PROJETO

Diante do dado histórico de que a passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental é um dos momentos críticos de evasão escolar, o Curso Preparatório para o 6º ano tem como objetivo ampliar as condições das crianças moradoras da Maré de participarem nos processos de seleção para as escolas mais qualificadas do Rio de Janeiro, como Colégio Pedro II, Faetec e CAp UFRJ.

 

Nesse caminho, o projeto reforça e complementa o ensino recebido nas escolas localizadas nas comunidades da Maré, contribuindo para que os alunos continuem frequentando a escola regular – uma das condições básicas para o ingresso e permanência dos alunos no projeto. Além disso, trabalha os modelos de provas aplicadas nas seleções, como forma de aproximar as famílias desses processos, tanto de conteúdo quanto das condições de participação.

 

O trabalho do Preparatório visa também melhorar a qualidade do aproveitamento escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental e ainda fortalecer a relação das crianças e suas famílias com a escola. No início de cada ano letivo, as crianças cursando o 5º ano e inscritas para o Preparatório e suas famílias passam por uma convivência com a equipe do projeto.

 

 

Como acontece?

 

• Conteúdo programático: as aulas de Português e Matemática acontecem no contraturno escolar, de segunda a quinta-feira. Já nas sextas-feiras, há encontros com o educador de Formação em Cidadania, a educadora de Educação Ambiental, ou mesmo com a equipe social do projeto, para a realização de atividades lúdicas, nas quais são discutidos assuntos do dia a dia dos alunos através de jogos, filmes e dinâmicas. Nessas aulas, além do trabalho integrado com as demais disciplinas, são discutidos temas que atravessam o cotidiano dos alunos, como política, igualdade de gênero, racismo, violência e sustentabilidade.

 

• Encontros fora da sala de aula: visando ampliar as perspectivas culturais e sociais dos alunos, são realizadas atividades externas, visitas institucionais, participação em eventos e Clubinho de Leitura, realizado na sala de leitura Maria Clara Machado, da Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto. Além das aulas de informática, que acontecem semanalmente no Laboratório de Informática em parceria com o projeto Conectando.

 

• Aproximação com as famílias e responsáveis dos alunos: acontecem através de encontros mensais dos responsáveis com a coordenação do projeto e com a equipe social (composta por psicóloga e assistente social), buscando facilitar o diálogo e vínculo com o projeto, por meio do envolvimento no processo de formação e aprendizagem dos alunos. Nesse período de pandemia, o vínculo com as famílias foi mantido através do grupo de WhatsApp, onde a coordenação, equipe social e educadores trocam informações, orientam e dão suporte aos responsáveis.

 

 

Aula de matemática com a turma do preparatório para o 6º ano.

Tarde de atividades conduzidas pela coordenação do projeto e assistente social, com o objetivo do reconhecimento de aspectos comuns entre os alunos, assim como das diferenças, resultando em uma conversa sobre respeito ao próximo e empatia.

O projeto, que anualmente beneficia uma média de 25 crianças com faixa etária de 10 a 12 anos, conta com uma turma no prédio da Redes da Maré (R. Sargento Silva Nunes, 1012), de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 17h30. (ver mapa »)

 

Em função da pandemia, as atividades com os alunos foram realizadas de forma híbrida, combinando aulas virtuais duas vezes na semana e aulas presenciais três vezes. Além disso, através de um grupo com os alunos e responsáveis, as crianças tiravam dúvidas com os educadores a respeito dos conteúdos e exercícios propostos. A partir de 2022, o projeto voltou integralmente ao modo presencial, mas sua configuração poderá sofrer alterações em função do recrudescimento da pandemia.

 

Como o Preparatório se reinventou na pandemia?

 

Ao longo dos anos e, principalmente com a pandemia da covid-19, a equipe percebeu a importância e necessidade de se investir ainda mais no acesso à educação das crianças da Maré.

A partir das dificuldades enfrentadas pelos alunos, como a dinâmica de isolamento social, apreensão, o acesso aos conteúdos, passando pelas dificuldades de acesso à internet e qualidade do sinal da comunidade que, por sua instabilidade acaba se configurando em um grande obstáculo à participação dos alunos em atividades virtuais, o Preparatório se redesenhou e passou a desenvolver estratégias voltadas para o acesso dos alunos à educação.

 

O projeto potencializa o reforço aos conteúdos oferecido pelas escolas, com a equipe de educadores auxiliando, elucidando dúvidas e fortalecendo os conteúdos por meio de listas de exercícios, como forma de minimizar a defasagem no ensino ocasionado pela pandemia, sempre priorizando manter o vínculo com os alunos e suas famílias, evitando, dessa forma, uma potencial evasão escolar.

Por meio de aulas, atividades coletivas interdisciplinares e do suporte oferecido pela equipe social, é possível observar aspectos que impactam a vida dos alunos, permitindo o acompanhamento e uma relação próxima entre a equipe e as famílias, intervindo e apoiando sempre que necessário, com o objetivo de manter o vínculo com o projeto e, consequentemente, com o processo educativo.

 

 

Em 2021, com a volta às aulas presenciais, os alunos receberam um kit de leitura contendo os livros ‘Gravity Falls’, ‘Rir é viver – imagens’ e ‘Um voo sobre as capitais Brasileiras’ doados pela Biblioteca Lima Barreto, para incentivar a leitura e a criação de uma biblioteca pessoal.

 

Aula remota de matemática da turma de 2020.

A potência trazida por essas crianças e suas famílias, tal como o vínculo desenvolvido com a Redes da Maré, com a educação e com os demais processos formativos nos quais se inserem, é percebida através de participações em outros projetos e ações da instituição, como o Clubinho de Leitura e o Heróis contra a Dengue, do retorno desses alunos no Preparatório para o Ensino Médio e, mais tarde, no Curso Pré-Vestibular.

 

Com relação ao projeto em si, a perspectiva é de prosseguir e potencializar esse trabalho, por meio de:

 

• processos continuados de qualificação profissional dos educadores, através de formações pedagógicas que discutem temas que atravessam a sala de aula.

 

produção de artigos que apresentem o trabalho desenvolvido.

 

melhoria dos espaços e metodologias utilizados pelo projeto e toda a estrutura necessária para realizar as atividades propostas, seja presencial ou remotamente.

 

elaboração de material didático do curso pelos educadores do projeto.

 

Aplicação de simulado para a turma de 2018.

Tarde de atividades conduzidas pela coordenação do projeto e assistente social.

EX-ALUNOS

 

 

"Eu gosto das aulas e do desenvolvimento dos professores. Fiquei muito triste quando chegou essa pandemia e o Preparatório parou, mas aí fiquei feliz quando voltou com aulas on-line. Foi um pouco difícil, mas depois fiquei acostumada e entendendo as aulas direitinho. No Preparatório os professores são muito legais e divertidos, e também me ajudam quando eu tenho alguma dificuldade ou dúvida na matéria."

Esther Ferreira, 12, ex-aluna da turma de 2021

 

"Eu gosto muito do Preparatório e dos professores, porque eles querem nos ensinar a escrever melhor, a aprender as regras da escrita, a saber que matemática é importante para nossa vida e que ler livros não é chato, pois ler faz você escrever melhor. Fiquei feliz que o Preparatório tenha dado aulas virtuais, porque vocês não desistiram de nós. Os professores são muito divertidos!"

Deborah Ferreira, 12, ex-aluna da turma de 2021

 

"O Preparatório da Redes me ensinou coisas que até hoje não aprendi na escola, o curso foi uma atividade que ocupou minhas tardes com um ensino que foi para além do que escolas públicas ensinam, como questões étnicas raciais, interpretar músicas que ouvimos em nosso território, cidadania, direito da criança e do adolescente e história sobre a Maré."

Luis Fernando Viana Ferreira, 12, ex-aluno da turma de 2021

 

EQUIPE

 

 

"Um dos desafios está em desmistificar essa ideia da matemática e tornar as aulas interessantes, por isso, durante as aulas eles são estimulados a agregar ativamente, pesquisando informações, expondo ideias, debatendo e criando. Esse processo de descoberta tem favorecido aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, com o uso da tecnologia e de metodologias ativas, como plataformas projetadas para a criação de atividades personalizadas, em modelo gamificado."

Bruna Coutinho, 31, educadora de Matemática

 

"O convívio em sala de aula é sempre baseado no respeito e confiança. Procuro ser sempre amiga dos meus alunos, dou espaço para falarem e trocamos experiências. Eles amam conversar de tudo um pouco. Acredito que essa relação se constrói assim. Não adianta passar milhões de conteúdos sem antes conhecê-los e nos aproximarmos um dos outros. Depois tudo flui normalmente e mais levemente."

Patrícia Martinez, 45, educadora de Português

EQUIPE

Coordenação Executiva: Aline Ádria Borges

Coordenação Pedagógica: Camila Mendes

Assistente de Coordenação: Lara Venceslau e Rafael Soares

Apoio administrativo ao eixo Educação: Cláudia Barreto

Assistente Social: Carolina Araújo

Psicóloga: Kamila Camillo

 

EDUCADORES

Educação Ambiental: Girlaine Negreiros

Formação em Cidadania: Daniel Lopes

Português: Patrícia Martinez

Matemática: Bruna Coutinho

 

CONTATO DO PREPARATÓRIO

E-mail: alineadria@redesdamare.org.breixoeducacao@redesdamare.org.br

WhatsApp Redes da Maré: (21) 99924-6462

 

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2021

Em 2021, buscando facilitar o acesso dos alunos aos conteúdos, a equipe de educadores elaborou três apostilas que foram distribuídas e utilizadas durante as aulas, garantindo que mesmo aqueles alunos com dificuldade de acesso à internet conseguissem estudar os conteúdos e tirar dúvidas com os educadores. | Em agosto, o Preparatório retornou com as aulas presenciais, mas com um formato híbrido.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2020

Empréstimo de tablets comprados pelo projeto, com conexão Wi-Fi, para que os alunos tivessem acesso aos conteúdos compartilhados, aos plantões para tirar dúvidas e ao Clubinho de Leitura, realizado através do Google Meet. | Em abril, houve o início das atividades virtuais por causa da pandemia de covid-19, com compartilhamento de material e conteúdo, além de plantões virtuais para tirar as dúvidas dos alunos. | Início do Clubinho de Leitura em parceria com a Sala de Leitura Maria Clara Machado, em setembro, que promoveu encontros semanais e de forma virtual com crianças que frequentam o projeto.

2019

Em 2019, foi realizado o primeiro Sarau Cultural do Preparatório, como forma de integração entre os alunos do Preparatório do Ensino Médio e do 6º ano. O tema proposto foi o ativismo sobre o racismo, assim, eles se articularam e pensaram no que gostariam de apresentar, e o resultado foram apresentações de música, teatro, produção textual, entrevista e vídeo e pesquisa com geração de gráficos feitos pelos alunos do Preparatório para o 6º ano. | Em setembro, os alunos visitaram a Bienal do Livro junto com o Preparatório para o Ensino Médio. | Em dezembro, foi realizada uma aula campo na trilha da Urca, junto com o PEM e com a participação de alguns responsáveis, que levou os alunos para uma descoberta em educação ambiental e terminou com eles conhecendo o Morro da Urca, uma das principais atrações turísticas da cidade.

2000

O Preparatório para o 6º ano teve início nos anos 2000, dentro do Programa Criança Petrobras na Maré, nas escolas públicas da região.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

NOTÍCIAS


Mais fotos de CP6

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!