O Projeto foi idealizado a partir da análise de dados socioeconômicos das 16 favelas que formam o “bairro Maré”, maior conjunto de comunidades populares do Rio de Janeiro. Com um olhar direcionado para o desvelamento dos indicadores sociais desse complexo território, identificou-se um lastimoso número de crianças e adolescentes fora da escola. Na ocasião, ano 2000, a Maré contava com 1.200 (mil e duzentas) crianças ou adolescentes em idade de frequentar a escola, mas sem ter acesso a ela, numa região que possuía já à época uma rede pública de ensino fundamental com 16 unidades escolares e 14.000 (quatorze mil) alunos aproximadamente.
Essa publicação se impõe, então, como uma contribuição a mais nessa longa caminhada para superar uma histórica crise educacional, que atinge os grupos sociais mais vulneráveis. Mais do que isso, ela é um registro das vidas, tentativas, acertos, falhas e, acima de tudo, da paixão de um conjunto de pessoas envolvidos na construção do “Nenhum a menos”.
Esse livro, portanto, apresenta as experiências de vida, de trabalho e de diálogo de seus construtores: técnicos, pais, responsáveis, crianças, adolescentes e integrantes das várias instituições atuantes no trabalho. Ele é, acima de tudo, uma expressão da crença de que é possível, e necessário, ir além de lugares-comuns tais como os de que “a pobreza não tem solução” ou que “não é possível o enfrentamento da violência em todas as suas faces nas favelas do Rio de Janeiro”. Nesse sentido, esse é um importante e singular instrumento, que esperamos se torne leitura obrigatória de todas as pessoas que pensam ser possível uma forma de viver pautada na ética, no direito e na justiça para todos.
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