Maré que Queremos – Redes da Maré

Maré que Queremos

Desenvolvimento Territorial


O Maré que Queremos é um fórum que reúne mensalmente, desde 2010, os presidentes das 16 Associações de Moradores da Maré, para construção de uma agenda de trabalho positiva, coletiva e integrada, visando a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. Nestes encontros, foram e continuam sendo identificadas e debatidas diferentes reivindicações da população local.

A partir deste levantamento, vem sendo feito um plano de ação nas áreas de saneamento ambiental, saúde, educação, esporte, lazer e cultura, direito à segurança pública e urbanização, entre outras de caráter prioritário. Assim, as reivindicações passaram a serem apresentadas de maneira progressiva e regular às autoridades públicas responsáveis pela execução das ações. O Fórum se tornou ainda um espaço de debates, que já recebeu a visita de autoridades municipais e estaduais.

Uma das conquistas do Maré que Queremos foi a construção de 19 novas escolas na região, entre 2015 e 2016, que passaram a oferecer horário integral, uma reivindicação antiga dos moradores.

Equipe

Coordenação: Lidiane Malanquini

Equipe técnica e de mobilização: Henrique Gomes, Julia Rossi, Shyrlei Rosendo


Principais realizações

  • 2017

    Ação Civil Pública da Maré, determinando avanços ao direito de Segurança Pública nas favelas / Debate sobre o Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro 2017/ Fórum Baia Viva 2017;
  • 2016

    Debate com os candidatos a prefeito da cidade do Rio, com entrega da carta com demandas estruturantes para a Maré;
  • 2014/2015

    Encontros regulares com militares da Força de Pacificação da Maré, dentro da série “Diálogos Necessários”;
  • 2010

    Primeira versão do Documento Maré que Queremos