A Complementação Pedagógica foi uma das primeiras iniciativas da Redes da Maré, com seu piloto nos anos de 1990 realizando atividades em uma pequena sala de aula que oferecia suporte à alfabetização de crianças, principalmente para as que estudavam na Escola Municipal Nova Holanda, uma das únicas na época. Nos anos 2000, o trabalho foi realizado dentro do Programa Criança Petrobras na Maré, nas escolas públicas da região.
O projeto cria um ambiente seguro para as crianças expressarem suas vivências, seus conhecimentos e as temáticas que lhes interessam, fazendo leituras de mundo. O trabalho se fundamenta em uma abordagem decolonial, não patriarcal e de respeito à diversidade, a partir de atividades da arte-educação e pedagogias do afeto e da cooperação. São atividades de literatura, jogos pedagógicos e atividades formais planejadas junto com a professora da turma na escola. Além das atividades em sala de aula, a Complementação Pedagógica também desenvolve atividades socioculturais em parceria com a escola e outras instituições realizando aulas-passeio em cinemas, teatros e visitas a exposições.
Atualmente as aulas acontecem no Escola Municipal Genival Pereira de Albuquerque (Campus Maré - Bonsucesso, R. Teixeira Ribeiro, 1000 - bloco V), e a escola indica uma turma de crianças entre 8 e 12 anos em uma fase inicial de alfabetização. Anteriormente, o projeto atendia os alunos do CIEP Hélio Smidt (R. Tancredo Neves, s/n°, Rubens Vaz).
Com a intenção de contribuir para ampliar as reflexões e práticas sobre um projeto de desenvolvimento educacional na Maré, também acontecem fóruns, seminários e pesquisas com eventos e publicações construídas pelos profissionais da educação e da Redes da Maré.
Publicações
Seguindo o compromisso de disseminar de forma sistemática as ideias, práticas, metodologias e pesquisas, o projeto participou de duas publicações produzidas pela Redes da Maré no período em que ele fazia parte do Programa de Crianças Petrobras na Maré, com foco na fundamentação teórica e metodológica para alfabetização em uma perspectiva socioconstrutivista em favelas e periferias.
Em 2020, as meninas e as mães do projeto também participaram da pesquisa Toda Menina na Escola, em parceria com o Fundo Malala, sobre os impactos da pandemia neste grupo na educação na Maré. Acesse aqui.
Formação da Turma
A equipe escolar sugere turmas e crianças entre 8 e 12 anos, em fase inicial de alfabetização, para estudo da formação da turma. Na sequência, são realizados encontros com os professores destas crianças para o planejamento do trabalho. As inscrições são feitas pelas famílias a partir de um convite para reunião em que o projeto é apresentado, e do mesmo modo se inicia o contato com a família.
Oficinas
São realizadas oficinas de 1h30min, duas vezes por semana, com foco em alfabetização, letramento e arte-educação a partir das demandas das crianças e articuladas à educação em direitos humanos. Também são realizadas atividades culturais na Maré e em outros bairros da cidade.
Acompanhamento sociopedagógico
Há um planejamento de reuniões mensais com as famílias e estudos de caso com a equipe escolar e a rede de apoio social que oferece suporte na própria escola, bem como a busca ativa, quando necessário.
Escola Municipal Genival Pereira de Albuquerque - Campus Maré, Bonsucesso, Rua Teixeira Ribeiro, 1000 - bloco 5 - Maré, Rio de Janeiro - RJ
Zip Code: 21044-251
E-mail: ines@redesdamare.org.br
WhatsApp da Redes da Maré: (21) 99924-6462
Segunda e quinta-feira, das 12h às 14h
No momento, não há uma programação fixa. Em caso de dúvidas ou interesse em participar do projeto, entre em contato com o WhatsApp da Redes da Maré ou e-mail.
Kindermissionswerk Die Sternsinger
Coordenação Geral:
Alessandra Pinheiro
Coordenação Pedagógica:
Inês Cristina Di Mare Salles
Educadora:
Claudia Ferreira
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