voltar
Casa das Mulheres da Maré promove ações na Semana de Educação Alimentar

Gracilene Firmino

A Casa das Mulheres da Maré, um equipamento da Redes da Maré que trabalha, há seis anos, em prol das questões ligadas às mulheres e empreendedorismo, tendo a alimentação como um de seus temas originários, está promovendo várias ações em homenagem à Semana de Educação Alimentar, marcada por duas datas mundialmente importantes: o Dia Mundial da Alimentação e Combate à Fome (16 de outubro) e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro).

A primeira data nasce para a conscientização sobre a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos, e faz parte do calendário de mais de 150 países no mundo, além de coincidir com a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945. A segunda data foi criada para lembrar as vítimas da pobreza extrema, violência e da fome, feito este realizado durante evento, em Paris, da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, que reuniu mais de 100 mil pessoas. 

A Redes da Maré tem o compromisso com a diminuição das desigualdades e está sempre engajada em discutir com a população ações que garantam os direitos básicos, como o direito à alimentação saudável. O tema do dia da erradicação da pobreza em 2022 é “Dignidade para todos na prática”. O primeiro projeto gerenciado pela Casa das Mulheres da Maré, equipamento que completa seis anos no próximo dia 28 de outubro, foi o Maré de Sabores, projeto que existe há 12 anos. Ele começa dentro de uma escola pública da Maré, o Ciep Vicente Mariano, com oficinas de gastronomia, entendendo que a alimentação das crianças é fundamental no fortalecimento do aprendizado.

 

 

Fome no Brasil

O Brasil vive o aumento acelerado da pobreza e da fome com o agravamento dos efeitos da pandemia de covid-19. Segundo relatório da ONU, em 2021, o número de pessoas vivendo na extrema pobreza aumentou de 8,4%, em 2019, para 9,5%, em 2020. A ONU calcula que 1,3 bilhão de pessoas vivem em diversas dimensões da pobreza e declarou que “o mundo está a retroceder” nessa vertente. 

Seguiremos preocupados com a questão da segurança alimentar, pois não podemos admitir e naturalizar as desigualdades socioeconômicas expressas no aumento da pobreza e da fome.

 

Confira a programação da Semana de Educação Alimentar da Casa das Mulheres da Maré: 

Dia 18 de outubro - Casa das Mulheres da Maré nas escolas

Oficina do Maré de Sabores com alunos de 5 a 10 anos, nas escolas

Semáforo da alimentação

Caixa mágica de frutas

9h às 10h30 - Escola Municipal Osmar Paiva Camelo

10h30 às 12h - Escola Municipal Lino Martins

 

Dia 20 de outubro 

8h às 12h - Produção e distribuição 200 refeições para a população em situação de rua da Maré, pelo buffet Maré de Sabores.

13h - Discutindo sobre segurança alimentar na Maré - roda de conversa com as alunas do Maré de Sabores e Espaço Normal.

 

Foto © Douglas Lopes

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!