PROJETO

O Maré Verde tem como objetivo contribuir na luta pela justiça ambiental e construir uma agenda que paute as questões ambientais na Maré como um direito básico da população, atuando nos seguintes caminhos: 

 

 


Pesquisa

Levantar dados e contribuir com diagnósticos socioambientais da Maré.



Articulação

Articular com órgãos públicos, parceiros e organizações locais.



Mobilização

Criar formas de engajamento para diferentes perfis de moradores quanto às questões ambientais.




Intervenções

Transformar os espaços públicos com soluções baseadas na natureza, como jardins de chuva, plantio de árvores, compostagem.



Formação

Contribuir com a formação de novos protagonismos no território e que esses novos atores atuem na luta pela justiça ambiental.


A Maré está localizada entre as três principais vias da cidade e possui poucas áreas verdes, o que contribui para formação de "ilhas de calor", que se caracterizam por altas temperaturas e poluição do ar. Também tem um histórico de lutas por serviços básicos, como saneamento adequado que envolvem o tratamento do esgoto, água limpa encanada e a coleta de lixo eficaz. Esse quadro prejudica a qualidade de vida e impacta de forma negativa na saúde dos seus moradores. É nosso objetivo desenvolver e apoiar ações que contribuam na luta por esses direitos. 

 

Foto abaixo: "O que você faz com seu lixo?"
Ação de feita para conscientizar a importância do cuidado com meio ambiente, realizada no muro do CIEP Presidente Samora Machel pela Lona Cultural Municipal Herbert Vianna.

PRINCIPAIS AÇÕES E ATIVIDADES


#Campanha Climão: Precisamos falar sobre mudanças climáticas na favela

A campanha nasceu em 2020, com uma chamada para colaboradores construírem experiências de mobilização socioambientais e comunicarem os efeitos das mudanças climáticas que impactam os moradores do território. A proposta é refletir sobre os efeitos da crise climática, buscando garantir a justiça ambiental e os direitos socioambientais das populações de favelas e periferias e criar ferramentas de enfrentamento do problema. Foi produzida uma série de materiais de comunicação, artigos e personagens (Guaravitinho, Chuveirão e Seu Caranguejão) para abordar a questão ambiental de forma atrativa e popularizar esse tema para todas as idades. Veja aqui toda a produção da campanha.

Segundo o documento da Coppe/UFRJ sobre as estratégias de adaptação às mudanças climáticas da cidade do Rio de Janeiro, a região onde estão as 16 favelas da Maré possui uma propensão muito alta a inundações e altas temperaturas. As mudanças climáticas representam um risco alto para o desenvolvimento de pandemias, como a da covid-19. Por isso, é um assunto urgente e que precisa ser tratado.



#A Maré Começa Aqui  

Ações de mobilização e intervenção artística com os mareenses, sobretudo crianças e adolescentes, que chama a atenção para o descarte de lixo, assim como para a violência ambiental, caracterizada pelo racismo ambiental, como a recorrência de entupimento dos bueiros, demonstrando a ausência de políticas públicas. Sua primeira edição foi realizada durante a semana do 1º Congresso Nacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré. Todas as ações são divulgadas nas redes sociais da organização e os materiais consolidados em nosso site. Acesse!






#Respira Maré

Respira Maré é um projeto que visa a construção de um diagnóstico sobre a qualidade do ar, identificação das ilhas de calor e áreas verdes, observando como esses indicadores impactam na saúde dos moradores do conjunto das 16 favelas da Maré. Após a construção desse diagnóstico, pretende-se realizar uma intervenção ambiental no espaço público de cunho pedagógico, cujo objetivo é apontar soluções para os problemas que serão identificados ao longo do projeto. (Foto ilustrativa)





Carta do Saneamento da Maré

Em 2019, a Redes da Maré se juntou ao data_labe e à Casa Fluminense para produzir a Carta de Saneamento da Maré 2020, em parceria com os moradores, pesquisadores e ativistas ambientais das 16 favelas da Maré. Foram construídas diversas ações e propostas de políticas públicas que podem ser conferidas aqui. A segunda edição da Carta começou a ser construída com os mareenses no V Encontro de Saneamento da Maré (27/08/22). Em breve, será publicada aqui no site, em “Publicações”Viu lixo ou esgoto na rua? Chama no WhatsApp: (21) 99957-3216



Foto 1: "O que você faz com seu lixo?"
Ação de feita para conscientizar a importância do cuidado com meio ambiente, realizada no muro do CIEP Presidente Samora Machel pela Lona Cultural Municipal Herbert Vianna.

Foto 2:
Encontro de moradores e coletivos da Maré para discutir meio ambiente, mudanças climáticas e pensar melhorias para território no momento anterior à 26ª Conferência do Clima da ONU (COP-26), realizada em novembro de 2021.



Veja o vídeo do mutirão de plantio no Colégio Estadual Professor João Borges de Moraes realizado pelo Maré Verde.

 

Maré diz NÃO ao coronavírus

 

 

A partir da Maré diz NÃO ao coronavírus, os tecedores passaram a assumir as demandas vindas da campanha como prioridade na rotina. A equipe do eixo Direitos Urbanos e Socioambientais esteve trabalhando em diferentes linhas de frente, como na distribuição de cestas básicas, nos arquivamentos, na digitalização de entregas, no atendimento ao público online e presencial e nas demais tarefas do dia a dia .

Foto abaixo: 1 e 2: "A Maré Começa Aqui"
intervenção artística urbana em 30 bueiros da Nova Holanda e da Baixa do Sapateiro com 25 crianças participaram para alertar quanto ao descarte de lixo nas ruas e o entupimento dos bueiros, em março de 2022.

Equipe

Coordenadora
Mariane Rodrigues

Mobilizador territorial
Felipe Bacelar

Coord. de eixo que acompanha o projeto
Shyrlei Rosendo



Contato do Maré Verde

E-maileixodusa@redesdamare.org.br

WhatsApp da Redes da Maré: (21) 99924-6462

Endereço: Rua das Rosas, 54 - Nova Holanda (10h às 17h)

 

Parceiro apoiador

Fundação Ford 

Parceiro apoiador do projeto Respira Maré

Instituto Clima e Sociedade

Parceiro institucional

Baía Viva 

Casa Fluminense 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade de São Paulo (USP)

Climate Reality Project

Parceiro local

CocôZap

COMLURB

16 Associações de Moradores da Maré

Foto: 1 e 2: Projeto Verdejando implementado pela TV Globo no Conjunto de Favelas da Maré em setembro de 2019, que promoveu mutirão para plantio de mudas e oficinas de educação ambiental para todas as idades.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2021

Lançamento da "Campanha Climão - Precisamos falar sobre mudanças climáticas nas favelas", desenvolvida a partir da chamada pública “A Maré Que Queremos”. | A partir do Maré Ação, o eixo Direitos Urbanos e Socioambientais iniciou um processo de avaliação e de monitoramento das intervenções urbanas no território da Maré. | Participação da equipe no “Conexão Maré-Paraisópolis: iniciativas para cidades resilientes, inclusivas e justas”, evento on-line realizado pela ONU Habitat. A conversa girou em torno das estratégias que projetos nessa área precisam ter para que o engajamento e mobilização popular aconteçam. | Encerramento da primeira parte da Campanha Climão no dia do Meio Ambiente, 5 de junho, com a "Live Climão", um bate-papo sobre a construção dessa proposta, a troca com convidadas ligadas a essa temática, além do lançamento do "Livreto da Campanha" que reuniu todos os materiais criados.

2020

Durante a pandemia a equipe buscou formas de articulação com o Ministério Público para acompanhar as obras da CEDAE, o que possibilitou a aproximação da pauta do saneamento e o entendimento sobre o termo de ajustamento de conduta da Cedae e como essas obras impactam a Maré. | Foi realizado o 3º Encontro de Saneamento da Maré em parceria com o projeto Cocôzap e com a presença do gerente da COMLURB e do promotor do GAEMA MP/RJ, além da produção coletiva da Carta de Saneamento da Maré. Através da articulação com a Casa Fluminense, o documento foi incluído na agenda Rio 2030, visando as eleições municipais. | Criação do Laboratório de Memórias Ambientais que surgiu a partir de uma parceria da Redes da Maré, da plataforma Memória Ambiental e do data_labe, com o objetivo de experimentar e apoiar novas formas de produzir memórias ambientais por jovens da Maré.

2019

Maré Verde + Verdejando (TV Globo): o Maré Verde teve a parceria do projeto Verdejando e conseguiu ampliar o plantio para mais de 1.000 mudas em seis pontos diferentes da Maré, além de implementar uma composteira no pátio da gerência da Comlurb na Maré. Mais informações na Reportagem do G1.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2018

Maré Verde nas Escolas: A equipe do projeto Maré Verde realizou atividades de educação ambiental e plantou cerca de 100 mudas, em parceria com o Colégio Estadual Professor João Borges de Moraes, em um jardim dentro do espaço da escola. Foram feitas atividades com os professores da escola CIEP Ministro Gustavo Capanema e mutirões de plantio na Nova Maré, em parceria com a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna e a Comlurb.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

NOTÍCIAS


Mais fotos do Maré Verde

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!