voltar
Redes da Maré lança novo podcast: ‘Votar pra quê?’

Julia Bruce

A Redes da Maré lançou hoje (02/09) uma nova série de podcasts chamada ‘Votar pra quê?’ com cinco episódios para falar de política, tendo a fundadora e uma das diretoras da organização Eliana Sousa Silva como âncora. O podcast já pode ser conferido no Canal Redes.

O objetivo é estimular a participação política a partir da reflexão de moradores de favelas, em especial do conjunto de 16 favelas da Maré, sobre a importância do voto, seu impacto e fomentar o debate e o conhecimento das pessoas na hora de votar e de acompanhar o trabalho de seus e suas representantes.

Frente às eleições para cinco cargos eletivos no Brasil - deputada(o) estadual, deputada(o) federal, senadora(o) governadora(o) e presidenta(e) da República -, o podcast vem para reforçar que política também tem a ver com organizações da sociedade civil, como a Redes da Maré, e com as pessoas que vivem em favelas de todo o Brasil.

O cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Josué Medeiros participa do 1º episódio, e explica como funciona o processo eleitoral. Além disso, diretoras de escolas públicas da Maré, Christiane Fontoura e Valéria Azeredo, mostram como se dá toda a organização dos espaços de votação, com as escolas, no dia das eleições.

Nos demais episódios, diversos convidados, muitos deles da Maré, vão comentar, junto com Eliana, temáticas como: a função de cada representante político; a estrutura de votação existente na Maré; eleitos na Maré nas últimas eleições; a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro; o impacto do trabalho dos políticos no dia a dia de moradores de favela; participação das mulheres negras na política; e até sobre o momento do primeiro voto para os mais jovens.

O novo projeto de podcast é parte do trabalho da Comunicação Institucional, da Redes da Maré, que ao longo da pandemia produziu 40 episódios do podcast ‘Maré em Tempos de Coronavírus’, todos disponíveis aqui no nosso site. Confira.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!