brecht

Educação


Programa Criança Petrobras

Muito se diz que a fome de arte, educação e lazer, pode ser tão importante quanto a fome de pão. É nesta idéia que aposta o Programa Criança Petrobras na Maré, oferecendo às crianças da Maré atividades ligadas à arte e cultura, além de acompanhamento pedagógico e social, para uma integração total entre a criança, a escola e a família.

Com atividades lúdicas que vão do circo à dança, do grafite à leitura de histórias, da pintura à música, o Programa Criança Petrobras na Maré (PCP) nasceu com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação de crianças do bairro da Maré, com foco na valorização da escola pública.

Com dez anos de existência, completados no final de 2010, o PCP coleciona resultados positivos, que têm feito toda a diferença na vida das mais de duas mil crianças moradoras da Maré que participam do projeto a cada ano.

Com uma alta freqüência de alunos em suas atividades (média de 70%), o PCP aposta em ações de complementação pedagógica, mobilização da comunidade escolar e formação de professores para transformar a realidade educacional da comunidade.

“Acreditamos que a proximidade com a comunidade é fundamental para que a escola cumpra satisfatoriamente a sua função, que é a de oferecer um ensino de qualidade”, afirma a diretora da Redes de Desenvolvimento da Maré, Eliana Silva.

Os resultados colhidos mostram que o caminho escolhido é acertado: em 2009 o desempenho escolar dos alunos participantes do projeto apresentou melhora significativa. Enquanto no primeiro bimestre apenas 11% dos alunos alcançaram o conceito Muito Bom (MB), no quarto bimestre, esse índice saltou para 48%.

Já o índice de alunos com conceito Insuficiente (I), de 16% no primeiro bimestre, fechou o ano em 0%. Os dados de 2010 ainda estão sendo compilados, mas as análises prévias mostram que os resultados positivos serão alcançados também este ano.

Além disso, vários alunos que freqüentaram o PCP nestes dez anos chegaram à universidade, o que demonstra que o trabalho realizado contribui para o aumento do tempo de escolaridade entre os jovens da comunidade.

Participação e reflexão

Aproximar os pais da escola, incentivando a sua participação e envolvimento nas atividades, e provocar a reflexão dos professores sobre a sua prática diária e a situação da qualidade da educação pública, são outros vetores importantes do Programa Criança Petrobras. Esta preocupação resultou inclusive na realização do I Seminário de Educação da Maré, cuja segunda edição já está sendo organizada.

“Nosso trabalho visa consolidar experiências que contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas e sociais que impactem de forma positiva a vida dos moradores da Maré”, afirma a coordenadora do Programa, Ana Muniz.

Atualmente nove escolas e uma creche, todas localizadas na Maré, são parceiras no projeto. Ao longo desses 10 anos, o projeto atendeu por volta de 20.000 crianças e jovens gerando uma média de 2.000 atendimentos por ano, sendo que, em 2010, o programa superou este número, atingindo o quantitativo de 4.500 alunos.

Histórico

O Programa Criança Petrobras na Maré é uma realização da Redes da Maré, em parceria com a Petrobras e com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A iniciativa tem por princípio a valorização da escola pública, materializada por atividades que passam pela complementação pedagógica, arte educação, incentivo à leitura e à escrita, mobilização da comunidade escolar e formação de professores.

O Programa oferece atividades que estimulam o desenvolvimento do potencial intelectual, pedagógico, artístico e criativo, ampliando as perspectivas de vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens, por meio de uma rede sociopedagógica que envolve as famílias, os professores, as organizações locais e as instituições parceiras.

As instituições de ensino atendidas são: Ciep Elis Regina, Ciep Hélio Smidt, Ciep Ministro Gustavo Capanema, Ciep Leonel de Moura Brizola, Ciep Operário Vicente Mariano, Ciep Presidente Samora Machel, Escola Municipal Bahia, Escola Municipal Tenente General Napion, Escola Municipal Nova Holanda e Creche Comunitária Cléa Santos de Oliveira em Nova Holanda.

Veja a galeria de fotos de atividades do Programa Criança Petrobras