Censo Maré – Redes da Maré

Censo Maré

Desenvolvimento Territorial


Uma das principais ferramentas para uma atuação do Eixo Desenvolvimento Territorial é a produção de conhecimento sobre as comunidades da Maré e seus moradores, a partir de pesquisas regulares no território. A equipe da Redes da Maré responsável por esta área consolidou um saber específico, através de treinamento e parcerias, capaz de munir não só o núcleo próprio de pesquisa, como projetos de outros eixos e até mesmo ver suas metodologias premiadas e replicadas em outros espaços populares. As pesquisas e diagnósticos dão suporte para a formulação de um plano de desenvolvimento sustentável para o território, subsidiado por informações socioeconômicas atualizadas e específicas sobre as condições de vida da população local. O Censo Maré, com início em 2011, e realizado em parceria com o Observatório de Favelas, é um marco, a partir do qual nasceram outros projetos de pesquisa. Outro ponto importante é a capacitação de moradores da Maré para o trabalho, que já envolveu mais de mil pessoas, contando com a parceria das 16 associações de moradores da região. A equipe multidisciplinar é composta por geógrafos, economistas, estatístico, cientista social, assistente social, técnico em geoprocessamento e técnico em cartografia.

Censo Maré:

O Censo Maré é o fio condutor de um projeto de pesquisa com o objetivo de construir um diagnóstico global sobre a realidade dos moradores da Maré, com ênfase em indicadores sociais, educacionais, econômicos – a fim de subsidiar a identificação de demandas sociais, bem como a formulação de propostas ao Poder Público e a instituições privadas ligadas a iniciativas de responsabilidade social. A metodologia do Censo Maré segue os procedimentos técnicos adotados por órgãos oficiais, como o IBGE, possibilitando sua replicação em outros espaços populares. Todas as publicações, números e diagnósticos resultantes deste trabalho estão disponíveis gratuitamente.

Etapas do Censo Maré:

# 1a etapa – Guia de Censo de Rua Maré: Publicado em 2012 (com uma segunda edição atualizada em 2014), o Guia conta com plantas, logradouros, Código de Endereçamento Postal (CEP) e histórico de cada uma das 16 comunidades da Maré. Foi realizada uma revisão completa da base cartográfica oficial do território a partir das malhas digitais disponibilizadas pelo Instituto Pereira Passos (IPP), órgão da Prefeitura. O trabalho mapeou 815 logradouros, dos quais mais da metade não constava nas bases oficiais, constatando ainda que mais de cem, entre becos e travessas, não tinham nome conhecido pelos moradores. O guia passou a ser usado pelo carteiro, pelos agentes de saúde, pelo conselho tutelar, por assistentes sociais e até por oficiais de Justiça para se acharem na região. O mapeamento das ruas também serviu como base para que em 2016 a Prefeitura do Rio reconhecesse oficialmente mais de 500 logradouros da região, colocando a Maré no mapa da cidade e garantindo a todos o CEP de suas moradias. O processo de confirmação dos nomes das vias, foi mais uma etapa de trabalho, que envolveu Redes da Maré, IPP e a população das diferentes comunidades da Maré.

# 2a etapa – Censo de Empreendimentos Econômicos: Esta parte do Censo envolveu 3.182 estabelecimentos comerciais na Maré, incluindo informações sobre fornecedores, perfil dos clientes, instrumentos de crédito, qualificação técnica, composição da mão-de-obra, condições para funcionamento e expansão. Os dados estão disponíveis na publicação Censo de Empreendimentos Maré, de 2014, composta por um relatório da economia local e pelo Catálogo de Comércios e Serviços da Maré, guia de utilidade pública, no qual são divulgados, com autorização dos empreendedores, nome, localização e telefone e/ou URL de 2.469 estabelecimentos, agrupados segundo suas atividades. Trata-se de um guia referência para investidores locais e de fora da Maré, também utilizado por agências públicas e privadas, com a missão fomentar a microeconomia, como Sebrae e AgeRio.

#3a etapa – Censo Domiciliar: Ainda em processo de finalização, este Censo constatou a existência de 47.758 domicílios ocupados nas diferentes comunidades da Maré, dos quais 43.179 foram entrevistados. Nestes domicílios pesquisados há 128.950 moradores, o que permite estimar a existência de 139.073 moradores em toda a Maré. Entre as informações levantadas, estão a identificação de crianças fora de escola, a condição socioeconômica das mulheres, o perfil e demandas dos microempreendedores, entre muitas outras. A meta de cobertura mínima do Censo Domiciliar foi definida em 92%, conforme padrões internacionais de levantamentos censitários.

Equipe:

Coordenação: Dalcio Gonçalves Marinho

Parceiros:

CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina

Action Aid

Fundação Ford

Instituto Pereira Passos

Sebrae

ONU Habitat

Observatório de Favelas

16 Associações de Moradores da Maré


Principais realizações

  • 2013

    Menção honrosa do Censo Maré o Censo Maré no Deustche Bank Urban Age Awards;
  • 2014

    1º Seminário de Empreendedores da Maré, com a presença de líderes comunitários, SEBRAE e de gestores do Programa Rio Mais Social, do Instituto Pereira Passos. O seminário foi desdobrado num segundo encontro, que apresentou caminhos para o aprimoramento e a formalização dos empreendimentos locais;
  • 2015

    Censo Maré é vencedor do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social de 2015, na categoria Tecnologias Sociais para o Meio Urbano;
  • 2016

    Mais de 500 logradouros da Maré foram reconhecidos oficialmente pela Prefeitura do Rio.

Publicações

Guia de Ruas da Maré

O Guia de Ruas da Maré chega à sua segunda edição e o PDF, com informações atualizadas, já está disponível para download gratuito. O Guia é resultado do Censo Maré, uma iniciativa da Redes da Maré e do Observatório de Favelas, com o apoio do Instituto Pereira Passos (IPP), e foi produzido em parceria com as 16 associações de moradores da região e outras organizações. O lançamento do Guia de Ruas da Maré é um marco na história do bairro pois produziu, pela primeira vez, o mapeamento cartográfico de uma área que, embora seja um bairro oficializado há vinte anos, costumava ser representada apenas como uma “mancha” no mapa da cidade.

Clique na imagem para ver ou fazer download da publicação.


Censo de Empreendimentos Econômicos da Maré

O Censo de Empreendimentos Econômicos da Maré é fruto de uma iniciativa das instituições Redes da Maré e Observatório de Favelas. Com o apoio das 16 Associações de Moradores da região, foi possível realizar o projeto Censo Maré, do qual o presente estudo faz parte. O objetivo maior desse trabalho é produzir conhecimento sobre o cotidiano da Maré, enfrentando, deste modo, o conjunto de representações e ações distorcidas sobre quem são e como vivem os moradores dos territórios aqui abrangidos.

Clique na imagem para ver ou fazer download da publicação.

Loading...
Facebook Messenger for Wordpress
X