PROJETO

O projeto “Primeira Infância na Maré: acesso a direitos e práticas de cuidado" busca criar caminhos e condições para ampliar direitos de crianças de 0 a 6 anos e identificar, conhecer e fortalecer práticas de cuidado e atenção, envolvendo as famílias e a comunidade da Maré. A construção de diagnóstico sobre as primeiras infâncias na Maré e o apoio às famílias são os principais objetivos da iniciativa. A ideia é compreender as violações de direitos e buscar caminhos de como assegurar o acesso a estes com qualidade.

 


Por que a Primeira Infância é tão importante?

A primeira infância (de 0 a 6 anos) é muito importante na formação da pessoa, onde o ambiente e tudo que acontece ao seu redor influencia na sua formação.

São nos primeiros anos de vida que a criança aprende a falar, se relacionar, comer e fazer escolhas, experimentando o mundo que se mostra para ela e reproduzindo comportamentos que aprende pelos exemplos do ambiente.

Como atuamos?

 

1. Pesquisa para construção de diagnóstico das Primeiras Infâncias da Maré 

Desde fevereiro de 2021, a equipe do projeto vem fazendo uma pesquisa no território da Maré para entender a realidade das famílias que têm crianças com idade entre 0 e 6 anos, e como acessam serviços essenciais para o seu desenvolvimento. Foram coletados dados quantitativos e qualitativos a partir da pesquisa de campo, que também realizou aproximadamente 2.000 entrevistas à famílias com crianças na primeira infância das 16 favelas da Maré, no período de junho de 2021 até abril de 2022.

Para encontrá-las, foram utilizados os endereços do Censo Maré e uma metodologia que ajuda a encontrar residências com crianças de 0 a 6 anos.

Ao mesmo tempo, estão sendo feitas entrevistas com os equipamentos públicos do território.

Os dados serão analisados e combinados com as informações quantitativas das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e entrevistas qualitativas com representantes desses órgãos.

 

Veja a pesquisa completa aqui

 

2. Formação continuada dos colaboradores da instituição e organizações parceiras

Introdução ao tema da primeira infância.

As formações recebem os Equipamentos de Educação Infantil (EDIs), creches e escolas, além dos atores de assistência e saúde, e da organização Luta Pela Paz.

Cerca de 150 pessoas participaram dos últimos cinco encontros, entre tecedores da Redes da Maré e organizações.

Ao final da pesquisa, serão realizados debates e análises dos dados coletados.

 

3. Incidência Política

• Debates com o poder público sobre o conhecimento produzido pensando em políticas públicas.

• Reuniões com instituições de defesa e garantia de direitos da criança como: Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e Segunda Vara da Infância.

• Todas as reuniões estão acontecendo de forma remota desde o início da pandemia.

• Consolidação de dados e informações, após a conclusão da pesquisa, que podem servir de insumos para a possível elaboração de ações e programas de políticas públicas.

 

4. Acompanhamento de 50 famílias

Do banco de dados do Primeira Infância, consolidado a partir da campanha ‘Maré diz NÃO ao Coronavírus’, foram selecionadas 50 famílias com crianças na primeira infância que se encontram em condições de insegurança alimentar, entre outras questões sociais. Elas estão sendo acompanhadas ao longo do projeto por uma equipe psicossocial a fim de atender suas demandas de segurança alimentar e nutricional, e ainda realizar rodas de conversa mensais sobre cuidados na primeira infância, nutrição e outros temas relacionados.

A metodologia passa pela produção de conhecimento, incidência em políticas públicas e acolhimento e acompanhamento de famílias com crianças de 0 a 6 anos. Os resultados das ações serão divulgados ao longo do ano neste site e nas redes sociais da Redes da Maré. Estão previstos ainda outros materiais de síntese dos dados e exposição dos aprendizados, como boletins e vídeos mostrando as ações.

Qual a importância da primeira infância?

A primeira infância é o período dos primeiros seis anos de vida do ser humano. Durante essa fase, os estímulos e experiências determinam o potencial cognitivo das crianças. Estudos mostram que, logo nos primeiros anos, desenvolvemos a maioria das nossas ligações neurais, sendo o momento de maior possibilidade para formação de competências. Além disso, também são desenvolvidas estruturas físicas, psíquicas e habilidades sociais. Assim, é fundamental que lutemos por políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento de nossas crianças. Não podemos permitir que limitem o potencial de quem nasce em favelas e periferias!

Quais são os direitos da criança?

Toda criança tem direito a ter documentos e ser chamada pelo nome desde que nasce, ser vacinada e ser acompanhada pela unidade de saúde, como recomenda o Ministério da Saúde (MS), e ter a companhia dos responsáveis, em período integral, durante internação em hospital. Toda criança tem direito a viver em um ambiente afetuoso e sem violência, brincar e aprender. Toda criança tem direito à água potável e alimentação saudável, serviços de saúde e de assistência social de qualidade, creches e escolas públicas de qualidade, localizadas próximo à sua residência, lazer e à prática de esportes, entre outros. 

 

VEJA AQUI O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA)

 

 

O Primeira Infância na Maré conta com consultoria da instituição Conhecimento Social, que presta consultoria de Avaliação e Monitoramento em todas as etapas do projeto. Desde o início da empreitada, recebemos orientação da professora Doutora da USP Ilana Katz, especialista no tema. A realização é da Redes da Maré.

EQUIPE

Coordenações: Vanessa de Paula

Pesquisadoras: Adelaide Rezende e Andreia Cidade

Psicóloga: Laíza Sardinha

Assistente Social: Alexandra Cardoso

Pesquisadoras de campo que participaram da etapa de PesquisaAção: Solange Silva, Larissa Cerqueira, Alessandra Cunha, Vanusa Pessanha, Martha Martins, Jordana Farias, Vanessa Pereira e Débora Garcia

Assessora especialista: Ilana Katz

 

CONTATO DO PRIMEIRA INFÂNCIA

E-mails: eixosegurancapublica@redesdamare.org.br

WhatsApp da Redes da Maré: (21) 99924-6462

Endereço: Rua Sargento Silva Nunes, 1012 - Nova Holanda (9h às 17h)

NOTÍCIAS


Mais fotos do projeto Primeira Infância na Maré

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!