voltar
Joelma Souza

Transformar e reconhecer


Esta é a coluna Quem Tece a Redes, um compilado das histórias de pessoas que constroem a nossa organização e que tecem todos os dias o que fazemos de melhor: ações e projetos para moradores da Maré. Conheça aqui essas histórias, trajetórias, experiências e a própria história da Redes da Maré - e como esse trabalho e os desafios enfrentados a partir da pandemia os têm transformado.

Joelma Sousa está há 10 anos na Redes da Maré. Chegou pelo Censo Maré e não saiu mais. “A Redes traz pra gente, pra quem é da Maré, e pra quem também não é, aquela sensação de amor eterno”, foi assim que a assistente social resumiu a relação dela com a organização. Joelma é nascida e criada na Maré. Já foi moradora da Nova Holanda e do Parque Maré. E foi durante a pandemia que ela descobriu mais sobre si, e, sobretudo, sobre a importância e impacto do trabalho que desenvolve.


Ela fez de tudo um pouco na Campanha 'Maré diz NÃO ao Coronavírus', coordenou o trabalho de desinfecção das ruas da Maré e se aplicou na gestão da equipe social, no atendimento de algumas demandas importantes, como as que exigiram visitas domicilares. E foi aí que percebeu que precisava, inclusive, fazer cada vez mais por pessoas como aquelas com quem teve contato.

Joelma conta que saiu de uma dessas visitas muito afetada pela vulnerabilidade econômica, emocional e até física de uma mãe que havia perdido seu filho recentemente. Aquele momento fez ela reconhecer que o trabalho feito por ela e pela Redes da Maré ia muito além de ações para o enfrentamento da crise gerada pela pandemia. Ela percebeu que seu papel ali representava também um lugar de escuta.

O que Joelma espera para o pós-pandemia é que os direitos, garantidos pela nossa Constituição, sejam efetivados: “a Redes da Maré me transformou na pessoa e na profissional que eu sou hoje, nas ‘Joelmas’ que sou hoje. Espero ser uma profissional de excelência, uma moradora de referência. Que tudo que a Maré me deu, eu dê de volta”. Falamos pra ela: você já é, Joelma!

 

 

 

 

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2020.

 

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!