Desenvolvimento Territorial – Redes da Maré

Desenvolvimento Territorial

Compreender o cotidiano dos moradores da Maré através de pesquisas e levantamentos; buscar uma articulação territorial maior; mobilizar figuras-chaves e instituições locais; realizar num trabalho capaz de garantir mais ferramentas para incidência nas políticas públicas dentro da região e, ao mesmo tempo, ampliar parcerias para um desenvolvimento sustentável. Estas são as missões e os desafios diários do Eixo de Desenvolvimento Territorial da Redes da Maré, cujo trabalho multidisciplinar está em constante interação com os demais eixos da instituição. Trata-se de uma busca incessante para envolver os moradores na construção de um plano local de desenvolvimento e ações estruturantes que impactem diretamente na qualidade de vida de quem vive na Maré. Um trabalho que tenta superar representações negativas das favelas, ressaltando a potência e o poder inventivo dessa população, ao viabilizar as contribuições destes territórios para a cidade como um todo.

Em 2018, o eixo optou por priorizar quatro dimensões: mulheres e gênero, redução de danos e políticas de drogas, iniciativas voltadas para juventude e experiências socioambientais.

EQUIPAMENTO EM DESTAQUE

Casa das Mulheres da Maré


Inaugurada em outubro de 2016, a Casa das Mulheres da Maré é um espaço concebido pela Redes da Maré para fomentar o protagonismo das mulheres da região, contribuindo para a melhoria da condição de vida delas e, consequentemente, de todos que as cercam. Trata-se da concretização e do reconhecimento do papel histórico das mulheres no surgimento de movimentos sociais e de lutas ligadas à infraestrutura na Maré, desde a década de 80.

Saiba mais


Projeto concluído

Nascido em 2013 com o objetivo de romper demarcações simbólicas e geográficas que fazem parte do cotidiano dos moradores da Maré, o projeto Maré sem Fronteiras incentivou desde seu início a mobilidade da população local entre diferentes comunidades da região, apostando na valorização da memória e da identidade do território. Para isso, são oferecidas para crianças e adolescentes oficinas artísticas regulares de Azulejaria, Desenho, Fotografia, trabalhando narrativas nascidas de reflexões sobre histórias e vivência locais, medos e representações simbólicas da Maré.

Saiba mais

Loading...
Facebook Messenger for Wordpress
X