por que fazer isso?

O território da Maré localiza-se entre as três principais vias de acesso da cidade do Rio de Janeiro (a Linha Vermelha, a Linha Amarela e a Avenida Brasil), recebendo uma forte poluição atmosférica. Além do tráfego de veículos, a Maré fica a apenas 14 km da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) - uma das maiores do Brasil em capacidade instalada de refino de petróleo e uma das principais fontes de poluição atmosférica da região metropolitana.

Atrelado a essa questão, a Maré ainda tem poucas áreas verdes, como o Parque Municipal Ecológico Cadu Barcellos e a Vila Olímpica da Maré, as quais atuam diretamente no controle da temperatura local e sua ausência no território só influencia no aumento de calor anormal (formando as chamadas “ilhas de calor”) frente à tendência de aquecimento global.

De acordo com o relatório “O estado da qualidade do ar no Brasil” (2021) do World Resources Institute (“Instituto de Recursos Mundiais”), os problemas ambientais atingem diferentes regiões e/ou porções da população com impacto desigual: crianças, idosos e pessoas mais pobres estão mais expostos aos efeitos danosos da poluição e do calor extremo. A falta de dados e de regulação jurídica são os principais desafios a serem enfrentados aqui.

PARCERIA INTEREIXOS

O Respira Maré é realizado pelo eixo Direitos Urbanos e Socioambientais em parceria com o eixo Direito à Saúde. Essa parceria surge da concepção de que para focar na questão ambiental, é preciso estar conectado com outros direitos e áreas do conhecimento, visto que o objetivo dessa parceria é pensar em soluções conjuntas que impactem na qualidade de vida dos moradores da Maré. Logo, ao olhar para a qualidade do ar, ilhas de calor e seu impacto na vida do morador, tem-se como foco compreender como esses problemas afetam a vida cotidiana dos moradores, pensar em soluções, mas também chamar atenção para o fato de que a questão ambiental é diretamente conectada entre indivíduo e natureza.

Foto 1: Parque Municipal Ecológico Cadu Barcellos, localizado na favela Vila dos Pinheiros.

Foto 2: Medidor de qualidade do ar que está sendo utilizado pelos agentes ambientais do projeto. O aparelho é capaz de medir HCHO (formaldeído, uma matéria-prima química para de produtos industriais); PM2,5 (“material particulado” presente em aerossóis); PM10 (“material particulado” presente na poluição atmosférica); CO² (dióxido de carbono) e a temperatura.

Entre as linhas de ação da Redes da Maré, a pesquisa é dividida entre o diagnóstico e produção de conhecimento sobre a região e a incidência nas políticas públicas, sistematização e difusão do saber.

A primeira inclui a medição de qualidade de ar em todas as 16 favelas da Maré, entre março e setembro de 2023, para a identificação e mensuração das ilhas de calor e seus possíveis motivos, além de um levantamento de dados públicos sobre possíveis doenças motivadas pela má qualidade do ar junto à Coordenadoria Geral da Atenção Primária CAP 3.1.

A segunda linha de ação inclui diversos encontros com moradores, atores locais e poder público para incidir politicamente sobre os direitos dos mareenses frente a esse contexto.

Foto abaixo: Fotos 01 e 02: Os agentes ambientais Luiz Carlos da Costa e Marcela de Melo estão entre os cinco selecionados via edital da Redes da Maré em fevereiro de 2023. Entre suas realizações no projeto, estão a ida a campo periodicamente para medir dados atmosféricos; a identificação e mapeamento das áreas verdes da Maré; a participação em reuniões de equipe; a sistematização e organização dos dados; além da elaboração de relatórios periódicos sobre o trabalho realizado.



Maré de Notícias: Memória e luta pela preservação da área verde da Maré . 18.05./2023 . por Hélio Euclides e Teresa Santos

 

Veja a matéria completa aqui



Maré de Notícias: Parque Ecológico da Vila dos Pinheiros mobiliza juventude e recebe nome de morador . 17.05.2022 . por Hélio Euclides

 

Veja a matéria completa aqui



Maré de Notícias: Maré 40º graus . 05.02.2021 . por Edu Carvalho

 

Veja a matéria completa aqui



Maré de Notícias: Campanha desenvolve trabalho para falar sobre mudanças climáticas na Maré . 29.01.2021 . por Edu Carvalho

 

Veja a matéria completa aqui



data_labe: Floresta e favela são palavras rivais? . 14.12.2021 . por Vinicius Lopes

 

Veja a matéria completa aqui



Maré de Notícias: Respira, Maré: localização entre vias expressas representa alerta para saúde respiratória . 28.10.2021 . por Tamyres Matos

 

Veja a matéria completa aqui



Maré de Notícias: Iniciativas na Maré criam alternativas de arborização no território . 30.09.2021 . por Hélio Euclides

 

Veja a matéria completa aqui

 

 

 

 

O Maré Verde tem como objetivo contribuir na luta pela justiça ambiental e construir uma agenda que paute as questões ambientais na Maré como um direito básico da população. Conheça mais sobre o projeto Maré Verde e suas outras atuações no Conjunto de Favelas da Maré:

MARÉ VERDE

ENDEREÇO

R. Srg. Silva Nunes, 1012 - Nova Holanda, Rio de Janeiro - RJ, 21044-242 Telefone: (21) 3105-5531

CONTATO DO RESPIRA MARÉ

Email: eixodusa@redesdamare.org.br

WhatsApp da Redes da Maré: (21) 99924-6462

EQUIPE

Coordenação geral: Everton Pereira, Luna Arouca e Shyrlei Rosendo

Coordenação da Pesquisa: Shyrlei Rosendo e Carol Dias

Coordenação de Campo: Rian de Queiroz

Assistente de Coordenação de Campo: Diana Souza

Agentes ambientais: Bianca Teixeira, Carlos Daniel Felix, Luiz Carlos da Costa, Marcela de Melo e Ygor Fabregas

Colaboradores e Consultores: Otávio Ranzini e Carol Galiazze

Produção de dados: Sorayda Aguilar (pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio)

PARCEIROS APOIADORES

Instituto Clima e Sociedade (ICS)

NOTÍCIAS


Mais fotos do Respira Maré

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!