Lona Cultural Municipal Herbert Vianna – Redes da Maré

Lona Cultural Municipal Herbert Vianna

Arte e Cultura


Em 2009, a Redes da Maré assumiu a cogestão da Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e desde então o espaço consolidou-se ainda mais como palco referência de arte e lazer na região, enquanto foi se tornando também local de formação e aprendizagem. No encontro das comunidades Baixa do Sapateiro, Nova Holanda e Nova Maré, a Lona Herbert Vianna pulsa mais viva do que nunca, atraindo moradores de diferentes áreas e derrubando barreiras invisíveis, porém concretas de circulação. A programação gratuita, que atrai cerca de 15 mil pessoas por ano, é variada: há os tradicionais shows, que vão do rock ao metal, mas também roda de samba, forró, bloco de carnaval, mostra de cinema, cineclube, espetáculo infantis, de teatro e musicais. A Biblioteca Popular Municipal Jorge Amado funciona como ponto de encontro de leitores, enquanto crianças e adultos têm a chance de fazer aulas ou oficinas variadas como letramento, música, robótica, dança, culinária, formação de mão de obra para eventos culturais ou até mesmo participar de um projeto de educação ambiental.

Principais projetos e atividades:

# Biblioteca Popular Municipal Jorge Amado – conta com um acervo de mais de cinco mil livros para atender ao público infantil, juvenil e adulto, oferecendo serviços de empréstimo e consulta local. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 12h.

# Muda Maré – Parceria com o Departamento de Biologia da UFRJ, promove para crianças a troca de saberes em educação ambiental e agricultura urbana, tratando também de questões relativas à segurança e à saúde.

# Nenhum a Menos – Projeto do Eixo de Educação com o objetivo de reforçar os vínculos entre alunos, famílias e escolas públicas da região.

# Maré sem Fronteiras, Oficina Livre de Bici – Projeto do Eixo de Desenvolvimento Territorial, que tem como objetivo incentivar a mobilidade dos moradores entre as diferentes comunidades da região, através do uso de bicicleta, e, com isso, valorizando a memória e a cultura locais. A Oficina Livre de Bici acontece na Lona.

Endereço:

Rua Ivanildo Alves s/nº – Nova Maré

Telefone: (21) 3105-6815/ 7871-7692

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h.

Equipe:

Coordenação: Geisa Lino

Assistente de Produção: Carlos Henrique Marra

Agente de Leitura: Mariane Rodrigues

Portaria: Paulo Ronaldo

Parcerias:

Travessias – Arte Contemporânea na Maré, Muda Maré, Rock em Movimento, O Formigueiro, Nata Família, Maré Sobre Saltos, People Palace Project, Automática Produtora de Arte Contemporânea, Alimentamente, Escola de Artes Visuais do Parque Laje, 4ª CRE; Associação de Moradores das 16 comunidades da Maré, 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Cogestão: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SMC.


logoprefeiturarj-01

Principais realizações

  • 2012 a 2017

    Favela Rock Show com as bandas Forfun, Korzus, Confronto, Drenna, Facção Caipira, Nove Zero Nove;
  • 2014 a 2017

    Maré de Verão com Tambores de Olokun, Agytoê, Orquestra Voadora, Maracutaia, Cordão do Boitatá, Coletivo Pernaltas;
  • 2013 a 2016

    Lona Música Livre com Ava Rocha, Chico Eller, Tono, Do Amor, Negro Léo;
  • 2016

    Lab Criativo com artistas brasileiros e do Reino Unido;
  • 2014 a 2016

    Festival Internacional de Circo parceria com Circo Crescer Viver;
  • 2015

    Amaréfunk com debates e shows;
  • 2014

    Na Maré da Abayomy com shows de Otto, BNegão, Felipe Cordeiro e Jards Macalé;

Onde estamos

Lona Cultural Municipal Herbert Vianna

 
Loading...
Facebook Messenger for Wordpress
X