voltar
ORIENTAÇÕES SOBRE FUNCIONAMENTO DA REDES DA MARÉ E IMPORTÂNCIA DAS PRECAUÇÕES PARA ENFRENTAR A EPIDEMIA DO CORONAVÍRUS NA CIDADE (COVID 19)

Entramos na terceira semana desde que foram definidas as primeiras medidas para contenção da contaminação pelo novo coronavírus no Brasil. A preocupação com os cuidados em relação à prevenção, bem como a necessidade de engajamento de cada um de nós aumentou de maneira significativa. Estamos em um momento crítico e é nosso dever entender como mitigar os riscos em torno das populações das favelas e periferias. Desde 21/03, fechamos os prédios para atendimento presencial, em virtude da evolução da crise de saúde na cidade do Rio de Janeiro.

Essa medida visa resguardar as tecedoras e tecedores da Instituição e, também, os moradores das favelas da Maré. No entanto, entendemos que precisamos manter nosso compromisso com a população e, por isso, tomaremos algumas medidas para que algumas de nossas ações continuem sendo executadas, a partir de novas estratégias para as quais possamos usar a tecnologia a nosso favor. Assim, segue abaixo algumas orientações para que tecedoras e tecedores possam continuar seu trabalho e, ao mesmo tempo, permanecer protegidos:

  1. As coordenações de eixo estão construindo estratégias em conjunto com suas equipes para que suas ações possam continuar sendo realizadas a partir de casa. Recomenda-se que as equipes continuem trabalhando e se reunindo, virtualmente, a fim de mantermos nossas demandas, na medida do possível, em dia. É hora de nos reinventarmos.

  2. O setor de comunicação da Redes da Maré continua as campanhas de esclarecimento em nossas redes sociais. O objetivo é orientar os moradores sobre os procedimentos a serem adotados para evitar a expansão da pandemia do novo coronavírus. À medida que as estratégias forem lançadas, haverá ampla divulgação entre nós.

  3. O telefone do prédio central da Redes da Maré foi redirecionado para uma pessoa que atenderá as chamadas e dará os esclarecimentos necessários enquanto o prédio central estiver fechado. Temos recebido muitos contatos de pessoas querendo ajudar de algum modo.

  4. A Redes da Maré continuará se reunindo com a Fiocruz para realizar ações conjuntas e acompanhar a evolução da pandemia na cidade.

  5. Esse é um momento delicado e grave, principalmente para os moradores de favelas e periferias, já que são eles os que têm menos recursos e menos acesso ao atendimento de saúde com qualidade. Por isso, é nossa obrigação estar ao lado dos moradores e daqueles que mais precisam de apoio, durante a crise de saúde pela qual passa a cidade.

Direção da Redes de Desenvolvimento da Maré

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!