voltar
Mais de 80 mulheres do Maré de Sabores já se formaram no primeiro semestre de 2023

Julia Bruce

Nos 13 anos de comemoração da história do projeto no Conjunto de Favelas da Maré, o impacto do Maré de Sabores na vida de diversas mulheres mareenses vem crescendo de forma cada vez mais potente e singular. Já são 88 mulheres formadas somente nos seis primeiros meses de 2023 e mais de 3 mil refeições foram produzidas e entregues aos moradores mais vulnerabilizados nas 16 favelas da Maré.

A criação do projeto Maré de Sabores em 2010, com oficinas de formação em gastronomia para mães de alunos do CIEP Operário Vicente Mariano, na Baixa do Sapateiro, deu início a um projeto maior da Redes da Maré para atrelar o desenvolvimento territorial a iniciativas ligadas à área de gastronomia. A partir da formação, o Maré de Sabores abriu uma outra frente de trabalho: o buffet, uma iniciativa para geração de renda na qual trabalham mulheres formadas nas oficinas do Maré de Sabores.

 

Foto: Berg Silva

 

Neste ano, o Maré de Sabores recebeu o prêmio de 2023 do Programa CRIA RJ, na categoria "Impacto Social" - uma plataforma de formação para agentes de cultura, fruição artística e estruturação de negócios, com patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

 

Veja algumas das realizações e impactos no primeiro semestre de 2023:

  • 62 eventos foram realizados pelo Buffet Maré de Sabores;
  • 44 mulheres formadas em Gastronomia Básica;
  • 44 mulheres formadas na profissão de Merendeiras;
  • 88 mulheres passaram pela formação em Gênero e Sociedade;
  • 20 mulheres acessaram o curso de Empreendedorismo e Marketing;
  • 65 mulheres passaram pelo projeto de Orientação Profissional da Casa das Mulheres da Maré;
  • 88 mulheres, que passaram pela formação, foram acolhidas pelo atendimento piscosociojuridico da Casa das Mulheres da Maré;
  • 3.245 refeições foram produzidas e entregues a moradores mais vulnerabilizados nas 16 favelas da Maré;
  • 140 crianças e 60 adultos (responsáveis pelas crianças) da rede municipal existentes nas favelas da Maré participaram de oficinas e atividades educativas sobre alimentação saudável.

 

Em 13 anos de atuação, o Maré de Sabores já formou mais de 1.100 mulheres da Maré.

 

Formatura dos Cursos de Gastronomia Básica e Merendeiras, do Maré de Sabores e Casa das Mulheres da Maré. Foto: Douglas Lopes

 

Maré de Sabores entre as 50 ações mundiais que estão construindo o futuro da gastronomia

Em 2021, o projeto chegou a ser incluído na primeira edição do ‘50Next’, uma lista mundial de pessoas que trabalham e projetam suas ações para moldar o futuro da gastronomia e a coordenadora do projeto, Mariana Aleixo, representou a iniciativa recebendo o prêmio em Bilbao, na Espanha. Um dos principais motivadores para essa conquista foi o trabalho de segurança alimentar frente à pandemia, desenvolvido em 2020 na campanha 'Maré diz NÃO ao coronavírus'. Essa lista, com 50 nomes, é organizada pela revista britânica Restaurant, a mesma do ranking The World’s 50 Best Restaurants, que elege os melhores restaurantes do mundo. Estar na lista dos 50 Next é tão importante para a Redes, para a Maré e para as demais favelas do Brasil, tendo em vista que isso representa o acesso a um espaço exclusivo.  

 

Frente da segurança alimentar com a produção de quentinhas diárias no projeto Maré de Sabores. Foto: Douglas Lopes

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!