voltar
Maré de Sabores integra programa de aceleração da IKEA Food

Julia Bruce e Mariana Aleixo

Em setembro de 2022, o Maré de Sabores, representado pela coordenadora Mariana Aleixo, pôde vivenciar e acessar toda a experiência da IKEA Food em visita à sede da marca, na Suécia. A imersão incluiu uma formação em Liderança, Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizada na MAD Academy, uma instituição educacional com sede em Copenhagen, visitas a empresas sociais fornecedoras, além do aprendizado sobre a cultura empresarial da IKEA.

Essa é uma das atividades que compõem a jornada de aceleração para empresas sociais da América Latina, promovida pela ONG NessT em parceria com a IKEA Social Entrepreneurship Program, programa no qual o Maré de Sabores foi um dos selecionados em 2021. O edital tem contribuído para a expansão do negócio social em novos nichos de mercado.

Como parte das atividades de fortalecimento dos negócios, a coordenadora do projeto conheceu Raul Jimenez, Development Manager da IKEA, mentor da jornada, que durante seis meses proporcionou encontros semanais de planejamento e desenvolvimento da nova linha de produtos do Maré de Sabores, composta por geléias, compotas e fermentados locais da Maré.

“Raul sempre nos provocou a pensar o nosso negócio de forma mais profunda e sistemática , já que durante os nossos 12 anos de empresa, conseguimos desenvolver bem os serviços de catering que oferecemos. Nessa oportunidade, Raul nos fez perceber a possibilidade que teríamos de escalar a nossa produção e impacto com a venda de produtos do Maré de Sabores, seja por empresas ou com parceiros locais. Com isso, desenvolvemos a produção das geléias e compotas, elaboramos todos os protocolos de venda como rotulagem, precificação e busca de parceiros para a nova linha”, conta Mariana sobre as trocas. Ela reforçou que foi “impressionante” acessar a cultura empresarial da IKEA, que engaja os seus colaboradores não apenas no sentido de negócio, como também no seu propósito para além dos fins financeiros.

Neste ano, a aproximação territorial e a imersão possibilitada pela IKEA inspirou o projeto a desenvolver novas estratégias de mercado e uma nova sustentabilidade financeira. “O Maré de Sabores poderá ter pontos de vendas em outras partes da cidade do Rio de Janeiro, através do envolvimento e engajamento das mulheres formadas pelos cursos oferecidos e elas também poderão replicar nossa metodologia de negócio em outras periferias ou onde desejam estar”, comenta.

Esse é o ecossistema que o Maré de Sabores deseja criar junto a outros atores sociais e empresas, principalmente os de favela e periferias, possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!