PROJETO

 

No final de 2019, a Redes da Maré estabeleceu uma parceria com o Fundo Malala para que, juntos, pudéssemos garantir educação para todas as meninas e adolescentes da Maré. A partir da afinidade entre as duas instituições, nasceu o projeto ‘Toda Menina na Escola’. A potência do Fundo Malala, somada à vocação educacional da Redes da Maré, visa ampliar o direito à educação de qualidade e gratuita para as mais de 8.500 meninas entre 11 e 17 anos, residentes na Maré. Temos também como objetivo incidir em políticas públicas que garantam o cumprimento das medidas propostas. O projeto tem duração prevista de três anos e teve início em abril de 2020.

Pesquisa Educação de Meninas e COVID-19

Com a pandemia e a consequente necessidade de suspensão das atividades pedagógicas presenciais, nas escolas, o marco inicial do projeto foi uma pesquisa no território para saber mais sobre os impactos da Covid-19 nos estudos das meninas. Através de questionários online e pesquisa de campo, foram identificados obstáculos nas suas trajetórias educacionais. A pesquisa contou com a participação de mais de mil meninas e mulheres estudantes e moradores da Maré, a partir de 6 anos de idade. Ela foi realizada no segundo semestre de 2020 e lançada em março de 2021.

ETAPAS DO TRABALHO




BUSCA ATIVA

Através de informações de diferentes fontes ou de busca espontânea, são feitas visitas domiciliares para encontrar meninas que não estejam estudando ou que estejam com baixa frequência escolar.



IDENTIFICAÇÃO / RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Depois do contato com as famílias e da identificação dos motivos da infrequência e evasão das meninas, são buscadas soluções para a reinserção nas escolas, através das redes locais e equipamentos públicos de educação, saúde e/ou assistência social.



ADVOCACY

Fomentar a articulação entre as redes estadual e municipal de educação; fortalecer a discussão de gênero nas escolas da Maré; contribuir para a busca de alternativas para a reposição de aulas perdidas por conta de conflitos armados; estimular a articulação intersetorial, principalmente entre equipamentos públicos de educação, assistência social e saúde. 

Sobre o projeto “Toda Menina na Escola”


A iniciativa busca ampliar o direito à educação de cerca de 8.589 meninas entre 11 e 17 anos, residentes na Maré. Pretende-se, além da identificação de meninas fora do ambiente escolar ou com pouca frequência, promover sua recepção e reintegração nas escolas. Considerando alguns fatores, como o baixo número de escolas do 6º ao 9º ano, o alto índice de evasão do ensino médio, a distorção por idade e a discussão escassa de gênero nas escolas públicas, o projeto tem 3 objetivos principais: garantir o direito constitucional à educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos em idade escolar; realizar busca ativa do público prioritário; articular instituições públicas de diferentes áreas para cumprir integralmente a legislação.


 

O Malala Fund é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que apoia iniciativas para que todas as meninas possam ter acesso a 12 anos de educação gratuita, segura e de qualidade. Foi fundado, em 2013, por Malala Yousafzai, ativista pela educação feminina e por seu pai, Ziauddin Yousafzai. O fundo atua em oito países: Afeganistão, Brasil, Etiópia, Índia, Líbano, Nigéria, Paquistão e Turquia. No Brasil, apoia sete instituições nos estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, entre elas a Redes da Maré.

MALALA YOUSAF

Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel, e é conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação. Em 2013, Malala foi capa da revista Time e considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. No mesmo ano, Malala discursou na sede da Organização das Nações Unidas, pedindo acesso universal à educação.

EQUIPE

 

COORDENAÇÃO

Andreia Martins e Alessandra Pinheiro

 

EQUIPE

Alessandra Prado
Elza Souza
Maria Daiane Alves
Claudia Martins
Ana Claudia Brito
Zeneida Duarte
Edilene Rodrigues
Doralice Soares
Debora Souza Garcia
Nívia Claudia Katica
Tereza Cristina Silva
Vanessa Carneiro Garcia
Zeneida Duarte

 

PARCEIRO APOIADOR

Fundo Malala 

 

Créditos fotos: Yasmin Velloso / Fundo Malala

NOTÍCIAS


PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!