PROJETO

Fortalecendo a Justiça Reprodutiva na Maré

O projeto Ascensão da Onda Verde, da Casa das Mulheres da Maré, busca fortalecer as condições de acesso e efetividade de direitos reprodutivos e o direito ao aborto previsto em lei na Maré.

 

Com atividades de mobilização territorial, serviços de acolhimento, pesquisa e incidência política, seu objetivo é desenvolver ações diretas, produzir conhecimento, disseminar informações e construir estratégias para qualificar políticas públicas e serviços de saúde locais, a partir das experiências de mulheres na Maré.

As ações do projeto incluem atividades que envolvam mulheres mobilizadas pelos serviços e projetos da Casa das Mulheres da Maré para orientar as pautas e prioridades do projeto a partir de suas experiências e demandas específicas. Também está incluído o diálogo com profissionais da saúde e educação que atuam na Maré para identificar as lacunas institucionais e de infraestrutura que eles enfrentam.

 

 

O que é o movimento da “Onda Verde”?

A chamada "Onda Verde" foi uma campanha de mulheres pela legalização e segurança do aborto na Argentina em 2018, durante o período de votação do projeto para revisar a lei do aborto de 1921 do país. Milhares de meninas e adolescentes ocupavam as ruas com um lenço verde no corpo que simbolizava a ancestralidade na história política das mulheres na Argentina. O aborto só foi legalizado na Argentina em 2020 e, desde então, o movimento da "onda verde" veio influenciando outros países da América Latina.

 

Fotos 01 e 02: Roda de conversa sobre pobreza menstrual, realizada pela Frente de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Casa das Mulheres (“MARÉAS”) com alunos do preparatório para o Ensino Médio, na sede da Redes da Maré.

 

FRENTES DE TRABALHO

 

 

Mobilização territorial

Ação promovida pela Casa das Mulheres da Maré e o Nosso Instituto em parceria com a Clínica da Família Jeremias, na Nova Holanda, com a realização de consultas e entrega de coletores menstruais e o “Nosso Guia - Pequeno livro de cuidados para as mulheres da Maré”.

A Casa das Mulheres da Maré mobiliza e se articula com escolas e unidades de saúde dentro do território da Maré para fazer avançar o debate sobre justiça reprodutiva. Esta frente envolve:

 

• Construção de espaços de intercâmbios institucionais para estabelecer fluxos de trabalho eficazes e sustentáveis entre serviços locais;
• Criação de campanha local de sensibilização e conscientização da população sobre direitos reprodutivos e aborto previsto em lei;
• Mobilização da população para o engajamento no debate sobre justiça reprodutiva e o direito ao aborto por meio de rodas de conversas;
• Mobilização de profissionais da saúde e educação que atuam na Maré por meio de rodas de conversa.

 

 

Serviços de acolhimento das mulheres da Maré

Ação promovida pela Casa das Mulheres da Maré e o Nosso Instituto em parceria com a Clínica da Família Jeremias, na Nova Holanda. 

Trabalhamos no fortalecimento dos atendimentos e espaço de acolhimento para as moradoras da Maré que têm seus direitos sexuais e reprodutivos violados. Esta frente envolve:

 

• Fortalecimento de espaços de acolhimento na Casa das Mulheres da Maré, buscando acesso a direitos;
• Atendimento para mulheres em situação de injustiça reprodutiva.

 

 

Pesquisa Saúde Reprodutiva na Maré

Roda de conversa sobre dignidade menstrual com as aulas da alfabetização da Redes da Maré. Essa ação foi realizada pela Frente de Direitos Sexuais e Reprodutivos - Maréas, que busca desmistificar alguns tabus em relação ao ciclo menstrual, além de trabalhar a questão da pobreza menstrual. 

A produção e disseminação de dados sobre o quadro geral da justiça reprodutiva na Maré é uma frente crucial para identificar a efetividade e os entraves de políticas públicas e serviços de saúde locais. Com isso, formulamos recomendações, campanhas de sensibilização e desmistificação de tabus.

A pesquisa, iniciada em 2023, está organizada em duas frentes a serem concluídas até o primeiro semestre de 2024. A primeira é um estudo quantitativo sobre o fenômeno do aborto entre mulheres de 18 a 39 anos moradoras das 16 favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Nesta frente, o objetivo é traçar a magnitude do aborto entre as mulheres, com uso das técnicas de urna secreta e de entrevistas estruturadas face-a-face, conforme metodologia utilizada na Pesquisa Nacional do Aborto (PNA).

A segunda frente, qualitativa, consiste na realização de grupos focais e entrevistas com mulheres maiores de 18 anos moradoras da Maré, com o objetivo de compreender suas práticas individuais e coletivas de cuidados reprodutivos e as políticas públicas de saúde reprodutiva a que têm acesso. O estudo tem como objetivo oferecer dados sobre saúde reprodutiva na Maré, a fim de subsidiar ações de saúde pública para mulheres moradoras de territórios de favelas.

 

 

Incidência Política

Roda de conversa sobre saúde sexual e reprodutiva com foco em aborto legal para as alunas dos cursos de capacitação profissional da Casa das Mulheres da Maré..

Para incidir politicamente em pautas estruturantes da justiça reprodutiva no Conjunto de Favelas da Maré com o objetivo de alcançar políticas eficazes de proteção às mulheres, desde sua concepção até práticas de acolhimento cotidianas, construímos uma frente de incidência política que envolve:

 

• Litigância estratégica para fazer a vivência das mulheres da Maré chegar aos fóruns de debate nacionais sobre o aborto, com apoio de parceiros chave como o projeto ‘Diálogos sobre Justiça Reprodutiva: Normas Jurídicas, Políticas Públicas e Práticas de Litígio (Dijure/UNIRIO)’ e Anis Instituto de Bioética;
• Comunicação popular para disseminar informações confiáveis sobre os direitos de mulheres e pessoas que podem gestar, quanto à prevenção e/ou interrupção da gestação;
• Coleta de demandas específicas à Maré para a organização das pautas, estratégias e metas de incidência;
• Articulação em redes feministas nacionais e internacionais para construir ações de advocacy frente ao poder público municipal, estadual e federal visando assegurar o cumprimento da lei e de políticas para mulheres na Maré.

EQUIPE

Coordenação Executiva: Julia Leal

Mobilização e Oficinas: Brenda Vitória Pacífico e Andreza Dionísio

Pesquisa: Carla Gomes

Incidência Política: Moniza Rizzini Ansari

Supervisão Institucional: Maïra Gabriel Anhorn

Gestão Financeira: Ivanise Barbosa

CONTATO DO ONDA VERDE

Email: casadasmulheres@redesdamare.org.br

WhatsApp da Redes da Maré: (21) 99924-6462

PARCEIRO APOIADOR

Fós Feminista

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Anis

Dijure - Diálogos sobre Justiça Reprodutiva, desenvolvido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Três Rios/UFRRJ/ITR e a Universidade Federal Fluminense/UFF)

Mais fotos do Projeto ASCENSÃO DA ONDA VERDE

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!