PROJETO

O Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR) é uma coalizão de organizações mistas antirracistas que tem como objetivo desenvolver estratégias e ações de diagnóstico, mobilização, comunicação e incidência política capazes de desenvolver debates amplos e democráticos em torno dos seguintes eixos estratégicos: enfrentamento ao racismo, mulheres negras e juventude negra. 

A decisão por essas temáticas estão relacionadas à condição de extrema vulnerabilidade vivenciada por esses grupos historicamente marginalizados na sociedade brasileira. As ações do FOPIR têm por objetivo impactar governos, parlamentares, operadores da justiça, mídia, sociedade e formuladores de políticas públicas na luta por um Estado democrático e inclusivo. Pensando nisso, cada instituição discute esses eixos dentro da sua vertente. 

São membros do FOPIR: Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro – Cojira-RJ, Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA/IESP-UERJ), Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), Observatório de Favelas – RJ , Odara - Instituto da Mulher Negra e Redes de Desenvolvimento da Maré.A Redes da Maré participa ativamente dos encontros desde antes do seu lançamento oficial, em novembro de 2016 e com isso vem pensando em ações institucionais que possam contribuir com a missão do FOPIR. Em 2019, a Redes da Maré passou a compor o Conselho Executivo do FOPIR junto com Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e Odara - Instituto da Mulher Negra, ficando até o início de 2021 quando termina essa gestão

Equipe: 

Secretaria executiva: Angélica Ferrarez

Coordenação executiva: Thais de Jesus Custódio 

 

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!