Com o início da pandemia e a necessidade de desenvolver ações de contenção da contaminação do coronavírus, a Redes da Maré estabeleceu uma importante parceria com a Fiocruz, renomada instituição de saúde pública do país, criando um projeto de vigilância em saúde para favelas, denominado Conexão Saúde. Após 15 semanas de implementação do projeto, a Maré reduziu em 86% a mortalidade no território, fazendo com que a região, que tinha um dos piores índices da cidade, chegasse a uma taxa de mortalidade menor que a média nacional.

 

Essa experiência foi responsável por uma rica produção de dados e monitoramento da pandemia na Maré. A partir dessa base, foi possível propor uma pesquisa sobre a eficácia da vacina, denominada Vacina Maré. Com as vacinas destinadas ao estudo, foi possível adiantar o calendário de vacinação oficial e em 4 dias finalizar a vacinação da população adulta da Maré, garantindo o fechamento do primeiro ciclo vacinal para o conjunto da população mareense.

Para que todo esse processo fosse possível, a Redes da Maré colocou à disposição dos projetos todo seu conhecimento de articulação, mobilização, produção de conhecimento e incidência política, parte fundamental da sua metodologia de trabalho. Dessa forma, se consolidou uma forte articulação no campo da saúde que levou a instituição a criar um novo eixo dedicado ao tema: o eixo Direito à Saúde.

Aos projetos iniciados durante a pandemia, se juntaram outros que a instituição já desenvolvia em interseção com a área da saúde, como o Espaço Normal, local de referência sobre drogas, projeto que atua a partir da prática da redução de danos e à frente de segurança alimentar, oriunda da campanha ‘Maré diz não ao coronavírus’, com apoio a famílias em situação de insegurança alimentar.

O novo eixo segue, portanto, a metodologia da Redes da Maré e trabalha com o conceito de direito à saúde em seu sentido mais amplo, ou seja, compreendendo o bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença dos moradores. Nesse sentido, os projetos e ações do eixo buscam tornar a Maré uma referência de território de favela saudável e sustentável.


EQUIPAMENTOS

CAMPANHAS E PROJETOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!