Casa das Mulheres da Maré – Redes da Maré

Casa das Mulheres da Maré

Desenvolvimento Territorial


Inaugurada em outubro de 2016, a Casa das Mulheres da Maré é um espaço concebido pela Redes da Maré para fomentar o protagonismo das mulheres da região, contribuindo para a melhoria da condição de vida delas e, consequentemente, de todos que as cercam. Trata-se da concretização e do reconhecimento do papel histórico das mulheres no surgimento de movimentos sociais e de lutas ligadas à infraestrutura na Maré, desde a década de 80.

As atividades oferecidas na casa de quatro andares na Rua da Paz, Parque União, se encaixam em diferentes frentes de trabalho: qualificação profissional, enfrentamento das violências contra as mulheres, atendimento sóciojurídico e psicológico e a articulação territorial para a criação de uma agenda positiva nas políticas públicas para as mulheres.

A Casa tem servido também como espaço de troca com instituições locais, públicas e privadas, para construção de novas parcerias e articulações na área dos direitos das mulheres. Há ainda pesquisas e levantamentos que visam transformar em dados o cotidiano das mulheres na Maré e, assim, a médio e longo prazos, oferecer mais serviços, ajustando e qualificando as políticas específicas para elas neste território.

Equipe:

Coordenadora executiva: Shirley Villela

Coordenadora pedagógica: Andreza Jorge

Articuladora territorial: Alessandra Pinheiro

Assistente: Ester de Campos

Assistentes Sociais: Jaqueline Andrade e Julia Leal

Endereço:

Rua da Paz, 42 – Parque União

Telefone: (21) 3105-5569

Horário de funcionamento:

De segunda à sexta, das 9h às 17h; Sábado das 10h às 15h

Atendimento sócio-jurídico gratuito para mulheres: Sábado, das 10h as 14h.

Parcerias:

Muda Maré

Mulheres ao Vento

Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania (NIAC)/ESS/UFRJ

Patrocinadores:

Fundação Ireso/Kindermissionswerk

Caixa Econômica Federal

Brazil Foundation

Instituto Lojas Renner

Rotary Club do Rio de Janeiro

Action Aid Brasil


Realizações em curso

  • Projeto Maré de Sabores

    Dividido em Qualificação profissional em Gastronomia (com oficinas de Gastronomia básica e avançada, oficinas de gênero e cidadania e empreendedorismo) e bufê Maré de Sabores, empresa social formada por mulheres que participaram das oficinas de Gastronomia; # Pesquisa Cidades Saudáveis, Seguras e com Equidade de Gêneros: Perspectivas transnacionais sobre Violência Urbana contra Mulheres da Maré: projeto em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Queen Mary University de Londres, para o qual, em maio e junho de 2017, foram realizados questionários com 800 mulheres das 16 comunidades da Maré, seis grupos focais com uma média de oito mulheres e 20 entrevistas aprofundadas. Os resultados do estudo vão guiar novas estratégias de trabalho da Casa das Mulheres da Maré contra as violências sofridas pelas mulheres na Maré e também contribuir para a incidência política junto a órgãos públicos para a ampliação de ações contra essas violências.
  • Pesquisa Cidades Saudáveis, Seguras e com Equidade de Gêneros: Perspectivas transnacionais sobre Violência Urbana contra Mulheres na Maré

    Projeto em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Queen Mary University de Londres / People’s Palace Projects, para o qual foram realizados questionários com 800 mulheres das 16 comunidades da Maré, seis grupos focais e 20 entrevistas aprofundadas. Os resultados do estudo vão guiar novas estratégias de trabalho da Casa das Mulheres da Maré e também contribuir para a incidência política junto a órgãos públicos para a ampliação de ações contra violências baseadas em gênero.
  • Roda de tecedoras da Rede da Maré na Casa das Mulheres

    Encontro quinzenal entre tecedoras para o compartilhamento de experiências, reflexão sobre a missão e sobre as ações da Casa das Mulheres, um espaço ainda em construção. Uma vez ao mês, o encontro é mediado pela psicóloga Rosana Rapizo.

Onde estamos

Casa das Mulheres da Maré

 
Loading...
Facebook Messenger for Wordpress
X