voltar
Formaturas Redes da Maré: Novas histórias sendo escritas

Julia Bruce

2022 foi marcado pela volta das atividades presenciais de diversos cursos da Redes da Maré, como o Escreva Seu Futuro, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Conectando. No fim de ano, mais de 430 alunos do eixo Educação e da Casa das Mulheres da Maré se formaram nos projetos. Os alunos do Escreva Seu Futuro e EJA, por exemplo, foram matriculados em 2021, mas devido à pandemia, precisaram ter aulas e passaram por acompanhamento da equipe a distância. Enfim, no ano seguinte, puderam retomar as atividades presenciais, comemoraram as formaturas e, hoje, estão realizando seus sonhos: ler, escrever ou abrir seu empreendimento.

 

Escreva Seu Futuro

“Eu aprendi muito, o principal, a assinar meu nome. Eu peço muito a Deus para que isso nunca acabe pois muitos precisam. Eu vou continuar estudando, não quero voltar para trás, quero seguir em frente! Pretendo fazer a EJA com o objetivo de aprender a ler e escrever e, futuramente, fazer uma faculdade”, afirma Elaine Alexandre, 59, uma das alunas formadas pelo Escreva Seu Futuro. O projeto de alfabetização para mulheres da Maré teve início em 2019 e veio para garantir o acesso à educação básica e contribuir para a emancipação de mulheres que estiveram afastadas da sala de aula. Ao longo do ano, 44 das 99 alunas ativas de sete turmas foram alfabetizadas. A iniciativa é uma parceria da Redes da Maré, L’Oréal, Lancôme e do Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos.

A metodologia de ensino dialoga com os ensinamentos de Paulo Freire, em que os professores desenvolvem assuntos e atividades de acordo com a realidade das educandas. “A maioria das aulas foram se desenvolvendo a partir do interesse e do que elas me traziam de curiosidades, dúvidas e a partir de vários quesitos que poderiam ajudá-las, como profissionais, direito à saúde, direito à cidade e educação. Acompanhar as alunas foi enriquecedor! No começo do ano, tinham alunas que nem sabiam escrever o nome, alunas tímidas, mas do meio para o final do ano, elas já estavam mais autônomas no processo de alfabetização. elas já conseguiam identificar as letras, os sons das vogais e expor suas opiniões”, relata a educadora Isabela Braz, 26, que atua há um ano no Escreva Seu Futuro.

Estiveram presentes no evento de formatura representando a direção da Redes da Maré, Dona Helena Edir, a coordenadora do eixo Educação, Alessandra Pinheiro, além de Edvânia Ferreira, coordenadora do projeto desde 2019 - ambas como mestres de cerimônia. “Enquanto equipe já vínhamos nos desafiando diariamente desde a pandemia para garantir minimamente um vínculo com as nossas educandas. Fomos nos apoiando, dividindo as angústias e as ideias que conseguimos também nos fortalecer para chegar em 2022 mais engajadas e fortes. Cada reunião, formação, atividade, planilha, relatório foi de grande valia para chegarmos na formatura muito gratas por tudo que vivemos até chegar no dia de celebração”, disse Edvânia. A gerente da Lancôme, parceiro apoiador, Carolina Vidal, e a representante da L’Oréal que acompanha o projeto, Bianca Silva, também participaram. “É muito importante termos essa parceria e conseguir realizar esse projeto no Brasil e especialmente na Maré, visto que esse é um projeto da marca Lancôme que também acontece em outros países”, reforça Carolina. Foto: Paulo Barros

 

 

 

Fotos: Paulo Barros 

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

E não foi diferente na formatura do projeto EJA, da Fundação Roberto Marinho: 53 estudantes do Ensino Médio e dez estudantes do Ensino Fundamental se formaram no Centro de Artes da Maré em uma festa com cerca de 200 pessoas celebrando essa conquista. Esses alunos também ingressaram em 2021, em quatro turmas, e passaram por uma formação de dois anos. A proposta do projeto é atender jovens e adultos da Maré que estão fora da escola por alguma razão ou que não conseguiram concluir a educação básica, a partir da metodologia do Telecurso.

Cristina Martins, 50, foi uma das turmas da EJA que começaram a estudar em 2021, na unidade do prédio central, na Nova Holanda, favela onde sempre morou. Com a pandemia ainda no primeiro ano da formação, ela enfrentou algumas dificuldades, mas não desistiu. “Na prática, algumas vezes, não conseguia estudar por conta da minha situação mental e da falta de internet em casa que nem sempre é boa. Ter concretizado os estudos do ensino fundamental, pra mim, foi muito importante, porque era uma situação que realmente me incomodava. Foi uma experiência única em ver que eu consigo! Foi gratificante saber que a instituição me proporcionou essa oportunidade. A educação é muito importante, pois com conhecimento algumas pessoas te tratam melhor e ninguém te tira”, reflete emocionada. Durante o evento de formatura no CAM, o aluno Rodrigo Alexandre leu uma homenagem que os próprios formandos escreveram:

“A nossa formatura hoje, em 2022, é a prova de que superamos os obstáculos que queriam nos parar e estamos finalizando esse incrível ciclo em nossas vidas! Hoje percebemos que valeu a pena chegar até aqui, seja no ensino fundamental ou ensino médio, chegamos ao fim de uma jornada com muito orgulho do que construímos. Aprendemos que é preciso acreditar nos sonhos que temos, porque nós podemos realizar cada um deles.” (Trecho do discurso dos estudantes na formatura do EJA)

 

Entre os formandos de outros projetos do eixo Educação durante 2022, 160 jovens de 17 a 24 anos se formaram pelos cursos do projeto Nas Ondas da Maré e 36 no curso Espanhol para Tod@s, resultando num total de 374 mareenses formados pelo eixo.

 

 

Fotos: Patrick Marinho

Casa das Mulheres da Maré

Quem dialoga com o mesmo sentimento é a formanda do Curso de Gastronomia Básica Maré de Sabores, Cristiane Cardoso, 47, moradora da Nova Maré. “Através do atendimento terapêutico oferecido pela Casa das Mulheres eu conheci o Maré de Sabores. A experiência foi maravilhosa, hoje, por exemplo, não jogo mais sobras fora, eu as aproveito. Reproduzo em casa para meus filhos, faço bolos, biscoitos e massas. Aprendi muito sobre os alimentos, a gastronomia e ainda consegui uma renda extra trabalhando junto com a equipe no Buffet Maré de Sabores. Sinto o brilho de volta no meu rosto! Estou pra cima e muito confiante”, conta. Só no segundo semestre de 2022, o equipamento formou 92 mulheres nas oficinas de Gastronomia, Confeitaria, Merendeira e Apoio ao Maré de Sabores.

Ao longo de 2022, cerca de 355 alunas foram atendidas pelo projeto (314 formadas) e mais de 1.170 pessoas foram beneficiadas indiretamente. Em relação ao Buffet Maré de Sabores, foram realizados 193 atendimentos para um público de mais de 15 mil pessoas. Desde 2010, o Maré de Sabores deu início a um projeto maior da Redes da Maré para atrelar o desenvolvimento territorial a iniciativas ligadas à área de Gastronomia, abrindo caminhos no empreendedorismo para as mulheres mareenses.

Esse e outros projetos acontecem na Casa das Mulheres da Maré, espaço inaugurado em 2016, no Parque União, para acolher e fortalecer o protagonismo das mulheres do território. A Casa oferece, além da qualificação profissional e geração de renda, atendimento psicossocial e sociojurídico, a Frente Direitos Sexuais e Reprodutivos, alfabetização para mulheres adultas, promoção de arte e cultura, pesquisa e produção de conhecimento.

 

 

 

Conectando

“Grande parte dos alunos têm dado continuidade ao conhecimento adquirido em sala de aula, aplicando os novos saberes na criação de novas fontes de renda ou agilizando suas atividades de trabalho e rotina com as ferramentas digitais”, informou a coordenadora e educadora do Conectando, Aline Galdino, sobre como estão os 74 estudantes formados do Conectando Mulheres e Conectando para alunos do Curso Preparatório para o 6º ano. Iniciado em 2007, o projeto busca promover a inclusão digital dos mareenses e também já formou professores e tecedores da Redes da Maré. “Mais da metade dos beneficiários que chegaram ao projeto em 2022 não sabiam sequer ligar o computador, mas ao concluir o curso já dominavam as principais ferramentas necessárias para o desenvolvimento de suas atividades de rotina e trabalho. Em consonância com algumas das propostas da organização de promover políticas de equidade e diversidade, o Conectando atendeu a um grande público feminino - 59 alunas de um total de 74 beneficiários. Além disso, metade dos nossos alunos atendidos se declararam pretos e pardos”, reforça Aline. Parceiro apoiador, a Orsphaned Starfish Foundation também conseguiu alcançar o objetivo de atender crianças de 11 a 12 anos.

 

 

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!