Eixos e Projetos – Redes da Maré

Eixos e Projetos

A Redes da Maré atua através de cinco eixos considerados estruturantes para a melhoria
da qualidade de vida e garantia de direitos da população da Maré.

Promover a consolidação de uma ampla rede de parceiras para garantir o desenvolvimento sustentável no maior conjunto de favelas no Rio de Janeiro


Temos como atuação estratégica pensar o nosso trabalho a partir de cinco eixos, a saber:
Arte e Cultura; Desenvolvimento Territorial; Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça; Educação; Identidades, Memória e Comunicação.
Essas temáticas foram escolhidas por representarem direitos fundamentais que ainda precisam ser conquistados pela população da Maré. Nosso entendimento é que, atuando a partir dessas áreas, atingiremos em médio e longo prazo demandas estruturais da Maré no campo da garantia de direitos básicos. Isso significa mais qualidade de vida, diminuição das desigualdades, superação das diversas formas de violência presentes no território e maior integração com a cidade.


1.200 pessoas/ano

beneficiadas diretamente pelos projetos

O Eixo Arte e Cultura tem como base de sua atuação o conceito de que a experiência artística amplia o território subjetivo de cada sujeito, aumentando sua capacidade de compreender, imaginar e agir no mundo. O Eixo articula ações contínuas de longo prazo que aliam formação, criação e difusão das artes na Maré, através de parcerias com artistas e produtores culturais comprometidos com processos pedagógicos e da manutenção de espaços dedicados à cultura e às artes.
Veja mais
Compreender o cotidiano dos moradores da Maré através de pesquisas e levantamentos; buscar uma articulação territorial maior; mobilizar figuras-chaves e instituições locais; realizar num trabalho capaz de garantir mais ferramentas para incidência nas políticas públicas dentro da região e, ao mesmo tempo, ampliar parcerias para um desenvolvimento sustentável. Estas são as missões e os desafios diários do Eixo de Desenvolvimento Territorial da Redes da Maré, cujo trabalho multidisciplinar está em constante interação com os demais eixos da instituição.
Veja mais
 
O objetivo do Eixo de Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes de Desenvolvimento da Maré é que todos os moradores das 16 comunidades da Maré percebam e reivindiquem a Segurança Pública e o acesso à Justiça enquanto direito. De forma articulada, seus projetos buscam diariamente a ampliação dos direitos dos moradores da Maré, que, ao viverem numa favela sofrem, historicamente, diferentes formas de violações de direitos fundamentais. As ações visam superar o paradigma vigente na política de Segurança Pública, caracterizado pelo enfrentamento bélico da criminalidade, sob a sob a justificativa de combate e repressão a grupos civis armados que comercializam drogas ilícitas.
Veja mais
 
O Eixo de Educação está ligado à origem da Redes de Desenvolvimento da Maré. Desde o seu início, a Redes apostou forte no projeto de ampliação de possibilidades escolares e qualificação profissional dos moradores da Maré. Cursos e preparatórios dão mais chances de acesso a escolas, colégios e universidades, além de abrir novas possibilidades profissionais, oferecendo também mais reflexões sobre o mundo à volta e driblando dificuldades históricas de quem vive em favelas. Uma proposta que extrapola as salas de aula e reflete no dia a dia das comunidades em busca de mudanças de caráter estruturantes.
Veja mais
Dar visibilidade aos projetos e às ações da Redes da Maré, circular informação, registrar as memórias de ontem e de hoje do território e dos moradores de suas 16 favelas e ainda fortalecer a identidade local. São essas as missões que guiam o trabalho do Eixo de Identidade, Memória e Comunicação, contribuindo para a apresentação de uma visão menos estereotipada ou preconceituosa da favela, muitas vezes ainda resumida à questão da violência.
Veja mais
Loading...
Facebook Messenger for Wordpress
X