PROJETO

Em 2016, Jude Kelly visitou a Redes da Maré para conhecer a Casa das Mulheres da Maré, um espaço dedicado a estimular o protagonismo político de meninas e mulheres. A partir deste encontro, Jude Kelly propôs à Redes da Maré o desafio de realizar um festival para reunir as vozes, experiências e ideias das mulheres do Rio de Janeiro, com toda a sua diversidade.

Pensado por mulheres diversas, o Festival WOW tem o objetivo de proporcionar a reflexão acerca das pautas femininas, fomentar o debate, a conexão entre diferentes mulheres e realidades, celebrar as conquistas femininas e exaltar os progressos que elas vêm alcançando, seja coletiva ou individualmente. O WOW acredita na potência dessa união e se movimenta para que o universo feminino conquiste cada vez mais espaços.

Confira o site oficial do Festival »

Revista WOW

Em 2021, o Festival WOW resolveu ampliar o leque de informações para o nosso público. Essa ideia resultou na criação de mais um canal de comunicação: a revista WOW. O intuito da revista é trazer ainda mais pautas, reflexões e aprofundamentos na temática feminina. Veja as edições:

EDIÇÃO #3

A terceira edição da revista WOW - edição especial ECOAR trouxe debates sobre os principais temas levados ao Festival de Ativismo para Enfrentamento da Violência Sexual, com palestrantes e especialistas que debateram neste dia reflexivo, com mais de 12 horas de programação.



EDIÇÃO #2

Começa com a luta das mulheres indígenas e uma marcha histórica protagonizada por elas em setembro. Também caminhamos por músicas e livros, em entrevistas potentes com a cantora Linn da Quebrada e com a escritora e autora da primeira biografia de Sueli Carneiro, Bianca Sueli. Você também entenderá sobre a pobreza menstrual, que afeta milhares de pessoas que menstruam no Brasil.




EDIÇÃO #1

O que é ser mãe na favela? A primeira edição da Revista WOW conversou com as amigas e tecedoras da Redes da Maré, Bruna da Silva, Irone Santiago e Cláudia Maria Oliveira. Unidas pela dor, elas posaram num ensaio inédito para a revista e contaram sobre suas lutas, vidas, militâncias e sonhos.

Saiba mais das últimas edições do WOW:

Festival Ecoar 2022

O ECOAR é um encontro para desencadear conversas, abordar a crise global da violência sexual, contribuir para superar a vergonha frequentemente associada a ela, criar e fortalecer redes de apoio, e dar a todos a chance de dizer às sociedades: basta, a violência sexual deve acabar.

É inspirado no Festival Shameless!, um evento de um dia que reuniu em 2021, em Londres, ativismo e arte para confrontar e mudar atitudes em relação à violência sexual, compartilhar ideias e imaginar um mundo livre de estupro. Shameless! Foi criado em colaboração pelo projeto SHaME, da Universidade de Birkbeck e o WOW - Women of the World. A primeira edição do Festival no Brasil aconteceu no Rio de Janeiro, em setembro de 2022, no MAR, produzido pela Redes da Maré.

Festival WOW Rio 2020 :: Online

Em 2020, em razão da pandemia, o evento foi realizado em uma versão online, mas continuou promovendo um ambiente para que mulheres troquem experiências e saberes. Mais de 30 convidadas estiveram juntas, em uma programação de 12 horas, para refletir sobre esse momento de crise e desafios, através de diálogos, oficinas e intervenções artísticas.

WOW Global 24 2020


Durante a pandemia, mulheres do mundo todo juntaram suas vozes no Festival WOW Global 24 Horas, que aconteceu nos dias 27 e 28 de junho. Com curadoria da Redes da Maré, foi apresentada uma programação de três horas com mulheres ativistas, artistas e acadêmicas para falar sobre o aprofundamento da desigualdade social e de gênero e os impactos econômicos da pandemia entre as mulheres brasileiras.

 

VEJA A PLAYLIST DE VÍDEOS!

 

WOW Meninas 2020

O dia 11 de outubro é declarado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional das Meninas, um momento para celebrar o potencial de meninas de até 18 anos ao redor do mundo e suas conquistas. E também alertar, refletir e visibilizar os desafios enfrentados por milhões delas.

O primeiro Dia Internacional das meninas aconteceu em 2012. Na programação, meninas líderes debateram temas como racismo, pandemia e educação. Para fechar o dia de atividades, aconteceu um show incrível com Mc Soffia. O evento foi transmitido no canal do YouTube e no Facebook do Festival Mulheres do Mundo WOW com curadoria da Redes da Maré.

 

VEJA A PLAYLIST DE VÍDEOS!

 

Esquenta WOW - 2019


Ao longo de 2019, para debater questões definitivas às mulheres, a Redes da Maré realizou o Esquenta WOW, uma série de seis encontros que ocupou diferentes territórios da cidade com atividades nas quatro dimensões do Festival Mulheres do Mundo (WOW) – diálogos, ativismo, empreendedorismo e intervenções de arte e cultura. A ideia foi chamar atenção – até a 2ª edição do WOW, que aconteceu em novembro de 2020, no Rio de Janeiro – para a causa das mulheres, construindo pontes para outros projetos e novas possibilidades, mobilizando e trazendo a agenda das mulheres de uma maneira permanente e sistemática.

Esquenta 2019

Confira as 6 edições do Esquenta WOW 2019 que ocupou diversos territórios da cidade do Rio de Janeiro, promovendo maior acessibilidade e uma maior variedade de públicos:



ESQUENTA #1 | Complexo da Maré

29.03.2019




ESQUENTA #4 | Niterói

29.09.2019 




ESQUENTA #2 | Centro do Rio

15.06.2019




ESQUENTA #5 | Santa Cruz

26.10.2019 




ESQUENTA #3 | Duque de Caxias

10.08.2019




ESQUENTA #6 | Fortaleza

29.11.2019 



Festival Mulheres do Mundo :: WOW Rio 2018

Em 2018 foram três dias de emoção, aprendizado e alegria. O Festival Mulheres do Mundo, que aconteceu de 16 a 18 de novembro de 2018, teve rodas de conversa, partilhas de trajetórias, oficinas e uma intensa programação artística e cultural – e o melhor, tudo de graça! Uma celebração que se espalhou pelo Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã e Pavilhão 1 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro.


Ficha técnica

Curadoria
Redes da Maré

Direção geral
Eliana Sousa Silva

Coordenação do projeto
Geisa Lino e Maíra Gabriel

Pesquisa
Maíra Gabriel, João Aleixo, Vinicius Bernardo e Érica Peçanha

Gerente de produção e comunicação
Geisa Lino

Produção
Bia Policicchio

Produção Londres
Renata Peppl

Assistente de produção
Thais Magalhães

Conteúdo e redes sociais
Amanda Célio e Hananza

Assessoria de imprensa
Julianna Sá - Dobra Comunicação

Comunicação do Esquenta WOW 2019
Andrea Blum

Site
Amapola Rios e Marcos Rogozinski



 

Contato

E-mail 

Site  

Facebook 

Instagram  

Twitter  

Flickr  

 


 

Parceiros

WOW Foundation

SHaME

Wellcome

Birkbeck, University of London

Instituto Cultural Vale

Itaú

Museu de Arte do Rio

OEI

NOTÍCIAS


Mais Fotos Festival WOW

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!