Identidades, Memória e Comunicação – Redes da Maré

Identidades, Memória e Comunicação

Dar visibilidade aos projetos e às ações da Redes da Maré, circular informação, registrar as memórias de ontem e de hoje do território e dos moradores de suas 16 favelas e ainda fortalecer a identidade local. São essas as missões que guiam o trabalho do Eixo de Identidade, Memória e Comunicação, contribuindo para a apresentação de uma visão menos estereotipada ou preconceituosa da favela, muitas vezes ainda resumida à questão da violência.
PROJETO EM DESTAQUE

Maré de Notícias


Distribuído mensalmente nos 47 mil domicílios da Maré e também disponível online na internet, o jornal Maré de Notícias é uma ferramenta de comunicação e informação fundamental para os 140 mil moradores da Maré. A publicação cumpre ainda o papel de mostrar para o toda a cidade e até para o país que favela não é sinônimo de violência. Em dezembro de 2017 o jornal chegou à 83a. edição, com 50 mil exemplares em papel e cerca de 20 mil acessos online, apostando na informação qualificada e na divulgação de serviços e ações que fazem a diferença na qualidade de vida de quem mora na Maré.

Saiba mais


Projetos do eixo

Desde 2010, o Núcleo de Memória e Identidade da Maré vem trabalhando intensamente na construção das memórias das 16 comunidades que formam a Maré e seus reflexos no presente, envolvendo moradores e pesquisadores. Trata-se de um trabalho em grande parte baseado em registros orais de personagens emblemáticos da região, pessoas que foram vitais e fizeram a diferença nas comunidades em que escolheram viver há décadas. Os depoimentos são colhidos nas casas dos moradores, enriquecendo ainda mais cada história. Assim, entende-se de forma mais aprofundada a memória de grupos marginalizados pela sociedade e pela própria História. Há ainda uma pesquisa contínua em acervos públicos e privados, levantando o passado da Maré, ressaltando sua relação com a cidade.

Saiba mais