PROJETO

Iniciado em 2007, o projeto Conectando busca promover a inclusão digital de moradoras e moradores do conjunto de 16 favelas da Maré. O principal objetivo é trazer uma educação tecnológica como forma de garantir o direito de acesso à informação de crianças, jovens e adultos ao fornecer as ferramentas necessárias para sua transformação social. Durante a pandemia, o projeto seguiu realizando atividades de maneira remota através de mentorias, videoconferências sobre tecnologia e discussões semanais acerca do impacto da tecnologia na sociedade.

O curso retomou suas atividades presenciais no Laboratório de Informática, no prédio central da Redes da Maré, na Nova Holanda. O curso acontece à noite e dura 2 meses e meio, com 4 horas semanais. Hoje, estão ativas as turmas de Ferramentas Digitais e do Conectando Mulheres, e a procura tem crescido.

 

 

CONECTANDO PARA MULHERES

 

Uma das turmas que fazem parte do curso é a do Conectando Mulheres, já que ainda existe um número expressivo de mulheres na Maré que não possuem conhecimento sobre ferramentas digitais. O grupo foi criado em 2021 para oferecer o conhecimento necessário do mundo virtual. O público-alvo é de mulheres líderes de famílias e casas, que muitas vezes deixaram de investir em seus estudos para doar o tempo a esses cuidados. No período de pandemia, as aulas aconteceram de maneira remota, aos sábados. Com a retomada do presencial, as aulas acontecem às terças e quintas, de 18h30 às 20h30, também no prédio central da Redes da Maré.

 

CONECTANDO PARA PROFESSORES

 

Para vencer as barreiras impostas à educação pela pandemia, lançamos mais uma frente do curso que pode ser aplicada pelos professores na rotina escolar. A proposta é contribuir para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. O Conectando para Professores nasceu no segundo semestre de 2021, através de uma parceria entre as escolas do território e o eixo Educação, da Redes da Maré. O curso é aberto para os docentes das 50 escolas da rede pública do Conjunto de Favelas da Maré.

 

CONECTANDO PARA TECEDORES

 

Com a demanda crescente pelo trabalho remoto, o projeto também buscou apoiar os tecedores da Redes da Maré, com a criação do Conectando para Tecedores. Em dezembro de 2020, foi iniciada esta turma para fornecer o ensino de recursos para a melhor realização das ações e do trabalho através de diversas ferramentas colaborativas para as equipes. Aproximadamente, 30 tecedores se formaram na primeira turma.

 

 

 

 

CONECTANDO PARA ALUNOS DO CP6

 

As aulas acontecem em parceria com as professoras de matemática e português. Sobre a primeira, os alunos desenvolvem o pensamento computacional para a resolução de problemas matemáticos. Também são utilizados jogos on-line, promovendo a habilidade de digitação, de leitura de sites, etc. Na de português, é desenvolvida a habilidade de pesquisa no Google e eles aprendem a interpretar e selecionar o conteúdo com qualidade. Como recurso, as aulas são focadas no uso da ferramenta de edição de texto Word.

METODOLOGIA

 

 

O projeto é dividido em 2 módulos, mas cada conteúdo é adaptado para as demandas de cada perfil de turma:

 

1. Ferramentas Digitais - 40 horas - terças e quintas, das 20h30 às 22h30

Apresentar ao aluno as principais ferramentas que podem ser incorporadas a sua rotina de trabalho, estudo e pessoal, como Office e Google.

 

2. Planilhas Google - 20 horas

Apresentar ao aluno uma das ferramentas mais essenciais no mercado de trabalho hoje, e como isso se aplica no controle e organização de dados.

 

 

Atualmente, ter conhecimento tecnológico é necessário para usufruir da era digital, ter acesso a oportunidades de trabalho, estudos, lazer e informação, é estar presente e inserido no mundo.

 

Conectando para tecedores: Módulo ‘Planilhas do Google’

 

Conectando para tecedores: Módulo ‘Ferramentas Digitais’

 

O CONECTANDO NA PANDEMIA

 

 

Em 2020, no contexto da pandemia, o Conectando manteve a realização de suas atividades de maneira remota com os alunos que estavam matriculados no modo presencial até aquele momento.

A equipe do projeto realizou uma pesquisa sobre conectividade e acessos com os alunos e observou que a grande maioria tinha apenas celulares, não sendo possível continuar o ensino com o uso de computador e suas ferramentas.

Como forma de superar esse impedimento e viabilizar o ensino sobre o uso de tecnologia e o acesso à informação, foi criado o canal do projeto no Youtube - Canal Conectando - para atender os alunos e manter as aulas. O canal serviu como plataforma para o compartilhamento de vídeos educativos sobre o uso do celular na internet, que é a maior forma de acesso dos moradores, ao trabalhar temas como o uso de aplicativos, dicas de segurança, armazenamento e plataformas de ensino.

Além da criação do canal, o projeto realizou outras ações importantes, como mentorias, formações e o engajamento e participação dos beneficiários em desafios sobre o uso da tecnologia na resolução de problemas.

"Segurança no Gmail"
"Digitalizando seus documentos"
"Salvando arquivos no Google Drive"

Depoimentos de alunos e ex-alunos 

 

 

"Foi uma experiência maravilhosa, porque pude ampliar meus conhecimentos dentro da informática. Me ajudou muito a conseguir me organizar através da agenda do Google Drive, a usar e fazer uma planilha no Drive, e a desempenhar melhor o meu trabalho.”

Elaina Laia, 47, tecedora e moradora da Maré

 

"O curso tem me ensinado alguns mecanismos digitais, que vão servir tanto na vida profissional como na pessoal. Hoje, estou mais instruída em como fazer planilha, e já apliquei esse conhecimento no trabalho. Também aprendi a construir currículo de maneira mais simples e eficaz!"

Raquel Cassimiro, 22, aluna do Informática para Mulheres

 

"Encontrei no curso a possibilidade de ampliar meus conhecimentos e aprimorar ainda mais o meu trabalho home-office. Realizar as atividades em tempo real com a professora foi o melhor, tendo em vista que ela visualizava tudo o que eu estava fazendo e me guiava. Ela também me ajudava no manuseio do aplicativo do município [RioEduca]."

Maria Andréa Britto, 37, professora adjunta de Educação Infantil da Creche Municipal Pescador Albano Rosa e aluna do Conectando Professores

Equipe

Coordenação: Aline Galdino

Educadoras: Aline Galdino e Jessica Samara

 

 

PARCEIROS APOIADORES

Orsphaned Starfish Foundation

CONTATO DO PROJETO CONECTANDO

Email: alinegaldino@redesdamare.org.breixoeducacao@redesdamare.org.br

WhatsApp Redes da Maré: (21) 99924-6462

YouTube: Canal Conectando

Endereço: Laboratório de Informática, prédio central da Redes da Maré (Rua Sargento Silva Nunes, 1012 - Nova Holanda)

Horário de atendimento: 18h30 às 22h30, às terças e quintas

 

NOTÍCIAS


Mais fotos de Conectando

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!