voltar
Seminário Vacina Maré: visita ao território por pesquisadores e parceiros

Julia Bruce

No dia 19 de agosto, um grupo formado por pesquisadores, financiadores e parceiros fez uma visita ao conjunto das 16 favelas da Maré, onde conheceram o Centro de Testagem localizado no Galpão Ritma e conversaram com articuladores territoriais, profissionais que fazem o trabalho de mobilização e engajamento de moradores participantes da pesquisa. A visita fez parte da agenda do ‘Seminário Vacina Maré - Olhares sobre a covid em favelas: ciência, participação e saúde pública’, que aconteceu no dia anterior na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde foram apresentados os primeiros resultados da pesquisa Vacina Maré, do projeto Conexão Saúde, além dos próximos passos dos estudos.

Representantes da Fiocruz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto de Saúde Global de Barcelona (“Barcelona Institute for Global Health - IS Global") e do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (“Center for Diseases Control” - CDC) fizeram parte do grupo, que foi liderado pelo coordenador da pesquisa Vacina Maré e pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Fernando Bozza.

Informações sobre o trabalho no território, o dia a dia dos mobilizadores, a participação de agentes comunitários de saúde na pesquisa e a parceria com o Sistema Único de Saúde
(SUS) fizeram parte da pauta da reunião, que também contou com uma apresentação feita pelo coordenador do eixo Direito à Saúde da Redes da Maré, Everton Pereira, sobre a história e o perfil social, econômico e demográfico da Maré.

 

 

A coordenadora do eixo Direito à Saúde da Redes da Maré, Luna Arouca, fez uma apresentação sobre o trabalho da Redes da Maré no território. A organização é parceira da Fiocruz e da Prefeitura do Rio na realização da pesquisa Vacina Maré.

Na sequência, o grupo visitou a sede central da Redes da Maré, onde foram recebidos pela diretora Helena Edir, que apresentou alguns projetos e instalações da organização. Os visitantes foram ainda à Clínica da Família Adib Jatene, conheceram mais sobre o trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) e viram uma demonstração do processo de abordagem e contato com os moradores participantes da pesquisa.

 

 

Foi feita uma coleta de sangue utilizando o kit desenvolvido pela Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig) na Fiocruz e simulada uma entrevista onde os moradores participantes da pesquisa respondem a questões relativas a sintomas e consequências pós covid, situação sócio econômica e informações gerais sobre saúde e outras doenças.

 

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!