PROJETO

O “Fórum Basta de Violência! Outra Maré é possível…” é um espaço de debates temáticos e propositivos no campo dos desafios da política de segurança pública na Maré fruto de uma articulação criada entre mareenses, Associações de Moradores do Conjunto das 16 Favelas da Maré, lideranças comunitárias, instituições públicas e não governamentais do território.

Desde fevereiro de 2017, esses atores se reúnem mensalmente para debater caminhos que a curto, médio e longo prazo contribuam para a consolidação do direito à segurança pública nas 16 favelas do bairro, pensando e construindo estratégias coletivas perante a situações de violações de direitos na Maré. O trabalho do Fórum se iniciou com o acirramento do contexto de violência na Maré em 2016.


Com o objetivo de dar um basta à violência, diferentes segmentos da sociedade, incluindo a Redes da Maré, vêm se reunindo mensalmente por meio de rodas de conversas, reuniões e atividades de mobilização comunitária, para pensar em estratégias de enfrentamento a estas violências. Os encontros propostos por este Fórum pretendem construir caminhos e espaços coletivos de escuta, acolhimento e formulação de propostas que nos permitam agir e enfrentar, de forma organizada, esse processo de conquista pelo direito à segurança pública na Maré.

Os encontros ocorrem toda segunda terça-feira do mês, no auditório da Escola Municipal Bahia, de 10h às 12h.

A Marcha da Maré foi um evento organizado em 2017 pelo “Fórum Basta de Violência! Outra Maré é Possível…, diante de um contexto de escalada na violência da Maré. Nos primeiros 3 meses daquele ano, 13 moradores foram mortos e 17 ficaram feridos em operações policiais. Os serviços de saúde e de educação foram interrompidos, contabilizando 17 dias sem atendimentos nos postos de saúde e 11 dias sem aulas nas escolas, durante o período. A Marcha teve como objetivo chamar a atenção do poder público e de todo o conjunto da sociedade para o problema, que deve ser do interesse de todos. Neste dia, mais de 5 mil pessoas caminharam pelas ruas da Maré.

 

Veja algumas produções do Fórum:


Plano de Redução de Danos às Violências na Maré (2018)


A organização das propostas sistematizadas no documento contribuíram para a construção de um Plano de Redução de Danos às Violências na Maré. Foi feita uma consulta pública aos moradores nas ruas e através das redes sociais da Redes da Maré. O Fórum teve respostas de 287 pessoas, além de um debate público que reuniu em torno de 100 pessoas que puderam discutir e trazer propostas para redução da violência armada na Maré. A pergunta orientadora dos debates foi: “O que o Estado pode fazer para diminuir as violências na Maré?”.

 

 


Carta-manifesto Fórum Basta de Violência! Outra Maré é Possível… (2017)


Carta-manifesto produzida pelos moradores da Maré, Associações de Moradores e instituições que atuam no território. Nela estão descritos os motivos pelos quais o Fórum pede um basta na violência na Maré. É inaceitável que todos que vivem e trabalham na Maré tenham que passar, cotidianamente, por situações de violência! Este conjunto de violências traz prejuízos emocionais, físicos e financeiros a todos que moram e circulam pela Maré, atingindo diretamente o desenvolvimento social e econômico da região.

 

 

Foto abaixo: Foto 01 e 02: Reunião geral no primeiro semestre de 2023 do Fórum, na Escola Municipal Bahia.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2022

Em maio de 2022, foi lançado o site do “Fórum Basta de Violência! Outra Maré é Possível…”. Foi realizada uma atividade de colagem de lambe pelas ruas da Maré com o QR Code do site para divulgação. | Junto às ações de divulgação do trabalho do Fórum, a equipe acompanhou de perto o andamento da ADPF 635, conhecida como a ADPF das Favelas, julgada pelo Supremo Tribunal Federal, um marco na luta pela redução da letalidade policial nas favelas.

2021

Nos dias 16 e 19 de abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizou Audiência Pública para discutir estratégias para redução da letalidade policial no estado do Rio de Janeiro. Integrantes de movimento de favelas, movimento de mães de vítimas, movimento negro, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil participaram da audiência. Veja na íntegra a audiência pública realizada em 16/04/2021.

2020

No primeiro ano da pandemia do coronavírus, a equipe do Fórum uniu forças com os moradores, organizações sociais e serviços da Maré nos movimentos de ajuda mútua e garantia de direitos, durante a campanha Maré diz NÃO ao coronavírus, organizada pela Redes da Maré.

2019

Foram organizadas visitas de entidades públicas à Maré: Visita do Conselho Nacional de Direitos Humanos e da comitiva do Ministério Público Federal. Ao final, um relatório de recomendações foi elaborado e entregue ao governo federal. | Em julho, ocorreu o evento de celebração de dois anos da “Marcha contra a Violência na Maré”, na Praça da Paz | Foi realizada uma mobilização para pedir o restabelecimento da ACP da Maré, por meio de cartas e desenhos de crianças e jovens da Maré, as “Cartas da Maré”. Em agosto, mais de 1.500 cartas e desenhos com pedidos de paz para a Maré foram entregues para o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. | Ato ecumênico realizado em homenagem às vítimas da violência armada em dezembro de 2019. | Cine-debate em homenagem à ex-vereadora do Rio de Janeiro e cria da Maré, Marielle Franco, junto aos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Maré (CEJA Maré). Marielle foi uma das pessoas que ajudou a construir este Fórum. | Início do julgamento da ADPF das Favelas, com o objetivo de garantir que as operações policiais no estado do Rio de Janeiro ocorressem dentro da lei, sem violações de direitos, abusos e violências.

2018

Atividades focadas na redução dos danos causados pela violência armada, como o “Plano de redução de danos às violências na Maré”, feito a partir de uma consulta pública no território e o evento “Perturbando o juízo | Ação Civil Pública”, em julho. O Fórum pressionou as autoridades pelo cumprimento da ACP que prevê a presença de ambulância, câmeras e GPS nas viaturas durante as operações policiais. | Em setembro de 2018, o Fórum convidou os candidatos ao cargo de Governador do Estado do Rio de Janeiro para um debate. Cerca de 300 pessoas presentes puderam ouvir as propostas de governabilidade para o território da Maré.

2017

Construção da Carta Manifesto do Fórum Basta de Violência! Outra Maré é possível ; Encontro ampliado do Fórum “Basta de Violência! Outra Maré é possível!” que reuniu cerca de 200 pessoas para a construção de uma carta manifesto do Fórum; Marcha contra a Violência da Maré; Caminhada na Maré que reuniu mais de 5 mil pessoas, em um protesto pacífico, reivindicando o fim da violência nas 16 favelas que compõem o Complexo da Maré.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

NOTÍCIAS


Mais fotos de Outra Maré É Possível

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!